Ajuda na ID - Pilrito
3 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Ajuda na ID - Pilrito
Perdido no meio de um grande bando de C. alba (do mesmo tamanho que um deles sensivelmente)
Será o C. alpina?
(Costa de Caparica, Almada - 19/04/2015)
Será o C. alpina?
(Costa de Caparica, Almada - 19/04/2015)
Miguel Berkemeier- Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Re: Ajuda na ID - Pilrito
Calidris alpina
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Exacto, C. alpina.
Nesta época do ano são relativamente fáceis de identificar, devido à barriga preta, que os distingue de todos os outros Calidris que ocorrem habitualmente em Portugal.
Nesta época do ano são relativamente fáceis de identificar, devido à barriga preta, que os distingue de todos os outros Calidris que ocorrem habitualmente em Portugal.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Ok, obrigado! Uma espécie muito rara na Costa de Caparica
Nas passagens pode aparecer tudo e mais alguma coisa
Pois, até agora na Costa de pilritos apareceram C. maritima, alpina, ferruginea e alba, e são todos acidentais excepto alba que é muito comum. Vou estar atento a outras coisas, qualquer dia pode ser que apareça algum mesmo raro a nível nacionalGonçalo Elias escreveu:Nas passagens pode aparecer tudo e mais alguma coisa
Eu não lhes chamaria acidentais, talvez a melhor descrição seja "migradores de passagem raros".
Até agora tenho considerado que a nível de estatuto as espécies que apenas apresentam 1 registo para esta zona são acidentais, migrador de passagem muito raro ou raro (MP5 ou MP4) tenho considerado por exemplo o picanço-barreteiro que já vi pelo menos 2 vezes em alturas diferentes, 1 adulto e 1 juvenil. Eu pus essas espécies relativamente comuns ou regulares a nível nacional no mesmo "saco" que as raridades mesmo a nível nacional. Por exemplo, o C. maritima para a Costa está equivalente à mobelha-pequena, mas isto exclusivamente para a Costa porque ambos só foram registados uma vez, isto é confuso mas de facto eu entendo que se tratem de migradores de passagem.Gonçalo Elias escreveu:Eu não lhes chamaria acidentais, talvez a melhor descrição seja "migradores de passagem raros".