Ajuda no ID. Torres Novas - Etar dos Riachos 30/04/15 19:10
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Ajuda no ID. Torres Novas - Etar dos Riachos 30/04/15 19:10
Viva!
Saído de repente do meio dos caniços saiu-me esta ave, tal foi a surpresa que mal o consegui observar e fotos foi mesmo a "rasquinha", na altura da observação o formato pareceu-me bastante encorpado tipo pombo/cuco mas vistas as fotos em casa surgiram mais duvidas do que respostas pois por aquele ruivo na parte inferior começa-me a apontar para rapina será um juvenil da espécie Tartaranhão-caçador (Circus pygargus)?
Obrigado!
Saído de repente do meio dos caniços saiu-me esta ave, tal foi a surpresa que mal o consegui observar e fotos foi mesmo a "rasquinha", na altura da observação o formato pareceu-me bastante encorpado tipo pombo/cuco mas vistas as fotos em casa surgiram mais duvidas do que respostas pois por aquele ruivo na parte inferior começa-me a apontar para rapina será um juvenil da espécie Tartaranhão-caçador (Circus pygargus)?
Obrigado!
Ricardo B. Salgueiro- Número de Mensagens : 35
Local : Entroncamento
Re: Ajuda no ID. Torres Novas - Etar dos Riachos 30/04/15 19:10
É um açor imaturo.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
concordo com o Nicolau
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Bem se para mim já tinha sido uma boa observação com uma Águia-calçada variante escura e um casal de Borrelhos-pequeno-de-coleira a realizar corte e cópula, agora com esta adição melhorou ainda mais
Muito obrigado pela ajuda nunca iria pensar no Açor, os guias que possuo não ajudam muito neste aspecto.
Já agora uma duvida que se alguem me puderem responder agradecia imenso tenho visto varias designações usadas para a referenciar as diferentes colorações da plumagem por exemplo: versão, variante ou fase mas qual é a mais indicada?
Obrigado!
Muito obrigado pela ajuda nunca iria pensar no Açor, os guias que possuo não ajudam muito neste aspecto.
Já agora uma duvida que se alguem me puderem responder agradecia imenso tenho visto varias designações usadas para a referenciar as diferentes colorações da plumagem por exemplo: versão, variante ou fase mas qual é a mais indicada?
Obrigado!
Ricardo B. Salgueiro- Número de Mensagens : 35
Local : Entroncamento
Por curiosidade, porque não o gavião adulto?
Suportando-me pelo meu guia o tom alaranjado aparece referido no gavião, se bem que apenas no peito e asa. Embora com figuras de juvenis, neste guia (Assírio e Alvim) não faz referência ao tom alaranjado da foto. Mais me intriga que não se vê bem a forma da cauda, uma das formas de distinguir estas duas espécies.
Obrigado desde já.
Suportando-me pelo meu guia o tom alaranjado aparece referido no gavião, se bem que apenas no peito e asa. Embora com figuras de juvenis, neste guia (Assírio e Alvim) não faz referência ao tom alaranjado da foto. Mais me intriga que não se vê bem a forma da cauda, uma das formas de distinguir estas duas espécies.
Obrigado desde já.
Agostinho_MRCM- Número de Mensagens : 454
O macho do gavião para alem de ser muito mais "leve", tem barras horizontais no peito e uma coloração diferente.
Ricardo B. Salgueiro escreveu:
Depende da espécie e da situação mas normalmente quando temos uma espécie em que há 2 ou mais plumagens distintas numa escala em que uma é mais clara que a outra dizemos que uma é de fase clara e a outra de fase escura.
pedro121 escreveu:Ricardo B. Salgueiro escreveu:
Depende da espécie e da situação mas normalmente quando temos uma espécie em que há 2 ou mais plumagens distintas numa escala em que uma é mais clara que a outra dizemos que uma é de fase clara e a outra de fase escura.
Eu prefiro usar o termo "forma". O termo fase supõe que se trata de uma etapa tornando-se algo diferente de seguida.
Por exemplo, se uma Águia-calçada de plumagem escura mudasse para plumagem clara ao longo de um período de tempo seria apropriado o termo fase, mas isso não acontece.