Ajuda ID Aves RNLED (V.N. Gaia) e Milheirós (Maia) [07.05.15]
4 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Ajuda ID Aves RNLED (V.N. Gaia) e Milheirós (Maia) [07.05.15]
Aves fotografadas na RNLED, em V.N. de Gaia, no dia 07 de Maio de 2015.
Mais espécies para juntar à pequena colecção que entretanto passou as 100 aves!
RNLED (V.N. de Gaia)
1 - Ostraceiro? Estava sozinho e julgo ser um registo não muito comum para Maio... (primeira vez que observei a espécie).
2 - Andorinhas-do-mar...? Não sei que andorinhas-do-mar serão. Não consigo chegar a uma resposta exacta. Bando de 33 indivíduos (primeira vez que observei a espécie).
3 - Gaivotas-d'asa-escura?
4 - Gaivota-d'asa-escura e Guincho-comum?
Milheirós (Maia):
5 - Tenho dúvidas...?
6 - Tenho dúvidas...?
Desde já grato,
------------------
Ricardo Melo
Mais espécies para juntar à pequena colecção que entretanto passou as 100 aves!
RNLED (V.N. de Gaia)
1 - Ostraceiro? Estava sozinho e julgo ser um registo não muito comum para Maio... (primeira vez que observei a espécie).
2 - Andorinhas-do-mar...? Não sei que andorinhas-do-mar serão. Não consigo chegar a uma resposta exacta. Bando de 33 indivíduos (primeira vez que observei a espécie).
3 - Gaivotas-d'asa-escura?
4 - Gaivota-d'asa-escura e Guincho-comum?
Milheirós (Maia):
5 - Tenho dúvidas...?
6 - Tenho dúvidas...?
Desde já grato,
------------------
Ricardo Melo
Ricardo Melo- Número de Mensagens : 1723
Local : Paços de Ferreira
Re: Ajuda ID Aves RNLED (V.N. Gaia) e Milheirós (Maia) [07.05.15]
1 - Sim
2 - Garajau-comum
3 - Gaivota patas amarelas
4 - Sim
5 - Águia de asa redonda
6 - Águia de asa redonda
A 5 e 6 parece-me ser a mesma ave. A cauda está fechada mas vê-se lá um ressalto supostamente de uma falha de penas
2 - Garajau-comum
4 - Sim
5 - Águia de asa redonda
6 - Águia de asa redonda
A 5 e 6 parece-me ser a mesma ave. A cauda está fechada mas vê-se lá um ressalto supostamente de uma falha de penas
Paulfer- Número de Mensagens : 952
Local : Mealhada
Paulfer escreveu:1 - Sim
2 - Garajau-comum
4 - Sim
5 - Águia de asa redonda
6 - Águia de asa redonda
Obrigado (mais uma vez), Paulo.
Como distinguir um Garajau-comum de uma andorinha-do-mar... (sobretudo baseado nestas fotos)? Obrigado.
Olá,
Na foto 3 quase que aposto que é macho e fêmea de um casal. Aquela postura ...
A luz forte e as sombras são tramadas para avaliar devidamente o cinzento do dorso das gaivotas adultas. Por isso é possível confundir fuscus com michahellis se as condições de observação forem más (distância grande, sol a queimar as cores).
Nas andorinhas do mar nota-se que têm o bico comprido e negro. É possível que no local conseguisses vislumbrar a ponta do bico amarela típica da espécie (pode parecer branca à distância). Em voo chama a atenção o tamanho grande para uma andorinha-do-mar e a cauda curta, para além do bico já referido.
Pedro Cardia
A luz forte e as sombras são tramadas para avaliar devidamente o cinzento do dorso das gaivotas adultas. Por isso é possível confundir fuscus com michahellis se as condições de observação forem más (distância grande, sol a queimar as cores).
Nas andorinhas do mar nota-se que têm o bico comprido e negro. É possível que no local conseguisses vislumbrar a ponta do bico amarela típica da espécie (pode parecer branca à distância). Em voo chama a atenção o tamanho grande para uma andorinha-do-mar e a cauda curta, para além do bico já referido.
Pedro Cardia
pedrocardia- Número de Mensagens : 845
Também se nota normalmente no garapau as penas da nuca levantadas para trás mas o bico com ponta amarela é mais seguro
alcedo- Número de Mensagens : 2232
Local : Póvoa de Varzim
Por acaso tb pensei nisso do suposto casal mas ainda não são adultas. Será que já há interesse?pedrocardia escreveu:
Ricardo,
Sobre o garajau é mesmo pelo tamanho e a ponta amarela que melhor ajuda. Depois de veres uma andorinha do mar vais ver que são diferentes
Paulfer- Número de Mensagens : 952
Local : Mealhada
Paulfer escreveu:Por acaso tb pensei nisso do suposto casal mas ainda não são adultas. Será que já há interesse?
Não é de todo impeditivo, principalmente se a população está em expansão, como é o caso aqui no contexto urbano da área metropolitana do Porto.
Aqui nas redondezas de minha casa há pelo menos dois casais em que uma das aves tem plumagem de imaturo.
Mas será que as aves são mesmo imaturas?
A aquisição da plumagem de adulto típico nem sempre se faz "seguindo as regras", pelo que estas aves até podem ser já bem maduras fisiológicamente.
Pedro Cardia
pedrocardia- Número de Mensagens : 845
pedrocardia escreveu:Olá,
alcedo escreveu:Também se nota normalmente no garapau as penas da nuca levantadas para trás mas o bico com ponta amarela é mais seguro
Paulfer escreveu:Ricardo,pedrocardia escreveu:
Sobre o garajau é mesmo pelo tamanho e a ponta amarela que melhor ajuda. Depois de veres uma andorinha do mar vais ver que são diferentes
Obrigado, Pedro, Alcedo e Paulo.