Ajuda na ID - Corvo
+4
João Tomás
pedrocardia
pedro121
lemos
8 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Ajuda na ID - Corvo
Boa tarde a todos. Hoje de tarde em Barcelos vi uma ave com o dorso preto e a parte de baixo branca. Não tenho fotos já que nao tinha maquina. A ave era tipo corvo ou gralha. Será que me podem ajudar na ID?
Obrigado
Obrigado
lemos- Número de Mensagens : 161
Re: Ajuda na ID - Corvo
Anda um Corvus albus na zona norte, à umas semanas estava no Porto, deve ser essa ave
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Pedro estive a ver fotos do Corvus albus e é mesmo esta ave. Obrigado
Já agora em que local é que viste a ave?
Em Barcelos fica a 70km do Porto. Será a mesma ave?
Sim, mas onde em Barcelos?
Sim foi mesmo junto a cidade de Barcelos.
Olá,
E não poderia se uma pêga (Pica pica) ?
Vistas de baixo são semelhantes ao Corvus albus, excepto no comprimento da cauda.
Pedro Cardia
E não poderia se uma pêga (Pica pica) ?
Vistas de baixo são semelhantes ao Corvus albus, excepto no comprimento da cauda.
Pedro Cardia
pedrocardia- Número de Mensagens : 845
Pensei o mesmo que o Pedro Cardia claro que a pêga é bastante mais pequena.
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Não era uma pega. A ave em questão era do tamanho de uma gralha.
Já agora lemos, coloca aqui o local (maps) onde foi vista, sff
Paulfer- Número de Mensagens : 952
Local : Mealhada
Eu adoro quando pergunto uma coisa e não me dão resposta, e logo a seguir vem outra pessoa, faz a mesma pergunta e dão logo resposta, simplesmente adoro.
pedro121 escreveu:Eu adoro quando pergunto uma coisa e não me dão resposta, e logo a seguir vem outra pessoa, faz a mesma pergunta e dão logo resposta, simplesmente adoro.
Ele pode não te ter percebido mas eu entendi-te bem
Paulfer escreveu:Ele pode não te ter percebido mas eu entendi-te bempedro121 escreveu:Eu adoro quando pergunto uma coisa e não me dão resposta, e logo a seguir vem outra pessoa, faz a mesma pergunta e dão logo resposta, simplesmente adoro.
E como é, dá para me darem boleia?
Ricardo Melo- Número de Mensagens : 1723
Local : Paços de Ferreira
Dar dá, mas para baixo porque primeiro tens de dar com ele e só depois é que arrancamos
Paulfer escreveu:
Ele pode não te ter percebido mas eu entendi-te bem
Eu acho que fui explicito, e de resto repeti-me varias vezes.
pedro121 escreveu:Sim, mas onde em Barcelos?
Só tem para mim uma interpretação possível, ou seja qual o local em Barcelos é que tinha sido vista, especialmente depois da sequência de posts onde ficou bem claro que tinha sido em Barcelos, caso eu não me tivesse apercebido disso (que tinha sido em Barcelos) logo no post inicial os seguintes reforçaram bem o facto de ter sido em Barcelos, também fiquei a saber que Barcelos fica a 70 km do Porto (o google maps discorda), tendo em conta que das ultimas vezes que perguntei a alguém sobre a localização desta ave foi-me dito tudo logo à 1ª, ficar a saber que a ave está mesmo em Barcelos é algo divertido, mas Barcelos é como dizer algo grande, bom não é o Porto, mas no Porto eu sabia o local exacto, aqui sei que está em Barcelos, é certo que Barcelos é uma localidade interessante, mais conhecida pelos galos do que pelos corvos, mas para alguém ficar a conhecer o Corvo de Barcelos as indicações tem que ser melhores do que está em Barcelos, é que ir alguém para Barcelos para tentar encontrar uma gralha que é corvo é um bocado complicado se a informação é de que está em Barcelos, e depois à o problema de quando eu Pergunto a resposta é Barcelos, quando tu perguntas é te dado a localização exacta em Barcelos, tudo bem, não fiquei a conhecer melhor Barcelos, nem vou ficar a conhecer melhor Barcelos, o que é pena porque Barcelos parece ser uma localidade interessante, mesmo por causa dos galos de Barcelos.
Paulfer escreveu:Dar dá, mas para baixo porque primeiro tens de dar com ele e só depois é que arrancamos
Dá primeiro com ele, depois descobre quem o deixou fugir, ou em que barco veio, ou se é a ave que andava no Norte de espanha, e depois disso tudo pensamos no caso, mas não há muito o que pensar, se a ave estiver mesmo, mas mesmo muito perto, tipo meia hora, eu ainda posso tentar porque nunca vi, mas fazer o esforço por uma espécie não contável?
Já agora e só para aumentar um pouco a confusão: alguém pôs a hipótese de ser uma gralha-preta com leucismo parcial?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
É uma questão de se ver probabilidades.. É mais provável esse cenário, ou um Corvus albus?Gonçalo Elias escreveu:Já agora e só para aumentar um pouco a confusão: alguém pôs a hipótese de ser uma gralha-preta com leucismo parcial?
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:É uma questão de se ver probabilidades.. É mais provável esse cenário, ou um Corvus albus?Gonçalo Elias escreveu:Já agora e só para aumentar um pouco a confusão: alguém pôs a hipótese de ser uma gralha-preta com leucismo parcial?
Como é que medes isso?
Bem, procuro um artigo sobre taxa de leucemismo em Gralhas, não havendo procuro no género Corvus e, não havendo, para os passeriformes em geral.Gonçalo Elias escreveu:PNicolau escreveu:É uma questão de se ver probabilidades.. É mais provável esse cenário, ou um Corvus albus?Gonçalo Elias escreveu:Já agora e só para aumentar um pouco a confusão: alguém pôs a hipótese de ser uma gralha-preta com leucismo parcial?
Como é que medes isso?
Depois, vai-se aos registos de Corvus albus em Espanha.
Finalmente, após ter perdido algumas noites de sono, logo ter daria um parecer.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Gonçalo Elias escreveu:Já agora e só para aumentar um pouco a confusão: alguém pôs a hipótese de ser uma gralha-preta com leucismo parcial?
Isso seria fácil de ver vendo a ave, no entanto é virtualmente impossível haver uma ave com leucismo parcial com este padrão, alem disso sabendo que a 60km à uns dias atras está documentado um Corvus albus.
pedro121 escreveu:Isso seria fácil de ver vendo a ave, no entanto é virtualmente impossível haver uma ave com leucismo parcial com este padrão
Agora fiquei curioso, há padrões de leucismo mais prováveis que outros?
Gonçalo Elias escreveu:
Agora fiquei curioso, há padrões de leucismo mais prováveis que outros?
Sim, claro, não padrões no sentido em que a ave fica com as asas brancas e o corpo da cor original, mas padrões no sentido em que a ave fica sem melaninas nalgumas penas, tipicamente asas e cauda mas também na cabeça e continua com melaninas no resto do corpo, ou então fica quase sem melaninas nas penas quase todas ou mesmo a 100%, bom entre esses extremos não é facil em aves selvagens aparecerem padrões intermédios, e muito menos padrões simétricos, em que o leucismo seja igual nas duas metades simétricas do corpo, isso é muito difícil e é só possível em cativeiro com um trabalho de selecção muito rigoroso.
Alem disso é mais provável aparecerem aves com algumas penas brancas/amarelas do que a ave ser completamente branca/amarela e menos ainda aparecerem aves com padrões de 50% branco/preto isso, só pode acontecer em populações onde os genes para o leucismo sejam frequentes.
Página 1 de 2 • 1, 2