Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

+12
JP Gonçalves
Luis Reino
Mpereira
Pedro Maia
Marcio Cachapela
Miguel Berkemeier
PNicolau
Paulo Lemos
pedro121
Gonçalo Elias
pedrocardia
João Tomás
16 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por João Tomás Seg Jun 22, 2015 2:26 am

Bom dia,

Ontem fui até à Lagoa de Pataias (fica no pinhal de Leiria, para quem não conhece) e fui surpreendido pelo canto dos tordos-comuns. No total vi e ouvi (canto) quatro aves desta espécie. Sei que o último atlas das aves nidificantes refere que esta espécie na altura estaria em expansão... e continua! As minhas questões são, para quem tenha eventuais teorias/confirmações: que está a acontecer (mudança de habitat, alterações climáticas, maior disponibilidade de comida, etc) para que esta espécie esteja a expandir os seus locais de reprodução tão para sul; segundo o ebird, o registo entre maio e julho (meses mais fiáveis para aves em reprodução e em que há menor possibilidade de migrações tardias) mais a sul do país foi na IBA Cabeção, em Julho de 2002. Este ano o Pedro Ramalho observou em junho um indivíduo no Parque da cidade das Caldas da Rainha e eu agora no Pinhal de Leiria. A segunda questão é, qual será, neste momento, o limite mais a sul da sua área de nidificação (vamos saber com o novo atlas, eu sei Smile ); e por fim, há evidências deste fenómeno estar a acontecer com outras espécies reprodutoras mais a norte?

Aguardo pelas vossas teorias/explicações Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por pedrocardia Seg Jun 22, 2015 7:56 am

Olá,

O Lanius collurio é outra das espécies com uma distribuição mais nortenha e que se expandiu bastante em Portugal nos últimos 20 anos. Mas está a ordens de magnitude de diferença do que acontece com o tordo.
Depois há a outra face do espelho, espécies meridionais que se têm expandido para norte. A Cecropis daurica é o caso que me parece mais espectacular. Mas o Apus pallidus está a seguir-lhe "os passo".
Provavelmente mais pessoas se lembrarão de outras espécies que se ajustem a um ou outro padrão.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 22, 2015 8:24 am

Olá,

Sugiro uma vista de olhos neste tópico.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25636
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por pedro121 Seg Jun 22, 2015 10:13 am

Assim de repente alguém se lembra de mais alguma espécie que tenha aumentado de norte para sul a sua área de reprodução?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 22, 2015 2:29 pm

pedro121 escreveu:Assim de repente alguém se lembra de mais alguma espécie que tenha aumentado de norte para sul a sua área de reprodução?

Parus ater
Pica pica
Passer hispaniolensis
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25636
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por pedro121 Seg Jun 22, 2015 3:11 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Passer hispaniolensis

não fazia ideia, pensava que o eixo da expansão era leste -oeste
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por João Tomás Seg Jun 22, 2015 3:41 pm

Agradeço as vossas respostas. Ninguém faz ideia do limite actual de reprodução do tordo pois não? Pergunta difícil x)
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 22, 2015 3:41 pm

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
Passer hispaniolensis

não fazia ideia, pensava que o eixo da expansão era leste -oeste

Quando eu comecei a ver aves (final dos anos 80) só havia na Beira Baixa, no Alto Alentejo (zona de Nisa) e muito localmente na zona de Mourão.

Durante a década de que seguiu é que se expandiram nos distritos de Portalegre e Évora, tendo igualmente ocupado o de Beja e hoje ate já nidificam no Algarve.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25636
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por pedro121 Seg Jun 22, 2015 4:09 pm

João Tomás escreveu:Agradeço as vossas respostas. Ninguém faz ideia do limite actual de reprodução do tordo pois não? Pergunta difícil x)

Bem, até prova em contrario vou dizer que Caldas da Rainha é o limite da expansão, mas quanto tempo até criarem em Lisboa?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por pedro121 Seg Jun 22, 2015 4:09 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Durante a década de que seguiu é que se expandiram nos distritos de Portalegre e Évora, tendo igualmente ocupado o de Beja e hoje ate já nidificam no Algarve.

Ok, não fazia ideia.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por João Tomás Seg Jun 22, 2015 4:14 pm

pedro121 escreveu:Bem, até prova em contrario vou dizer que Caldas da Rainha é o limite da expansão, mas quanto tempo até criarem em Lisboa?

Monsanto parece-me um local ideal Smile e é se não andarem já por lá!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por pedro121 Seg Jun 22, 2015 4:21 pm

João Tomás escreveu:
Monsanto parece-me um local ideal Smile e é se não andarem já por lá!

Eu aposto em Sintra.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por João Tomás Seg Jun 22, 2015 4:23 pm

Sim, o bosque bastante denso tamém é uma forte hipótese!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jun 29, 2015 12:03 pm

Olá.
Entrei no forum com ideia de criar um tópico num tema parecido e vejo este Smile. A espécie coincide com as duas referidas por mim num texto que enviei aquando do 1º contacto para o Atlas, para as quais pretendia especialmente "orientar" interessados.
Basicamente, tenho ideia de que, quanto mais a Sul, mais associados a linhas importantes de água e terrenos húmidos estarão, com folhosas verdejantes, bem como ambientes ligados ao Homem (desde que perto de água como parques e agricultura tradicional). Não necessitam de arvoredo muito abundante e continuo, apenas o suficiente em focos junto de água.

O Turdus philomelus nidifica com sucesso já pelo 3º ano consecutivo no Concelho das Caldas -Nadadouro, havendo despiques acesos na Primavera. Este ano há 2 casais nidificantes em proximidade (praticamente em partilha de território). Faz 2 semanas que a prole de um casal saiu do ninho.
Há tb um possivel casal (pelo menos um macho) no Concelho de Óbidos.
Portanto, duvido que não hajam casos bem mais a Sul, até porque parece uma expansão bem rápida. Ainda há poucos anos tinham (parece) chegado às beiras e já vão aqui... parece uma praga :O.

Enganos podem haver também: em Março já se ouvem (e sempre se ouviram) invernantes a cantar, em dias de sol juntamente com as Phylloscopus, etc, mas hoje podem dar ilusão de que são os nidificantes, no inicio da época. E em contrapartida algumas aves nidificantes (ou em certos sítios) são pouco detectáveis, esquivas, cantam pouco, com frases muito apagadas e curtas, portanto podem escapar a quem pouco se fia nos sons.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por pedro121 Ter Ago 04, 2015 5:15 am

Entretanto o Hélder Cardoso e depois eu observamos juvenis no Parque das Caldas da Rainha, portanto a reprodução está confirmada bem perto de Lisboa.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16045
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 06, 2017 6:29 am

Ontem confirmei a reprodução desta espécie no Jardim do Cerco em Mafra, através da observação de juvenis.

Creio ser a confirmação mais a sul até à data.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25636
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por Paulo Lemos Ter Jun 06, 2017 7:51 am

Também os vejo em duas zonas não muito longe da Foz do Lisandro. Deve ser um pouco mais a Sul Twisted Evil .

Nas Caldas (e Óbidos, Concelho), para além dos locais onde já é costume nidificarem, tenho ouvido entre Abril e Maio machos que se instalam temporariamente em zonas "florestais" de aspecto variado. Muito provavelmente indivíduos em busca de território, e a presença/ausência nos locais é uma confirmação rigorosa (sítios que frequento assiduamente e cujas características vão mudando no calendário e obriga as aves dispersar para outro, e depois para outro, e outro?).

Bem... mas isto não deve ser novidade, tal como já tinha dito algures que deverá estar a acontecer bem mais para Sul e até em Lisboa  Twisted Evil  Twisted Evil . Duvido que não nidifiquem já a Sul de Lisboa com sucesso, já que estão sem duvida em expansão/dispersão intensas e numero por cá aumentou bastante.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 06, 2017 8:08 am

Paulo Lemos escreveu:Também os vejo em duas zonas não muito longe da Foz do Lisandro. Deve ser um pouco mais a Sul Twisted Evil .

Olhe que não, olhe que não  What a Face

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Foz_li10

Paulo Lemos escreveu:Bem... mas isto não deve ser novidade, tal como já tinha dito algures que deverá estar a acontecer bem mais para Sul e até em Lisboa  Twisted Evil  Twisted Evil . Duvido que não nidifiquem já a Sul de Lisboa com sucesso, já que estão sem duvida em expansão/dispersão intensas e numero por cá aumentou bastante.

Não digo que não nidifiquem mais a sul, o que eu referi é que esta deve ser a confirmação de nidificação mais a sul.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25636
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por Paulo Lemos Ter Jun 06, 2017 4:32 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Não digo que não nidifiquem mais a sul, o que eu referi é que esta deve ser a confirmação de nidificação mais a sul.

E eu continuo a dizer para procurarem Arrow .
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jun 07, 2017 1:32 am

Paulo Lemos escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:

Não digo que não nidifiquem mais a sul, o que eu referi é que esta deve ser a confirmação de nidificação mais a sul.

E eu continuo a dizer para procurarem Arrow .

para "procurarem" é preciso que alguém procure Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25636
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por Paulo Lemos Qua Jun 07, 2017 8:53 am

Pois, já percebi que há pouca gente.
E sem duvida aves mais prioritárias para procurar (e nem eu estou a conseguir ter tempo...).
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jun 07, 2017 9:07 am

Não posso responder por outros, mas eu quando vou ver aves em geral estou a recolher informação para vários objectivos / projectos em simultâneo. Só muito raramente dedico tempo a procurar uma determinada espécie de forma sistemática e continuada.

A minha observação de tordo-comum em Mafra foi completamente fortuita, não fui lá à procura do tordo, mas é claro que a partir do momento em que registei a ocorrência achei interessante partilhar aqui Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25636
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por Paulo Lemos Qua Jun 07, 2017 2:46 pm

Há espécies que actualmente justificam buscas, de forma sistemática e continuada, caso contrário vai se perder a noção de muita "história natural" (relativamente recente) para este país e na temática. Casos do Dom-fafe, do Pisco de Peito azul e do Picanço de dorso ruivo entre outras.
Na minha opinião, estão mais do que em "regressão". Como "resíduo populacional" apenas ou talvez até desaparecidas (a minha observação do pisco na Estrela já é de 2012...).

Desde que observei extinções locais em poucos anos apenas noutras espécies (de muito abundante até zero), e depois de perceber alguns dos motivos na minha região, e após notar que apenas os velhos reprodutores ficaram por mais uns anos, até morrerem de velhos... é o que provavelmente acontecerá ou está a acontecer para essas 3 espécies pelo menos, quanto mais a Sul.

Este ano "desapareceu" um casal de Dom-fafe de onde tinha criado nos 3 anteriores. É assim tão simples como terem "limpo" umas matas/silvas/carvalhos, para plantar um olival. Não se mudaram para próximo sequer, aparentemente. As aves até podem até ter sucumbido, ao perderem uma valiosa área de protecção no seu território habitual.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jun 07, 2017 3:01 pm

Paulo Lemos escreveu:Há espécies que actualmente justificam buscas, de forma sistemática e continuada, caso contrário vai se perder a noção de muita "história natural" (relativamente recente) para este país e na temática. Casos do Dom-fafe, do Pisco de Peito azul e do Picanço de dorso ruivo entre outras.

Mas para que essas buscas sejam feitas, é preciso que alguém esteja disponível para, digamos, fazer disso uma prioridade. Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25636
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por Paulo Lemos Qua Jun 07, 2017 3:22 pm

Sem contar com as aves, a minha lista tem mais de 50 espécies na mesma situação "prioritária".
E já tenho perdido anos de buscas em vão para elas, onde dantes se viam aos montes. Quiçá espécies por descrever...
Portanto... (uff..).

(e sempre a gastar dinheiro "nisso")
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão Empty Re: Tordo-comum (Turdus philomelos) - locais de reprodução em expansão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos