Corvus albus, fuga ou genuino?
+4
PNicolau
Gonçalo Elias
pedro121
José Frade
8 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Corvus albus, fuga ou genuino?
Hoje ainda se encontrava no Cabo Espichel.
Coloquei aqui e não na galeria para ver se há opiniões.
Posso dizer que ele não se deixava aproximar muito e pela foto em voo pareceu-me ter as penas um pouco mal tratadas e tem muito mau feitio em relação ás outras gralhas e gaivotas
Coloquei aqui e não na galeria para ver se há opiniões.
Posso dizer que ele não se deixava aproximar muito e pela foto em voo pareceu-me ter as penas um pouco mal tratadas e tem muito mau feitio em relação ás outras gralhas e gaivotas
Re: Corvus albus, fuga ou genuino?
Fuga ou veio de barco com alimentação fornecida. De qualquer modo é uma ave fixe. Genuíno está mais ou menos fora de questão.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
ultimamente tem havido vários registos em Marrocos...
http://www.magornitho.org/2016/03/corvus-albus-mhamid/
http://www.magornitho.org/2016/03/corvus-albus-mhamid/
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
o sul de Marrocos está proximo do limite norte da zona de distribuição, e está é uma das varias espécies subsarianas que está a vir para norte, havendo um caso de reprodução no extremo do Wp
certo, mas também tem havido registos no norte, perto do estreito:
http://www.magornitho.org/2015/03/corvus-albus-north-morocco/
Gonçalo Elias escreveu:certo, mas também tem havido registos no norte, perto do estreito:
Sim, mas esses não tem sido levados a serio, e pelo menos num dos casos acho que se refere a uma das aves que andava em Espanha
pois talvez, a realidade é que para essas aves nunca se sabe se são fugas ou genuínas, temos apenas a nossa percepção da questão...
Gonçalo Elias escreveu:pois talvez, a realidade é que para essas aves nunca se sabe se são fugas ou genuínas, temos apenas a nossa percepção da questão...
Bem, a ave do Espichel esteve em cativeiro, os danos na plumagem são diagnosticantes, e num dos casos Espanhóis descobriu-se de onde é que tinham fugido, claro que depois elas voam para outros locais a anda a passear, e complicam a questão, mas os corvideos fazem pequenas deslocações, movimentos dispersivos, no caso desta especie em contrio ela pode estar em expansão para Norte mas as duas que apareceram em Portugal apareceram junto a grandes portos...
Não são diagnosticantes de nada. São bons indicadorespedro121 escreveu:...são diagnosticantes...
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:
Não são diagnosticantes de nada. São bons indicadores
Bom, digamos então que são diagnosticantes para mim, se conseguires arranjar exemplos de aves com penas ratadas sem ser em cativeiro gostava de ver, E com penas ratadas quero dizer penas com as pontas não desgastadas mas com falhas nas barbas ao longo da pena, e com falhas não quero dizer que estão desgastadas quero dizer que não estão lá. Para mim a única coisa que pode causar isso é uma ave selvagem a debater-se numa gaiola de arame, as aves domesticas não tem esse tipo de danos, mas as aves capturadas recentemente batem as asas contra as grades e fazem este tipo de falhas.
Aves selvagens com penas desgastadas e estragadas tem os estragos a começar na ponta da pena, não a meio da pena.
A permanência das aves no ninho também pode provar danos nas penas, mas essencialmente nas pontas. Bastante comum nos juvenis. Claro que não é o caso aqui.
HL escreveu:A permanência das aves no ninho também pode provar danos nas penas, mas essencialmente nas pontas. Bastante comum nos juvenis. Claro que não é o caso aqui.
Mas isso em rapinas não? que demoram em sair e que treinam o voo no ninho, ou é mais abrangente?
Até me estava a referir mais a passeriformes, principalmente na parte terminal das rectrizes. Não é incomum encontrar bichos do ano com faltas de partes da pena. Nas asas não é comum, mas já encontrei bichos assim.
Se calhar confundi mais as coisas. O meu input foi mais no sentido de "alertar" que as falhas podem não ser apenas devido à permanência em cativeiro. Aqui neste caso é, no mínimo, muito provável que os danos nas asas não estejam ligadas à a permanência no ninho (isto é, neste caso do corvo, eu não coloco essa hipótese).
Se calhar confundi mais as coisas. O meu input foi mais no sentido de "alertar" que as falhas podem não ser apenas devido à permanência em cativeiro. Aqui neste caso é, no mínimo, muito provável que os danos nas asas não estejam ligadas à a permanência no ninho (isto é, neste caso do corvo, eu não coloco essa hipótese).
A nipalenis que andou pela ponta da Erva e depois veio para Castro Verde também tem toda a pinta de ter vindo de catveiro...
Carlos Pacheco- Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira
Uma ave de cativeiro não anilhada?Carlos Pacheco escreveu:A nipalenis que andou pela ponta da Erva e depois veio para Castro Verde também tem toda a pinta de ter vindo de catveiro...
Só se veio do mercado ilegal. E há mais águias assim no estado selvagem, visto que a ave passa muito tempo no chão e em lixeiras.
Ui! Aves de cativeiro não anilhadas há imensas. Lembras-te da nipalensis que esteve no Benfica? Do mais ilegal que pode haver e há vista de todos. E há certamente muitas mais por aí sem anilhas. O desgaste que apresentava nas primárias e na cauda não me pareceram mesmo nada naturais. Esta opinião é partilhada também por dois colegas espanhóis que trabalham com imperiais e que tem experiência com nipalensis, nomeadamente a capturar inds fugidos de cativeiro (nos últimos anos 7 ou 8 anos foram umas 4 ou 5, uma das quais chegou a acasalar e hibridar com imperial). Mas não afirmo com segurança que seja de cativeiro. Acho sim que é muito mais provável do que ser uma ave que chegou cá de forma natural
Carlos Pacheco- Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira
Pelo menos algumas aves de cativeiro não precisão estar anilhadas para serem legais, podem ter microship, acho eu.
Carlos Pacheco escreveu:Ui! Aves de cativeiro não anilhadas há imensas. Lembras-te da nipalensis que esteve no Benfica?
Eu lembro-me de um Milvus, mas esteve outra águia entre o milvus e a Vitoria I, mas era nipalensis?
De qualquer modo concordo que aves em cativeiro sem anilha são muitas, mesmo porque nalguns casos é preferível chipar, e que a nipalensis pode ser fuga, também pode não ser fuga claro, mas a hipótese de ser fuga está em cima da mesa obviamente.
De qualquer modo fuga ou não era muito "fofa" e mesmo aves que são fugas garantidas podem ser a melhor ave do dia:
http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S29112367
O que eu me ri com isto mas concordo, há algumas fugas engraçadas, até mesmo o ''teu'' bispo laranjapedro121 escreveu:
De qualquer modo fuga ou não era muito "fofa" e mesmo aves que são fugas garantidas podem ser a melhor ave do dia:
http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S29112367
Paulfer- Número de Mensagens : 952
Local : Mealhada
Paulfer escreveu:
O que eu me ri com isto mas concordo, há algumas fugas engraçadas, até mesmo o ''teu'' bispo laranja
Olha que o meu bispo laranja quando me passou à frente em contra luz e eu sem conseguir perceber o que era e sendo Setembro e estando no Cabo Carvoeiro fez-me sonhar por momentos com um macho de Piranga sp...
Isso é que era uma bomba. Macho adulto ainda por cima
PNicolau escreveu:Isso é que era uma bomba. Macho adulto ainda por cima
infelizmente foi um sonho que durou pouco.
Eu tive um desses com o Sicalis flaveola que apareceu numa árvore perto de minha casa...
pedro121 escreveu:
Eu lembro-me de um Milvus, mas esteve outra águia entre o milvus e a Vitoria I, mas era nipalensis?
O Milvus era um migrans, e mais tarde ouvi dizer que não era um, mas sim quatro e que iam rodando