Pedido de ids - Felosas
4 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Pedido de ids - Felosas
Mora 18/9/2015
Cá volto eu com as felosas..
Agradeço desde já a ajuda..
Felosa 1 - Talvez uma poliglota
Felosa 2 - Talvez uma colybita
Felosa 3 - Talvez uma musical
Felosa 4 - Provavelmente mais uma musical
Cá volto eu com as felosas..
Agradeço desde já a ajuda..
Felosa 1 - Talvez uma poliglota
Felosa 2 - Talvez uma colybita
Felosa 3 - Talvez uma musical
Felosa 4 - Provavelmente mais uma musical
Re: Pedido de ids - Felosas
A 1 tem a asa comprida, portanto trochilus.
A 2 parece ter a PP curta, portanto ibericus (talvez ainda seja cedo para collybita).
A 2 parece ter a PP curta, portanto ibericus (talvez ainda seja cedo para collybita).
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Concordo com o Hélder para a primeira. Já na segunda, e embora seja cedo para as collybita, digo Phylloscopus spp. É mais seguro
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
João Tomás escreveu:Concordo com o Hélder para a primeira. Já na segunda, e embora seja cedo para as collybita, digo Phylloscopus spp. É mais seguro
Pois, cá para cima, para o norte, andarão já poucas ou nenhumas ibericus. Como esta foi no Alentejo...
Mas Phylloscopus spp acenta-lhe muito bem
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Têm que me ajudar a perceber o que é "Phylloscopus spp". E as outras duas? Alguma sugestão?
Obrigado
Obrigado
Jaime Pires escreveu:Têm que me ajudar a perceber o que é "Phylloscopus spp". E as outras duas? Alguma sugestão?
Obrigado
Creio que o João pretendia escrever "Phylloscopus sp." só com um p - significa: ave pertencente ao género Phylloscopus mas não identificada a nível específico.
"Phylloscopus spp." (com dois p) significa "espécies do género Phylloscopus", a expressão pode referir-se a um conjunto de indivíduos ou de espécies deste género, pertencentes a diferentes espécies, ou então pode referi-se a um conjunto de espécies.
Concretizando:
1. Eu vi uma pequena felosa não identificada ----> vi uma Phylloscopus sp.
2. Eu vi várias toutinegras não identificadas ----> vi algumas Sylvia spp. (mas cada uma delas era uma Sylvia sp.)
3. A identificação das pequenas felosas do género Phylloscopus é difícil ---> as Phylloscopus spp. são aves difíceis de identificar
Ou seja, um p para indivíduos, dois pp para colectivos. Notar que os p e pp não vão em itálico.
Fui claro?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Gonçalo Elias escreveu:Creio que o João pretendia escrever "Phylloscopus sp." só com um p - significa: ave pertencente ao género Phylloscopus mas não identificada a nível específico.
"Phylloscopus spp." (com dois p) significa "espécies do género Phylloscopus", a expressão pode referir-se a um conjunto de indivíduos ou de espécies deste género, pertencentes a diferentes espécies, ou então pode referi-se a um conjunto de espécies.
Concretizando:
1. Eu vi uma pequena felosa não identificada ----> vi uma Phylloscopus sp.
2. Eu vi várias toutinegras não identificadas ----> vi algumas Sylvia spp. (mas cada uma delas era uma Sylvia sp.)
3. A identificação das pequenas felosas do género Phylloscopus é difícil ---> as Phylloscopus spp. são aves difíceis de identificar
Ou seja, um p para indivíduos, dois pp para colectivos. Notar que os p e pp não vão em itálico.
Fui claro? Wink
Nem mais Gonçalo foste bem claro! My mistake!
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Sempre a aprender. E o mais interessante é que afinal não sou só eu que tenho dificuldades com estes pássaros. Até os mais experientes às vezes ficam sem certezas. Antes assim.
Obrigado a todos e provavelmente voltarei aqui com mais Phylloscopus (que para mim são em geral sp ou mesmo Phylloscopus spp. Ehehehehe.)
Gonçalo - o texto da alinea 2 referindo toutinegras é só exemplificativo, certo? Porque pelo menos eu acertei ao chamar-lhe felosas..
Obrigado a todos e provavelmente voltarei aqui com mais Phylloscopus (que para mim são em geral sp ou mesmo Phylloscopus spp. Ehehehehe.)
Gonçalo - o texto da alinea 2 referindo toutinegras é só exemplificativo, certo? Porque pelo menos eu acertei ao chamar-lhe felosas..
Jaime Pires escreveu:Gonçalo - o texto da alinea 2 referindo toutinegras é só exemplificativo, certo? Porque pelo menos eu acertei ao chamar-lhe felosas..
Sim, Jaime, apenas quis introduzir um exemplo que envolvesse outro grupo para além dos Phylloscopus, mas se calhar ficou mais confuso
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661