Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

+3
Carlos Vilhena
Tissot
Gonçalo Elias
7 participantes

Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 15, 2015 12:11 pm

Após uma longa empreitada, que se prolongou por vários meses, a equipa que gere as aprovações de novos pedidos de hotspots conseguiu finalmente, no início do corrente mês de Dezembro, dar vazão aos mais de 600 pedidos pendentes que havia (muitos foram aprovados, mas outros foram fundidos com pontos já existentes e outros ainda foram rejeitados). A lista de pedidos ficou assim vazia.

Entretanto já foram recebidos novos pedidos (cerca de 30 desde o início do mês, o que corresponde a uma média de dois novos pedidos por dia).

Dado que todos os pedidos são cuidadosamente analisados (nomeadamente quanto ao volume de informação existente no local proposto, bem como à existência de outros hotspots nas imediações) e dado que este trabalho de análise é feito de forma voluntária, o processo de aprovação não é imediato.

A fim de que todos possam ajustar as expectativas relativamente à rapidez deste processo, esclareço que em doravante a aprovação de novos pedidos será feita, em princípio, com periodicidade mensal (no final de cada mês). Esta solução permitirá, por um lado, evitar a acumulação de um número muito elevado de pedidos, levando a prazos de aprovação demasiado dilatados, e, por outro lado, conciliar com a disponibilidade de todos os elementos envolvidos neste processo de revisão.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por Tissot Ter Dez 15, 2015 1:04 pm

Gonçalo, seria possivel saber os critérios mínimos para que um local possa ser aceite como hotspot? Digo isto somente para no futuro saber se vale a pena ou não propor um dado local e não entupir a vossa lista com locais não elegíveis.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 15, 2015 1:24 pm

Matthias, temos estado a trabalhar nisso, mas ainda não chegámos a uma formulação definitiva dos critérios de elegibilidade.

Logo que haja novidades sobre isso informaremos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por Tissot Ter Dez 15, 2015 1:31 pm

Ok. Obrigado Gonçalo.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por Carlos Vilhena Qua Dez 16, 2015 7:56 am

Viva,



Para onde se envia as sugestões de inclusão de novos " pontos quentes" de modo a melhorar os mapas existentes?



Cumprimentos,

_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 16, 2015 8:11 am

Olá Carlos,

Quando submetes uma lista para um novo local, podes marcar o quadrado "Sugerir como HotSpot para Observação de Aves?"

Alternativamente podes ir a "meu eBird", "Gerir os meus locais", seleccionar o local pretendido carregando em "Editar" e depois clicar em "Sugerir como Hotpot".
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por Carlos Vilhena Qua Dez 16, 2015 11:32 am

Olá Gonçalo,

Bem, o que eu pretendia mesmo era um melhoramento do mapa do Sado.
Alguns dos locais apresentados estão muito fechados em termos de acesso e na margem ocidental hà espaços interessantes que merecem uma visita. A margem sul com o preço praticado pelos barcos deixou de ser uma boa opção para mim.

http://www.avesdeportugal.info/sitestuariosado.html

_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 16, 2015 11:34 am

Carlos Vilhena escreveu:Olá Gonçalo,

Bem, o que eu pretendia mesmo era um melhoramento do mapa do Sado.
Alguns dos  locais apresentados estão muito fechados em  termos de acesso e na margem ocidental hà espaços interessantes que merecem uma visita. A margem sul com o preço praticado pelos barcos deixou de ser uma boa opção para mim.

http://www.avesdeportugal.info/sitestuariosado.html

Carlos, não tenho a certeza se percebi bem o que estás a propor. Se se trata de sugerir alterações ao texto do portal avesdeportugal, elas são muito bem-vindas, mas é preferível que sejam colocadas no tópico respectivo que está na sala principal.

Esta sala é sobre o PortugalAves / eBird, não sobre o portal avesdeportugal.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por Carlos Vilhena Qua Dez 16, 2015 11:40 am

ok

_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Dez 25, 2015 11:55 am

Gonçalo Elias escreveu:Matthias, temos estado a trabalhar nisso, mas ainda não chegámos a uma formulação definitiva dos critérios de elegibilidade.

Logo que haja novidades sobre isso informaremos.

@Matthias:

Embora ainda não haja um conjunto bem definido de regras sobre a elegibilidade de novos hotspots, posso deixar aqui um conjunto de orientações que dão uma boa aproximação.

Pedidos que tendencialmente serão rejeitados:
- locais privados onde o acesso público seja vedado ou muito difícil
- locais que apenas tenham observações casuais ou listas incompletas
- locais sem quaisquer listas associadas (por exemplo porque foram associadas listas e depois retiradas)

Pedidos que tendencialmente serão alvo de fusão:
- locais onde já exista um hotspot
- locais na proximidade de um hotspot que incida sobre a mesma área / habitat (por exemplo a menos de 1-2 km do hotspot proposto)

Pedidos que tendencialmente serão aceites:
- locais com listas completas
- locais com múltiplas visitas em dias diferentes
- locais com muitas espécies (15 ou mais, por exemplo)
- locais junto a pontos de especial interesse (albufeiras, portos, salinas, em áreas protegidas, etc)

Convém salientar que há aqui um considerável grau de subjectividade. Por exemplo, uma paragem casual junto a uma albufeira com uma lista incompleta de 20 espécies tem interesse ou não? Uma observação casual de 3 ou 4 espécies num conjunto de salinas onde não haja observações anteriores tem interesse ou não? Um local com uma lista completa composta por melro, pardal e pintassilgo tem interesse? A decisão é tomada caso a caso, em função da informação associada ao pedido de hotspot, dos hotspots existentes na área, etc. Deste modo, as orientações acima são apenas aproximadas e não devem ser entendidas como um conjunto rígido de regras.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por Tissot Sex Dez 25, 2015 12:00 pm

Obrigado Gonçalo, de futuro vou ter em conta nas propostas que fizer. Só é pena que não seja possível anexar, numa proposta de criação de hotspot, uma pequena explicação justificativa por parte do proponente, poderia facilitar a vossa tarefa de triagem.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Dez 25, 2015 12:01 pm

Tissot escreveu:Obrigado Gonçalo,  de futuro vou ter em conta nas propostas que fizer. Só é pena que não seja possível anexar, numa proposta de criação de hotspot, uma pequena explicação justificativa por parte do proponente, poderia facilitar a vossa tarefa de triagem.

De facto não é possível, quem sabe no futuro a plataforma venha a permitir essa opção...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por pedrocardia Dom Dez 27, 2015 8:10 am

Olá,

Existe o campo de comentários que podemos preencher ainda antes de estarmos no menu onde indicamos as espécies e inds. detectados.
Pelo menos para os revisores distritais a informação que o observador coloca nesse campo é visível.
Se os editores dos hotspots também tiverem acesso à info colocada nesse campo então esse seria um bom local para colocar uma explicação mais detalhada do porquê de sugerir que o sítio X deverá ser um hotspot.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Dez 27, 2015 8:40 am

pedrocardia escreveu:
Se os editores dos hotspots também tiverem acesso à info colocada nesse campo então esse seria um bom local para colocar uma explicação mais detalhada do porquê de sugerir que o sítio X deverá ser um hotspot.

Não é apresentada.

Na lista de pedidos de novos hotspots apenas aparece o nome do hotspot, o concelho, o distrito, as coordenadas, o nome de quem sugeriiu e o respectivo endereço de e-mail, e por fim a data do pedido.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por PNicolau Seg maio 09, 2016 3:51 pm

Gostaria de saber como é feita a agregação de pontos pessoais já existentes num novo hotspot?
Tem de ser feita manualmente pelos observadores?

Dou o exemplo de um hotspot que já propus há uns tempos: Forte de S. João da Barra (e terrenos envolventes?).
Neste momento, já existem pelo menos 4 pontos pessoais em torno do local, e só eu já contabilizei 83 espécies em 6 listas.
Não sei bem porque ainda não foi aprovado, mas presumo que deverá ter a ver com o congestionamento dos pedidos.

Contudo, como será feita a agregação de todos estes pontos?
http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S29416401
http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S23358780
http://ebird.org/ebird/portugal/view/checklist?subID=S25159987
http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S27377531
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por Flávio Oliveira Seg maio 09, 2016 4:13 pm

PNicolau escreveu:Gostaria de saber como é feita a agregação de pontos pessoais já existentes num novo hotspot?
Tem de ser feita manualmente pelos observadores?

Exactamente. Assim que o hotspot for aprovado tem de ser o observador a fundir o ponto pessoal com o novo hotspot.

Esse ponto foi sugerido como hotspot há 4 dias atrás pelo George... ainda não foi analisado.
Do teu pedido não encontro o rasto... quando sugeriste como hotspot?
De qualquer forma podes voltar a sugerir e serão fundidos aquando da criação do hotspot.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por Gonçalo Elias Seg maio 09, 2016 4:16 pm

Exacto, convém salientar que os pontos pessoais não passam a hotspots se o utilizador que criou o ponto pessoal não o solicitar expressamente. Ou seja, até pode haver 50 pontos pessoais todos uns em cima dos outros mas se não for solicitada a respectiva passagem a hotspot, fica tudo como está.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por PNicolau Seg maio 09, 2016 4:59 pm

Eu pedi duas vezes para o ponto passar a hotspot, não sei se terá alguma coisa a ver com o facto do ponto não ter sido criado por mim e de eu ter alterado o nome do ponto posteriormente.
Bem, voltei a pedir, vejam lá se já dá.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por Gonçalo Elias Ter maio 10, 2016 1:34 am

Não aparece nenhum pedido teu Pedro.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por pedro121 Ter maio 10, 2016 1:51 am

PNicolau escreveu:Eu pedi duas vezes para o ponto passar a hotspot, não sei se terá alguma coisa a ver com o facto do ponto não ter sido criado por mim e de eu ter alterado o nome do ponto posteriormente..

Sim, um ponto pessoal que foi partilhado não pode ser passado a Ponto Publico se a pessoa que criou o ponto pessoal não o pedir. Tem que ser a pessoa que criou o ponto a pedir, tu tens listas no local, mas não és "dono" do local por isso o sistema não te deixa fazê-lo.

Sugiro que cries um ponto, e peças para que seja ponto publico, e depois transferes a lista
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por PNicolau Ter maio 10, 2016 9:57 am

Então o sistema está mal feito porque devia avisar-me do que se está a passar, e não me aparece nada a não ser que o pedido foi enviado.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por pedro121 Ter maio 10, 2016 11:04 am

PNicolau escreveu:Então o sistema está mal feito porque devia avisar-me do que se está a passar, e não me aparece nada a não ser que o pedido foi enviado.

Bem, repara, quando o sistema foi desenhado os pontos privados eram mesmo isso, não era possível partilha-los, isso aconteceu depois, uma mensagem de aviso deveria aparecer, e eu tinha a ideia que aparecia porque já tive a mesma questão que tu, mas já não me lembro se apareceu alguma coisa ou não.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedidos de novos hotspots--esclarecimento Empty Re: Pedidos de novos hotspots--esclarecimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos