Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina)

4 participantes

Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina) Empty ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina)

Mensagem por Carlos Vilhena Qua Dez 23, 2015 12:39 pm

http://www.birdguides.com/webzine/article.asp?a=5412

http://www.iucnredlist.org/details/22680358/0

_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 23, 2015 1:18 pm

Puxei este tópico para a sala principal pois o censo parece-me importante e talvez consigamos dar uma ajuda.

@David Rodrigues: sabes se está prevista a colaboração portuguesa e, se for o caso, qual o grau de cobertura previsto?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina)

Mensagem por Carlos Vilhena Qua Dez 23, 2015 2:42 pm

Não sei de nada no nosso pais. Mas deviamos colaborar todos.

_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina)

Mensagem por David Rodrigues Ter Jan 05, 2016 2:14 pm

Desculpem a demora na resposta mas queria ter uma confirmação antes.
Quem usualmente faz as contagens de aves aquáticas em Janeiro irá receber informação sobre este censo e um pedido para colaborar.
Quem não costuma fazer as contagens de aves aquáticas e quiser colaborar neste censo, deverá articular-se com o esquema nacional das contagens de aves aquáticas - em breve conto colocar aqui mais informação.

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina)

Mensagem por David Rodrigues Qui Jan 28, 2016 5:06 pm

Bem, mais vale tarde do que nunca...
As contagens de aves aquáticas estão a decorrer até ao fim do mês e os principais locais estarão cobertos. No entanto, com as últimas chuvadas ocorreu uma dispersão grande dos patos pelo que qualquer contagem desta espécie é bem vinda, mesmo nas áreas principais.
Podem usar as mensagens deste forum ou as contas de e-mail que aparecem em www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jul 25, 2021 12:25 pm

Estava a ver no eBird os registos desta espécie no distrito de Portalegre e fiquei surpreendido com a raridade na região: ao longo dos últimos dez anos há apenas quatro registos (um em Nisa, um em Elvas e dois em Sousel).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina)

Mensagem por pedro121 Ter Jul 27, 2021 2:55 am

Gonçalo Elias escreveu:Estava a ver no eBird os registos desta espécie no distrito de Portalegre e fiquei surpreendido com a raridade na região: ao longo dos últimos dez anos há apenas quatro registos (um em Nisa, um em Elvas e dois em Sousel).

Pessoalmente eu acho os Zarros mais difíceis de ver do que por exemplo as Negrinhas, até pode haver mais zarros, mas parece que aparecem em menos sítios.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jul 27, 2021 3:55 am

pedro121 escreveu:Pessoalmente eu acho os Zarros mais difíceis de ver do que por exemplo as Negrinhas, até pode haver mais zarros, mas parece que aparecem em menos sítios.

Tens alguma razão mas eu tenho ideia que houve uma grande diminuição - há 30 anos a espécie aparecia com mais frequência, nomeadamente no Inverno (se bem que com fuligula aconteceu o mesmo).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina)

Mensagem por pedro121 Ter Jul 27, 2021 6:47 am

Gonçalo Elias escreveu:

Tens alguma razão mas eu tenho ideia que houve uma grande diminuição - há 30 anos a espécie aparecia com mais frequência, nomeadamente no Inverno (se bem que com fuligula aconteceu o mesmo).

Era o que eu ia dizer, teoricamente com fuligula aconteceu o mesmo, mas talvez isso seja em números absolutos, durante o inverno em termos de aparecerem aves isoladas ou pequenos bandos, a frequência no litoral centro é maior de negrinhas do que zarros, isto a olho e sem dados concretos.

Como palpite eu diria que nos Aythya, ambas as espécies já referidas, diminuíram, mas zarro mantem populações reprodutoras e invernantes localizadas, enquanto negrinha está mais dispersa, em contra ciclo temos Aythya nyroca que está a aumentar, e os 3 raros que estão todos a aumentar de frequência, embora marilia esteja a diminuir em numero de aves.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jul 27, 2021 8:15 am

No caso dos fuligulas está bem documentado que eles passaram a invernar mais a norte, ou seja migram menos para sul (o Júlio Neto há tempos partilhou um documento sobre esta questão). Não me recordo se os ferinas eram mencionados também.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina) Empty Re: ESPÉCIE: Zarro-comum (Aythya ferina)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos