ID Passeriforme
+4
PNicolau
pedro121
João Tomás
Miguel Berkemeier
8 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
ID Passeriforme
Com uma ETAR a separar é complicado tirar melhor fotografia...
Caparica - 23/12/2015
Caparica - 23/12/2015
Miguel Berkemeier- Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Re: ID Passeriforme
Se calhar é uma pergunta parvíssima, mas não estou mesmo a ver o que é... não será F. parva pois não?
É impressão minha ou tem uma touca preta? Se assim for é um toutinegra-de-barrete-preto macho
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Obrigado, mas acho que não. Pode ser efeito da fotografia mas na altura quando vi pelos binóculos não me pareceu que tivesse barrete de todo, nem me lembrei de Sylvia atricapilla porque na verdade não tinha aspeto nenhum disso. Era mais gordo por exemplo. Quase que parecia era um juvenil de algo
Miguel Berkemeier escreveu:Se calhar é uma pergunta parvíssima, mas não estou mesmo a ver o que é... não será F. parva pois não?
pois eu também estou com alguma dificuldade, mas não é um papa-moscas
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Que bicho estranho.....
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Mais fotos? se não fosse pelas cores eu diria que era um cartaxo
A mim parece-me um rabirruivo fêmea (inchada por talvez estar doente)
Paulfer- Número de Mensagens : 952
Local : Mealhada
Paulfer escreveu:A mim parece-me um rabirruivo fêmea (inchada por talvez estar doente)
Pois, também é possivel, acho que temos uma daquelas situações em que é uma espécie comum, mas que não está a encaixar bem, ou por causa da foto ou por causa de alguma coisa da propria ave
Pois, não tenho nada de diferente... a distância não permitiu.
O máximo que agora posso fazer é tentar voltar lá em breve, dia 26 talvez.
Não faço a mínima ideia da espécie, mas não me parecia grande (talvez o cartaxo se encaixasse bem no tamanho, mas não tenho a certeza) e chamo só a atenção para as linhas apontadas pela seta vermelha.
O máximo que agora posso fazer é tentar voltar lá em breve, dia 26 talvez.
Não faço a mínima ideia da espécie, mas não me parecia grande (talvez o cartaxo se encaixasse bem no tamanho, mas não tenho a certeza) e chamo só a atenção para as linhas apontadas pela seta vermelha.
poderia ser uma ferreirinha?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Gonçalo Elias escreveu:poderia ser uma ferreirinha?
Também me lembrei dessa, porque não?
Gonçalo Elias escreveu:poderia ser uma ferreirinha?
Epá eu não consigo ver ali mais nada que não seja uma Sylvia atricapilla x)
A mim o bicho não me parece Sylvia, a cauda parece curta..
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Por acaso não me lembrei dessa mas não sei bem porquê, está dada para a zona e tudo...Gonçalo Elias escreveu:poderia ser uma ferreirinha?
Diria que o tamanho e o comportamento, ao movimentar-se pelas pontas dos arbustos e colocar-se lá parada, se encaixam bem numa ferreirinha. Embora para um cartaxo também não estivesse muito mal nesse aspeto. Mas creio que se fosse um cartaxo não me teria chamado à atenção, enfim...
Ficaremos com "cf. Prunella modularis"?
Miguel Berkemeier escreveu:
Ficaremos com "cf. Prunella modularis"?
eu fico com passeriforme sp.
pedro121 escreveu:eu fico com passeriforme sp. Very Happy
Uma ferreirinha não me parece mesmo! Neste caso para mim fica passeriforme também x)
Também não me parece nada uma ferreirinha: não se nota riscado nenhum no dorso nem nos flancos, o que seria de esperar mesmo numa foto destas.
O bicho parece-me tão escuro que me faz lembrar um Phoenicurus ochruros ou então uma Sylvia melanocephala muito mal iluminada (pode ser impressão minha, mas parece-me ver algo de vermelho em volta dos olhos, à laia de anel orbital).
Enfim, passeriforme indeterminado é o mais seguro, sem dúvida.
Cumps,
Mário
O bicho parece-me tão escuro que me faz lembrar um Phoenicurus ochruros ou então uma Sylvia melanocephala muito mal iluminada (pode ser impressão minha, mas parece-me ver algo de vermelho em volta dos olhos, à laia de anel orbital).
Enfim, passeriforme indeterminado é o mais seguro, sem dúvida.
Cumps,
Mário
Mário Estevens- Número de Mensagens : 123
Local : Almada
Mário Estevens escreveu:O bicho parece-me tão escuro que me faz lembrar um Phoenicurus ochruros ou então uma Sylvia melanocephala muito mal iluminada (pode ser impressão minha, mas parece-me ver algo de vermelho em volta dos olhos, à laia de anel orbital).
Eis alguém que consegue "imaginar" correctamente esta ave x) concordo com Sylvia melanocephala! E sim, também me parece ver o tal anel vermelho em redor do olho... para além disto tem babete branco (1ª foto) e asas castanhas. Fêmea de Sylvia melanocephala
Hmm, pelo comportamento diria que não... mas o Gonçalo Almeida também viu a ave, certamente terá a sua opinião. Pois, Phoenicurus ochruros não me pareceu de todo, esta ave era mais "maneirinha", e também logo pelo comportamento que tinha, mais típico de carriça de andar de um ramo para o outro, o que também coincide com toutinegra. Porém, realmente não me pareceu também uma Sylvia melanocephala, ainda pelo comportamento de ficar parada e exposta nuns ramos. Nunca vi uma Sylvia melanocephala fazer isso durante tanto tempo e o Gonçalo pode confirmar.
Por isso creio mesmo que o mais prudente será ficar como Passeriformes sp.
Por isso creio mesmo que o mais prudente será ficar como Passeriformes sp.
Eu diria uma Sylvia atricapilla com uma plumagem algo aberrante, talvez algum grau de melanísmo...
Carlos Pacheco- Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira
Miguel Berkemeier escreveu:mais típico de carriça de andar de um ramo para o outro
As Sylvia melanocephala têm muito o comportamento de andar a saltar de ramo em ramo, pelo menos nos mais rasteiros até aos de meia altura. Pelo menos as que eu vejo é isto que fazem
Miguel Berkemeier escreveu:Porém, realmente não me pareceu também uma Sylvia melanocephala, ainda pelo comportamento de ficar parada e exposta nuns ramos.
Pode ser uma fêmea jovem ainda sem muita noção dos perigos
Miguel Berkemeier escreveu:Por isso creio mesmo que o mais prudente será ficar como Passeriformes sp.
Sem dúvida que é a melhor identificação mas eu vejo ali uma Sylvia melanocephala
Pois, de facto essa parte do comportamento nesse aspeto não estaria nada mau para Sylvia melanocephala, o outro de ficar parada é que é um senão, mas também é uma hipótese essa da jovem. Mas foi precisamente pelo misto de comportamentos (saltar de ramo em ramo e ficar parada num deles, bastante exposta) que me lembrei das ferreirinhas-comuns que vi na Serra da Estrela, também se movimentavam de tal forma mas depois punham-se super expostas no topo de um arbusto a piar, e acabei por concordar com essa identificação. Mas também concordo que o aspeto do bicho pelas fotografias não coincide de facto com uma ferreirinha. E como foi uma observação muito muito longe não consigo concluir nada. Ainda não voltei lá ao local depois disto mas se voltar em breve pode ser que seja uma ave que por lá esteja a invernar e consiga observar de perto e apanhamos todos uma surpresa
Miguel Berkemeier escreveu:Ainda não voltei lá ao local depois disto mas se voltar em breve pode ser que seja uma ave que por lá esteja a invernar e consiga observar de perto e apanhamos todos uma surpresa Very Happy
Estamos à espera que seja uma Sylvia nortenensis
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos