Patos (?) para ID
+3
João Tomás
PNicolau
Miguel Berkemeier
7 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Patos (?) para ID
11/01/2015, ao por-do-sol - Costa de Caparica
Quase certamente impossível de identificar, mas estes estavam a voar por cima do mar, bastante alto e longíssimo de terra (quase à mesma longitude que o farol do bugio) para sul em direção ao Espichel.
Posso é tentar editar as fotografias de modo a tentar que alguns pormenores fiquem visíveis, mas é complicado. Parecem-me ter umas marcas brancas algures. Ainda tentei identificar com os binóculos, mas claro que não deu.
Quase certamente impossível de identificar, mas estes estavam a voar por cima do mar, bastante alto e longíssimo de terra (quase à mesma longitude que o farol do bugio) para sul em direção ao Espichel.
Posso é tentar editar as fotografias de modo a tentar que alguns pormenores fiquem visíveis, mas é complicado. Parecem-me ter umas marcas brancas algures. Ainda tentei identificar com os binóculos, mas claro que não deu.
Miguel Berkemeier- Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Re: Patos (?) para ID
Fico com a sensação de A. clypeata em algumas fotos... Mas não passa de um feeling.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Obrigado! Mas nomeadamente em quais? Posso tentar "mexer" nessas fotos. Poderiam estar a ir para a Lagoa de Albufeira...
PNicolau escreveu:Fico com a sensação de A. clypeata em algumas fotos... Mas não passa de um feeling.
Na segunda fotografia parece haver um A. clypeata macho (2ª ave esquerda-direita).
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Pois, ao chamarem a atenção para clypeata e vendo outra vez as fotos parece-me bem compatível com um marca branca que me parece que eles têm perto da cabeça (no momento em que os fotografei até me lembrei dos arrabios por causa disso). Deixo só aqui estas fotos "remodeladas"
Mas será que estariam mesmo a ir para a Lagoa de Albufeira? A voarem para sul, creio que é o sítio mais plausível. E observei-os a partir do paredão da Costa de Caparica mas nas praias mais a sul, e embora eles estivessem a voar bem afastados da costa, já depois de passarem toda a zona das praias e estarem cada vez mais longe pareceu-me que desviaram um pouco para sudeste... depois perdi-os! É muita especulação, mas parece-me mesmo provável.
Pois, e nesse pato dá mesmo a sensação de ser notável a robustez do bico...João Tomás escreveu:PNicolau escreveu:Fico com a sensação de A. clypeata em algumas fotos... Mas não passa de um feeling.
Na segunda fotografia parece haver um A. clypeata macho (2ª ave esquerda-direita).
Miguel Berkemeyer escreveu:Pois, e nesse pato dá mesmo a sensação de ser notável a robustez do bico... Smile
O que me faz pensar em clypeata é a garganta branca e o peito acastanhado! O robustez do bico já é muito complicado de se avaliar... para mim
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Olá,
Na primeira destas últimas três fotos a ave que lidera o grupo quase que parece um Mergus serrator.
Mas com fotos destas tudo, e o seu contrário, pode ser dito e imaginado ...
Pedro Cardia
Na primeira destas últimas três fotos a ave que lidera o grupo quase que parece um Mergus serrator.
Mas com fotos destas tudo, e o seu contrário, pode ser dito e imaginado ...
Pedro Cardia
pedrocardia- Número de Mensagens : 845
Também pensei em Mergus serrator.
Dá-me a sensação de que o bico faz um efeito para baixo digamos assim, que não é frequente nos patos "normais"...João Tomás escreveu:Miguel Berkemeyer escreveu:Pois, e nesse pato dá mesmo a sensação de ser notável a robustez do bico... Smile
O que me faz pensar em clypeata é a garganta branca e o peito acastanhado! O robustez do bico já é muito complicado de se avaliar... para mim
Pois, enfim. Já não digo nada então.
Mas o merganso voa como os patos? (nunca vi Mergus) É que estas aves voavam nitidamente como uns patos, isso deu para perceber perfeitamente, e bastante alto até.
Mas o merganso voa como os patos? (nunca vi Mergus) É que estas aves voavam nitidamente como uns patos, isso deu para perceber perfeitamente, e bastante alto até.
Nesta fotografia super editada, que já tinha posto em cima, é que curiosamente as cores fazem lembrar o merganso (bico supostamente vermelho, face castanha e asas escuras) mas só reparei nisso após terem mencionado a espécie! Portanto enfim.
A questão que eu coloco é se caso fossem mergansos, mesmo ao longe não daria para distinguir de patos? Têm o comportamento assim tão semelhante?
A questão que eu coloco é se caso fossem mergansos, mesmo ao longe não daria para distinguir de patos? Têm o comportamento assim tão semelhante?
Pois, eu acho que não é fácil de distinguir, mas só vi um em voo há muito tempo.
Vê aqui
Vê aqui
Miguel Berkemeier escreveu:Pois, enfim. Já não digo nada então.
Os mergansos são patos com bicos diferentes
AndreVieira- Número de Mensagens : 302
Local : Faial - Açores
Miguel Berkemeier escreveu:
Os mergansos são patos, logo voam como patos.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Pois, então já não digo nada, o mesmo provável até é serem mesmo mergansos
Então e a ti Pedro, o que é que te parece?
Miguel Berkemeier escreveu:Então e a ti Pedro, o que é que te parece?
Parece-me que ficam muito bem como Pato sp.
Ainda ninguém me explicou porque é que não são arrabios?
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Ok, obrigado!
É óbvio que a foto não ajuda.
Algumas aves não parecem ter a "forma de arrabio", são mais esguias.
Embora reconheça que poderão ser ambas, estou um pouco mais inclinado para a escolha do Pedro ... Patos sp.
Abraço
Cláudio
Algumas aves não parecem ter a "forma de arrabio", são mais esguias.
Embora reconheça que poderão ser ambas, estou um pouco mais inclinado para a escolha do Pedro ... Patos sp.
Abraço
Cláudio
António Cláudio Heitor- Número de Mensagens : 74
Entretanto, só para verem o que passou hoje no Raso (que já vimos que possivelmente também deverá passar perto da Caparica) http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S26864542
Já vimos, por causa dos arrabios de 1 de Janeiro
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos