Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça

4 participantes

Ir para baixo

Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça Empty Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça

Mensagem por Miguel Berkemeier Dom Jan 24, 2016 3:27 pm

Hoje, na Praia do Torrão (Cova do Vapor, Almada) no âmbito da monitorização "Arenaria", eu e o Mário Estevens deparámos com isto.
Achamos que se trata de uma Alca torda pelo tom bastante escuro e pelas axilas brancas, mas gostaríamos de ter a confirmação.

Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça 2vdrwau
Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça Xbabup
Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça N4ijwn
Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça W7hams
Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça 2589svs
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça Empty Re: Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça

Mensagem por pedro121 Dom Jan 24, 2016 9:56 pm

Torda... acho, bem, Airo não é.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça Empty Re: Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça

Mensagem por pedrocardia Seg Jan 25, 2016 10:10 pm

Olá,

A impressão que me dá a partir das fotos é a de um alcídeo pequeno.
Não se lembram das dimensões aproximadas?
E depois há a cor das patas, que tanto no airo (Uria algae) como na Torda (Alca torda) deveriam ser muito escuras, quase pretas. Na ave morta parecem cor de carne.

Para mim é um Papagaio-domar (Fratercula arctica).

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça Empty Re: Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça

Mensagem por Miguel Berkemeier Seg Jan 25, 2016 10:45 pm

Boa noite,
Pois, de facto bicho parecia-me bastante pequeno mas não medi com a fita-métrica que às vezes uso para outro bichos (infelizmente deixei-a noutra mochila). No entanto temos que dar o desconto pelo facto de não ter cabeça. O Mário tem umas melhores fotografias, se calhar depois põe aqui. E as patas também parecem claras mas isso não será da decomposição? O bicho já tinha perdido a membrana e talvez também um bocado da cor... atenção que tem unhas pretas, embora o papagaio também tenha.
A questão que se coloca é que este bicho tinha esta orla branca, ao contrário do papagaio...
Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça Wkjwp4
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça Empty Re: Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça

Mensagem por pedrocardia Ter Jan 26, 2016 12:41 am

Pois, deixei-me enganar pela cor das patas e nem dei a devida atenção às secundárias!
Bem visto!

Pedro

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça Empty Re: Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça

Mensagem por Mário Estevens Ter Jan 26, 2016 9:51 am

Posso ainda acrescentar que o bicho tinha mais de 30 cm de comprimento (mesmo sem a cabeça) e que além da orla branca nas secundárias, tinha também a face inferior das asas branca (como se vê nas fotos), o que exclui papagaio-do-mar (que tem face inferior das asas escura).

A dúvida poderia ser entre airo e torda, mas a ausência de riscas escuras nos flancos e de marcas escuras nas axilares apontam para torda.

A cor clara das patas deve-se certamente à decomposição parcial do animal (como referiu o Miguel, as patas já nem sequer tinham membrana interdigital).
Mário Estevens
Mário Estevens

Número de Mensagens : 123
Idade : 55
Local : Almada
Data de inscrição : 17/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça Empty Re: Ajuda na ID - Alcídeo morto sem cabeça

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos