Confirmação de id - Felosas
4 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Confirmação de id - Felosas
Mora 2 Jan 2016
Olá
Alguma destas felosas não é collibita? Agradeço desde já..
Olá
Alguma destas felosas não é collibita? Agradeço desde já..
Re: Confirmação de id - Felosas
A mim parecem-me todas collybita
Luis Silva- Número de Mensagens : 492
Obrigado Luis. A mim arecem-me todas diferentes e depois são todas collibita (normalmente)...Estas felosas dão cabo de mim..ehehe.
Jaime Pires escreveu:Obrigado Luis. A mim arecem-me todas diferentes e depois são todas collibita (normalmente)...Estas felosas dão cabo de mim..ehehe.
Nesta época do ano as Phylloscopus são todas collybita (salvo alguma raridade), mas a partir de finais de Fevereiro com a chegada das ibericus e a partir de Março com as trochilus mais as bonelli a coisa complica-se.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
E não esquecer que as ibericus são praticamente impossíveis de distinguir sem ser por chamamento ou canto.
Um aspecto a ter em atenção é a presença de barras brancas (mesmo que ténues) nas asas. A grande maioria das felosas raras têm barras (uma ou mais) nas asas, e/ou listas superciliares bem marcadas.
Phylloscopus inornatus, Phylloscopus humei, Phylloscopus proregulus, Phylloscopus borealis, Phylloscopus trochiloides são todas possíveis de ficar para o Inverno e têm pelo menos uma barra nas asas.
Depois temos a Phylloscopus fuscatus, que é semelhante à collybita mas de cores totalmente castanhas, sem esverdeado ou amarelado, lista superciliar bem marcada e hábitos muito esquivos.
Na Primavera, aparece ainda a Phylloscopus sibilatrix, que tem o peito bem amarelo a contrastar com a barriga branca. E é uma felosa grande.
Um aspecto a ter em atenção é a presença de barras brancas (mesmo que ténues) nas asas. A grande maioria das felosas raras têm barras (uma ou mais) nas asas, e/ou listas superciliares bem marcadas.
Phylloscopus inornatus, Phylloscopus humei, Phylloscopus proregulus, Phylloscopus borealis, Phylloscopus trochiloides são todas possíveis de ficar para o Inverno e têm pelo menos uma barra nas asas.
Depois temos a Phylloscopus fuscatus, que é semelhante à collybita mas de cores totalmente castanhas, sem esverdeado ou amarelado, lista superciliar bem marcada e hábitos muito esquivos.
Na Primavera, aparece ainda a Phylloscopus sibilatrix, que tem o peito bem amarelo a contrastar com a barriga branca. E é uma felosa grande.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Pedro
Tens uma foto que mostre essas barras. Tenho curiosidade em perceber isto melhor. Preciso de conviver mais com o pessoal para discutir estes detalhes. Só o livro é pouco...O que me salva ainda é o fórum embora algumas vezes chateie demasiado o pessoal...
Gonçalo. Há algum daqueles cursos sobre felosas?..Isso também me ajudou bastante nalguns casos...
Obrigado..
Tens uma foto que mostre essas barras. Tenho curiosidade em perceber isto melhor. Preciso de conviver mais com o pessoal para discutir estes detalhes. Só o livro é pouco...O que me salva ainda é o fórum embora algumas vezes chateie demasiado o pessoal...
Gonçalo. Há algum daqueles cursos sobre felosas?..Isso também me ajudou bastante nalguns casos...
Obrigado..
Jaime Pires escreveu:
Obrigado..
de momento não, e a ferramenta que eu usava para fazer estes cursos foi encerrada
tenho de procurar opções para poder criar novas apresentações
Jaime Pires escreveu:Ainda andas pelo Algarve?
Yep. Isto aqui anda cheio de passarada
Porreiro.. Boa estadia por aí....quando vierres para estes lados diz..
Jaime Pires escreveu:Porreiro.. Boa estadia por aí....quando vierres para estes lados diz..
antes do fim de Maio não há hipótese