Sobre a contagem estacionária
3 participantes
Fórum Aves :: eBird
Página 1 de 1
Sobre a contagem estacionária
Tenho ideia de ter lido há tempos que o protocolo contagem estacionária admite pequenas deslocações, mas já ouvi diferentes versões quanto à distância máxima que é admitida - 30 metros, 100 metros...
Alguém sabe onde é que esta regra se encontra definida?
Alguém sabe onde é que esta regra se encontra definida?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Re: Sobre a contagem estacionária
Eu não tenho a certeza se está definida, mas também não encontro nada em concreto sobre o topico, no entanto lembro-me perfeitamente de a questão ter sido abordada na lista de email dos revisores (a internacional), por isso podes colocar lá essa questão, se não conseguirmos encontrar a resposta.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Obrigado Pedro, entretanto encontrei a referência aos 30 metros:
Fonte
Stationary Count Observations made over a known period of time, but without any distance/area components, are classified as a Stationary Count. This does not mean you must stand completely still as you record the birds, but you should remain in an area approximately 30 meters (30 yards) in diameter while you are recording birds. If you move much farther than that, you should consider entering your observations as a Traveling Count or an Exhaustive Area Count. Examples of Stationary Counts are: a hawk watch, lake watch, or sea watch, or even sitting in your backyard for a period of time identifying birds. Required Date/Effort fields: Date, Start Time, and Duration.
Fonte
Era exactamente isso que tinha lido.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Levando isto à letra, se uma pessoa estiver uma hora parada e depois se deslocar 50 metros durante dois minutos tem de fazer uma contagem de percurso de uma hora e dois minutos
Na prática eu considero sempre contagem estacionária quando faço pequenas deslocações mas apenas vejo aves que podia perfeitamente ter visto do ponto inicial. Isto inclui por vezes deslocações até 100 ou 200 metros. Não estamos a falar de transectos, mas sim de áreas confinadas, como por exemplo um pequeno açude.
Na prática eu considero sempre contagem estacionária quando faço pequenas deslocações mas apenas vejo aves que podia perfeitamente ter visto do ponto inicial. Isto inclui por vezes deslocações até 100 ou 200 metros. Não estamos a falar de transectos, mas sim de áreas confinadas, como por exemplo um pequeno açude.