Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escrevedeira das Neves

+3
PNicolau
Gonçalo Elias
Francisco Fernandes
7 participantes

Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Escrevedeira das Neves

Mensagem por Francisco Fernandes Sáb Mar 12, 2016 8:10 am

Boa Tarde

Hoje de manhã fotografei uma escrevedeira das neves com anilha. Não foi possível observar a informação da anilha.
Mas envio a foto de forma a que possa ser útil.

Se não for possível ver aqui podem ver aqui:
https://flic.kr/p/EeGnEf

Escrevedeira das Neves J94kuw
Escrevedeira das Neves 160qxpw

Francisco Fernandes

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 12, 2016 8:40 am

onde foi Francisco?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por Francisco Fernandes Sáb Mar 12, 2016 11:30 am

Torre da Serra da Estrela, Seia.
Obrigado pelo aviso:)

Francisco Fernandes

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por PNicolau Sáb Mar 12, 2016 12:03 pm

Penso que este ano andaram lá a Anilhar, talvez o Luís Silva?

Contínuo sem perceber porque metem anilhas metálicas em bichos que andam em campo aberto.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 12, 2016 12:42 pm

PNicolau escreveu:Contínuo sem perceber porque metem anilhas metálicas em bichos que andam em campo aberto.

Creio que é obrigatório colocar uma anilha metálica, pois essa é que tem o número de série.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por PNicolau Sáb Mar 12, 2016 1:00 pm

Gonçalo Elias escreveu:
PNicolau escreveu:Contínuo sem perceber porque metem anilhas metálicas em bichos que andam em campo aberto.

Creio que é obrigatório colocar uma anilha metálica, pois essa é que tem o número de série.
Podem meter anilhas metálicas à vontade, mas não meter anilhas coloridas......

Se os bichos voltarem à Torre nos próximos anos, quem estará lá para os recapturar? Os anilhadores?? Ou os fotógrafos que se deslocam anualmente à Torre para ver a escrevedeira e as ferreirinhas?

Enfim, eu sou contra anilhar bichos conspícuos sem anilhas coloridas. A quantidade de vezes que já andei atrás de aves para tentar ler anilhas metálicas que não consegui decifrar foram as suficientes para me ensinar que não o devo fazer mais: desde torcicolos, a pilritos-das-praias, a felosas-poliglotas, a corujas-das-torres e mesmo águias-pesqueiras - tudo aves para as quais me esforcei e falhei redondamente em ler os códigos infinitos e imperceptíveis das anilhas metálicas. Com a quantidade de fotógrafos de natureza que existe hoje em dia, e que cada vez mais há, não consigo compreender como não se tira o máximo partido possível desta actividade altamente invasiva (e sem dúvida que muito útil e importante).
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 12, 2016 1:12 pm

PNicolau escreveu:
Podem meter anilhas metálicas à vontade, mas não meter anilhas coloridas......

De acordo quanto a esta parte, mas é um pouco diferente do que escreveste acima...

PNicolau escreveu:Enfim, eu sou contra anilhar bichos conspícuos sem anilhas coloridas. A quantidade de vezes que já andei atrás de aves para tentar ler anilhas metálicas que não consegui decifrar foram as suficientes para me ensinar que não o devo fazer mais: desde torcicolos, a pilritos-das-praias, a felosas-poliglotas, a corujas-das-torres e mesmo águias-pesqueiras - tudo aves para as quais me esforcei e falhei redondamente em ler os códigos infinitos e imperceptíveis das anilhas metálicas. Com a quantidade de fotógrafos de natureza que existe hoje em dia, e que cada vez mais há, não consigo compreender como não se tira o máximo partido possível desta actividade altamente invasiva (e sem dúvida que muito útil e importante).

A questão é pertinente mas há aí diversas variáveis a ter em conta:
- primeiro, os projectos de anilhagem são coordenados pela central nacional de anilhagem, julgo que quaisquer projectos com anilhas coloridas carecem de autorização da central para avançarem
- segundo, muitas aves que aparecem cá com anilhas metálicas foram anilhadas noutros países e nesses casos não há nada que possamos fazer cá, a decisão passará pelas centrais de anilhagem dos respectivos países
- terceiro, independentemente do que as centrais possam decidir, para que esses projectos possam avançar é necessário que haja pessoas interessadas em avançar com eles; nota que em muitos países os anilhadores têm de pagar pelas suas anilhas, estar a juntar conjuntos de anilhas coloridas às anilhas metálicas pode encarecer substancialmente os projectos para os anilhadores
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por Luis Silva Sáb Mar 12, 2016 2:00 pm

È bem provável que seja a ave que anilhei a 19 de Fevereiro deste ano. A ave é uma fêmea nascida o ano passado, muito provavelmente uma P.n.nivallis.

Ela foi recapturada visualmente (com fotos) no dia a seguir (20/2) e outra vez a 12/3.

Pode ser difícil, mas não impossível, tenho inclusive uma recaptura de uma ave florestal assim. As P.nivalis em particular deixam-se aproximar bastante, o que facilita.

Concordo perfeitamente que ideal seria meter anilhas de cor em aves conspicuas. Contudo para mim estar a pedir e usar em esquema de cores sem ter algumas garantias de ser possível capturar um numero "aceitável" de aves daquela espécie não faz muito sentido. Neste caso o numero para mim aceitável até é bastante baixo, mas se achar que não as consigo capturar não acho que valha a pena fazer. Posso dar-te como exemplo os chascos dos quais tenho recolhido amostras, no ano em que comecei as recolhas, testei a melhor maneira de o fazer, e se era viável. Uma vez que achei que sim, no ano seguinte (2015) pedi autorização para colocar as anilhas de cor, e assim o fiz. Mas se no primeiro ano tivesse não tivesse apanhado ave nenhuma (ou um numero muito reduzido, possivelmente não o teria feito.
Neste momento, com as P.nivalis, não tenho experiência suficiente para garantir uma amostragem que considere mínima (estou a falar de 5/6 indivíduos ao ano naquele local em concreto), apesar de pensar que até deve ser relativamente fácil, acho que devo experimentar primeiro, e a menos que saiba como o fazer, não penso em colocar coloridas. É claro que esta é a minha visão pessoal das coisas, e poderão ou não concordar comigo, mas estou aberto a opiniões que eventualmente façam mudar a minha.

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 12, 2016 2:05 pm

Luis Silva escreveu:A ave é uma fêmea nascida o ano passado, muito provavelmente uma P.n.nivallis.

Muito interessante!

Isto reforça a minha convicção (a questão foi debatida há algum tempo num tópico qualquer do face) de que as aves que invernam neste local não são sempre as mesmas.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por pedro121 Sáb Mar 12, 2016 2:22 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Muito interessante!

Isto reforça a minha convicção (a questão foi debatida há algum tempo num tópico qualquer do face) de que as aves que invernam neste local não são sempre as mesmas.

Pois, como explicar, Gonçalo, as aves... morrem, e nascem, e perdem-se, e encontram-se, e fazem o amor, e aparecem novas aves, etc.. etc...

Pessoalmente acho que um projecto de acompanhamento das escrevedeiras sóa peca por tardio, não só para conformar se há retorno, que pode nem existir, mas para verificar as origens das aves com base na subespécie.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 12, 2016 2:29 pm

pedro121 escreveu:
Pois, como explicar, Gonçalo, as aves... morrem, e nascem, e perdem-se, e encontram-se, e fazem o amor, e aparecem novas aves, etc.. etc...

Evidentemente...

A minha tese sempre foi, e continua a ser, a de que a rotatividade é grande e que não é explicada apenas pela substituição de gerações...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por Francisco Fernandes Dom Mar 13, 2016 12:50 pm

Obrigado pela informação dada sobre a ave.
Mas agora sabendo a informação da ave, devo coloca-la no ebird? E aconselham a enviar informação ao cempa?
Ou como o Luis Silva registou a informação já não é necessario mandar o email?

Cmpts

Francisco Fernandes

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por Luis Silva Dom Mar 13, 2016 4:55 pm

No ebird diria que sim, uma vez que não tem nada a ver com a anilha.
Em relação ao cempa, diria que não, uma vez que se está a especular que é a mesma ave mas não há certezas. Eu adicionei nas notas de anilhagem possível recaptura visual nessa data (mas mais uma vez é especulação, já que sem leitura mesmo que parcial da anilha não é possível garantir que seja a mesma ave)

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por Francisco Fernandes Dom Mar 13, 2016 6:06 pm

Luis Silva, referia se no ebird coloco que é uma possivel ave anilhada este ano. Ou essa informação não é necessaria?
Estou a perguntar porque é o primeiro animal anilhado que apanhei.

Francisco Fernandes

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por Francisco Fernandes Dom Mar 13, 2016 6:27 pm

Ola Luis.
Olha isto é o melhor que consegui. Espero que ajude.
Escrevedeira das Neves 2zefi0w

Francisco Fernandes

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por David Rodrigues Ter Mar 15, 2016 2:00 pm

PNicolau escreveu:... eu sou contra anilhar bichos conspícuos sem anilhas coloridas. ...

Estás a esquecer-te dum detalhe: - em aves pequenas, em que as anilhas coloridas não conseguem ter códigos alfanuméricos, o nº de combinações são muito limitadas.
Se estiver-mos a falar de espécies migradoras, a coordenação dos códigos tem de ser no mínimo Europeia, o que reduz ainda mais as combinações disponíveis. Felizmente nos patos não temos destes problemas... Laughing

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por scirpaceus Ter Mar 15, 2016 2:28 pm

Jé existem anilhas com códigos alfanuméricos para aves pequenas, com anilhas de tamanho X e A que são as de menos diametro. A fotografia diz respeito a um trabalho de monitorização de Motacilla alba que está a ser feito em Coimbra pelo Luis Silva e por mim.

Escrevedeira das Neves 9122080_orig
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por PNicolau Ter Mar 15, 2016 2:35 pm

Não necessariamente.
O mesmo código de cores pode repetir-se em espécies diferentes, e podem usar-se anilhas coloridas com código alfanumérico (1 ou 2 dígitos).
8 cores + 1 anilha metálica dá 1680 ou 6720, dependendo se se usarem 4 ou 5 anilhas no passarinho. Depois com uma flag de várias cores dá inúmeras mais combinações possíveis.

Escrevedeira das Neves Greenfinch
Escrevedeira das Neves Kleine-plevier-Lent-adult-vrouw-19072015-nr1
Escrevedeira das Neves Purple%2BSandpiper.%2BOrange%2Bflag%252C%2Byellow%2Bring
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por PNicolau Ter Mar 15, 2016 2:37 pm

E depois vi o post do Paulo... Que me parece muito fixe.
Essas sim idealmente seriam as anilhas que se usam para espécies que não sejam estritamente dos caniços.

Agora fiquei curioso. Vocês têm estado a obter recapturas visuais? O projecto está no cr-birding?
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Mar 15, 2016 4:04 pm

Havia um projecto de anilhagem de Luscinia svecica, levado a cabo por um grupo de franceses, que recorria justamente a combinações de anilhas coloridas, e se a memória não me falha, havia anilhas que não eram de uma só cor, creio ter visto uma que era branca com riscas verdes ou algo assim parecido.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por scirpaceus Ter Mar 15, 2016 4:09 pm

PNicolau escreveu:E depois vi o post do Paulo... Que me parece muito fixe.
Essas sim idealmente seriam as anilhas que se usam para espécies que não sejam estritamente dos caniços.

Agora fiquei curioso. Vocês têm estado a obter recapturas visuais? O projecto está no cr-birding?

No CR-Birding está em http://www.cr-birding.org/node/2264

Para já temos feito recapturas visuais de aves anilhadas por nós, recapturamos uma com anilha colorida com código alfanumérico proveniente da Escócia.

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por David Rodrigues Ter Mar 15, 2016 4:17 pm

Pois, devia ter ido ao cr-birding ver o que se faz com bichos pequenos mas a afirmação do Pedro fez-me vir à memória uma queixa dum observador  sobre uma ave que parecia uma "árvore de Natal" dada a quantidade de anilhas coloridas... Shocked
Visualizei depois o voo dum bando de passeriformes muito colorido...Laughing
Para bichos que "chegam perto das pessoas" e dependendo dos objectivos do projeto, concordo. No entanto, se também defendo que não faz sentido anilhar patos e não os marcar nasalmente, também só faz sentido marcar bichos se depois for montado um programa de reavistamentos. Como coordenador da marcação nasal dos patos, também "não incentivo" qualquer anilhador de patos a os marcar nasalmente, se previsivelmente não for ter uma amostra minimamente significativa. Nalgumas espécies também já há um efeito de "demasiados bichos marcados", que acaba por fazer baixar a taxa de reavistamento obtida a partir do comum observador de aves.

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Mar 15, 2016 4:33 pm

David Rodrigues escreveu:Nalgumas espécies também já há um efeito de "demasiados bichos marcados", que acaba por fazer baixar a taxa de reavistamento obtida a partir do comum observador de aves.

David, não percebi muito bem o que queres dizer aqui, podes explicar melhor p.f.?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por David Rodrigues Seg Mar 21, 2016 6:55 pm

Tentei lembrar-me da referência/espécie mas varreu-se-me e não tenho tempo para procurar...
Só me ocorre uma conversa que tive com o pessoal dos flamingos em que eles me disseram que não marcavam mais do que X centenas por ano pois a taxa de reavistamento baixava. Se vires 2 flamingos anilhados no meio de 100 és capaz de tentar ler as 2 anilhas mas se forem 20 em 100 és capaz de ler 4 e desistir...
Em teoria, quantos mais bichos marcados melhor mas quando queremos aplicar os métodos de captura/recaptura/reavistamento a taxa de reavistamento é fundamental para obter bons resultados. Assim, a partir de um determinado valor de bichos marcados os resultados não melhoram pois começa a baixar a taxa de reavistamento - a questão é qual esse valor e isso poderá ser estimado por modelação mas vai variar com a espécie e população.
No meu caso com os patos, o factor limitante que tive há uns anos atrás foi que capturava muitos patos, demorava muito tempo a processar todos, logo perdia  tempo para os reavistamentos...

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

Escrevedeira das Neves Empty Re: Escrevedeira das Neves

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos