ESPÉCIE: Noitibó-da-europa (Caprimulgus europaeus)
+5
isidoro S Teodoro
pedro121
Henk Feith
Carlos Patrício
Filipe Martins
9 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
ESPÉCIE: Noitibó-da-europa (Caprimulgus europaeus)
Desde a passada quarta-feira, 6 de Maio, tenho ouvido diariamente a espécie, na EN339 entre Seia e Aldeia da Serra. Já no ano passado um casal tinha ocupado esta área.
Observei o casal no sábado (dia 9) a alimentar-se sobre um extenso giestal entre as 20h30 e as 21h.
Observei o casal no sábado (dia 9) a alimentar-se sobre um extenso giestal entre as 20h30 e as 21h.
Filipe Martins- Número de Mensagens : 162
Local : Seia
Re: ESPÉCIE: Noitibó-da-europa (Caprimulgus europaeus)
Grande registo!!
Já agora acrescento outros dois registos de caprimulgus europaeus, na Barrada (perto de Abrantes) no dia 01/05/09 e outro em Espinho, jnto à pousada de juventude, no dia 10/05/09. E também caprimulgus rufficolis na Esteveira (igualmento perto de Abrantes) no dia 01/05/09.
Abraço
Carlos Patrício
Já agora acrescento outros dois registos de caprimulgus europaeus, na Barrada (perto de Abrantes) no dia 01/05/09 e outro em Espinho, jnto à pousada de juventude, no dia 10/05/09. E também caprimulgus rufficolis na Esteveira (igualmento perto de Abrantes) no dia 01/05/09.
Abraço
Carlos Patrício
São bons registos. Parece que as duas espécies estão em pleno no território.
Outra notícia: o projeto Chegadas já passou o objetivo de 1500 registos este ano: com os últimos três do Carlos Patrício vamos em 1521!
Um abraço,
Henk
Outra notícia: o projeto Chegadas já passou o objetivo de 1500 registos este ano: com os últimos três do Carlos Patrício vamos em 1521!
Um abraço,
Henk
Henk Feith- Número de Mensagens : 484
Henk Feith escreveu:Parece que as duas espécies estão Outra notícia: o projeto Chegadas já passou o objetivo de 1500 registos este ano: com os últimos três do Carlos Patrício vamos em 1521!
Boas noticias Henk, por curiosidade qual foi o anterior máximo de registos?
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
caprimulgus europaeus
Boa Tarde
No dia 19 de Abril observei quatro caprimulgus europaeus em Serpa. de um tenho bons registos fotográficos.
Teodoro
No dia 19 de Abril observei quatro caprimulgus europaeus em Serpa. de um tenho bons registos fotográficos.
Teodoro
isidoro S Teodoro- Número de Mensagens : 73
pedro121 escreveu:Boas noticias Henk, por curiosidade qual foi o anterior máximo de registos?
Em 2007 registámos 325 observações (embora na altura ainda usámos um limite de 5 por região).
Em 2008 registámos (já sem restrições) 1089 observações.
Este ano houve entretanto colaboração com outros projetos, nomeadamente SpringAlive, que partilhou registos com o Chegadas, com um contributo de aprox. 100 registos. A "Campanha da Poupa" (novo em 2009) foi responsável por 207 registos.
Mas em geral é evidente que reforçou-se a base de apoio ao projeto, com uma boa melhoria nos distritos no norte.
Embora estamos quase no fim da época, penso que o valor final irá aproximar-se dos 1600 registos.
A próxima etapa é a do tratamento dos dados. Classificação dos registos em invernantes, precoces, regulares, tardios e repetidos. Depois calcular as médias, atualizar o relatório e avançar com o tratamento estatístico de algumas das espécies com mais anos de registo, para avaliar a existência de tendências na data média da chegada. Este último trabalho nãoé feito por mim mas pelo Luís Reino e a Joana Santana.
Um abraço,
Henk
isidoro S Teodoro escreveu:Boa Tarde
Teodoro
Caro Teodoro,
Este registo é muito interessante e entra logo no top10 dos mais precoces que temos na base de dados. Vide: http://chegadas.avesdeportugal.info/cheg-capeur.html
Obrigado e um abraço,
Henk
isidoro S Teodoro escreveu:Boa Tarde
Teodoro
Olá Teodoro,
Os caprimulgus europaeus não ocorrem habitualmente nessa zona do Alentejo.
Poderiam ser caprimulgus ruficollis?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Bom dia Teodoro,
Acha possível colocar uma ou mais das fotos que refere aqui no fórum?
Um abraço,
Henk
Acha possível colocar uma ou mais das fotos que refere aqui no fórum?
Um abraço,
Henk
Boa tarde
Já tentei a colocação de imagens, mas nunca o consegui fazer, talvez nabice da minha parte. Poderei voltar a tentar ou enviar para alguém que saiba com fazê-lo.
Teodoro
Já tentei a colocação de imagens, mas nunca o consegui fazer, talvez nabice da minha parte. Poderei voltar a tentar ou enviar para alguém que saiba com fazê-lo.
Teodoro
isidoro S Teodoro- Número de Mensagens : 73
Teodoro,
Envia para mim sff
Envia para mim sff
Aqui ficam as fotos do Teodoro. Vê-se bem o colar alaranjado que caracteriza o Caprimulgus ruficollis.
Pois sempre me estranhou os mapas no novo atlas. Pessoalmente observei um casal de Cap eur na Praia Verde (Castro Marim) em junho, mas em todo o Algarve a espécie está ausente no atlas. Cá para mim os mapas estarão bastante incompletos...
Henk
Henk
Ouvi um a cantar em Olhão (Quinta de Marim) no inicio do mes. Se cantam durante a migração ou se era um bicho já em defesa de territorio não sei - mas foi mais que uma noite em que foi detectado.
No mesmo territorio tambem havia C.ruficollis a cantar.
No mesmo territorio tambem havia C.ruficollis a cantar.
Pedro Fernandes- Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Henk Feith escreveu:Pois sempre me estranhou os mapas no novo atlas. Pessoalmente observei um casal de Cap eur na Praia Verde (Castro Marim) em junho, mas em todo o Algarve a espécie está ausente no atlas. Cá para mim os mapas estarão bastante incompletos...
Henk
Estão certamente incompletos uma vez que a uma grande parte do país não foi objecto de prospecções nocturnas
foto antiga
Viva,
Julgo que foi em 2002 que tirei esta de um juvenil de noitibó, um par de semanas depois de ter descoberto o ninho. Também tenho outra foto do ovo antes de eclodir.
Foi perto de Aguiar da Beira.
https://servimg.com/view/11457713/2
Julgo que foi em 2002 que tirei esta de um juvenil de noitibó, um par de semanas depois de ter descoberto o ninho. Também tenho outra foto do ovo antes de eclodir.
Foi perto de Aguiar da Beira.
https://servimg.com/view/11457713/2
É sabido que como nidificante o C. europaeus ocorre sobretudo para norte do Tejo, tendo uma distribuição relativamente restrita para sul deste rio.
Sempre tive curiosidade de conhecer melhor a sua distribuição no sul do país.
Aqui fica um resumo daquilo que conheço sobre a sua distribuição, em cada um dos distritos:
Portalegre - ocorre apenas no extremo norte do distrito; em 2016 tenho vários registos de machos a cantar no concelho de Nisa, mais precisamente na zona de Salavessa (sei que já tinha sido detectado neste concelho no 1º Atlas de nidificantes, 1978-1984) e também no concelho de Gavião; além disso tenho conhecimento de registo recentes no concelho de Castelo de Vide; há também um registo de um indivíduo perto de Portalegre.
Santarém - durante os trabalhos do 2º atlas efectuei vários registos de machos a cantar nos concelhos de Coruche e Benavente, sendo aliás conhecida a ocorrência regular da espécie na zona de Pancas (Benavente).
Setúbal - na península de Setúbal é frequente, tenho registos perto da Quinta do Peru (Sesimbra), na Atalaia e em Taipadas (Montijo), e há registos noutros concelhos da região, nomeadamente Almada, Barreiro e Setúbal. Mais para sul, tenho registos na Herdade do Zambujal (Palmela) na Herdade do Pinheiro e no Brejo da Zorra (Alcácer do Sal) e ainda em Bicas (Grândola), sendo este o registo mais a sul que tenho no país de um macho a cantar (coordenadas 38.290610, -8.634353).
Évora - nunca observei a espécie no distrito de Évora, mas pelo que tenho visto no eBird existem vários registos recentes de machos a cantar no concelho de Évora, assim como um de um macho atropelado em Maio em Arraiolos.
Beja - também nunca observei a espécie neste distrito; há vários registos no litoral alentejano (concelho de Odemira) em Junho e Julho, o que até faz sentido se admitirmos que a área de distribuição se estende mais para sul ao longo da costa, mas não há muitas informações que permitam confirmar se todos os registos estão correctos em termos de id.; quanto aos registos do interior, referem-se provavelmente a aves em passagem.
Faro - a situação da espécie no Algarve não é muito clara... nidifica? ou ocorre apenas em passagem migratória?
Sempre tive curiosidade de conhecer melhor a sua distribuição no sul do país.
Aqui fica um resumo daquilo que conheço sobre a sua distribuição, em cada um dos distritos:
Portalegre - ocorre apenas no extremo norte do distrito; em 2016 tenho vários registos de machos a cantar no concelho de Nisa, mais precisamente na zona de Salavessa (sei que já tinha sido detectado neste concelho no 1º Atlas de nidificantes, 1978-1984) e também no concelho de Gavião; além disso tenho conhecimento de registo recentes no concelho de Castelo de Vide; há também um registo de um indivíduo perto de Portalegre.
Santarém - durante os trabalhos do 2º atlas efectuei vários registos de machos a cantar nos concelhos de Coruche e Benavente, sendo aliás conhecida a ocorrência regular da espécie na zona de Pancas (Benavente).
Setúbal - na península de Setúbal é frequente, tenho registos perto da Quinta do Peru (Sesimbra), na Atalaia e em Taipadas (Montijo), e há registos noutros concelhos da região, nomeadamente Almada, Barreiro e Setúbal. Mais para sul, tenho registos na Herdade do Zambujal (Palmela) na Herdade do Pinheiro e no Brejo da Zorra (Alcácer do Sal) e ainda em Bicas (Grândola), sendo este o registo mais a sul que tenho no país de um macho a cantar (coordenadas 38.290610, -8.634353).
Évora - nunca observei a espécie no distrito de Évora, mas pelo que tenho visto no eBird existem vários registos recentes de machos a cantar no concelho de Évora, assim como um de um macho atropelado em Maio em Arraiolos.
Beja - também nunca observei a espécie neste distrito; há vários registos no litoral alentejano (concelho de Odemira) em Junho e Julho, o que até faz sentido se admitirmos que a área de distribuição se estende mais para sul ao longo da costa, mas não há muitas informações que permitam confirmar se todos os registos estão correctos em termos de id.; quanto aos registos do interior, referem-se provavelmente a aves em passagem.
Faro - a situação da espécie no Algarve não é muito clara... nidifica? ou ocorre apenas em passagem migratória?
Tenho o registo de um em Melides em 2016, em Maio e Agosto.
José Frade escreveu:Tenho o registo de um em Melides em 2016, em Maio e Agosto.
Em canto?
Isso é interessante, como referi acima eu tenho um registo no concelho de Grândola (mais para norte), contudo creio que a distribuição da espécie se poderá estender bastante mais para sul, nomeadamente até aos concelhos de Sines, Odemira e (quem sabe), Aljezur?
Esta madrugada ouvi um noitibó-europeu a cantar perto de Aires, concelho de Marvão. Foi o meu primeiro registo desta espécie dentro do PNSSM. Possivelmente é regular na área, mas a sua situação não é muito clara, pois há muito poucos registos.