Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)
Circus...?
Esta vinha acompanhada de uma cobreira, a altura pensei que fosse mesmo outra cobreira mas observei-a muito mal pois estava mesmo muito ao longe... com esta foto faz lembrar um grifo, mas é apenas impressão não é?
Esta vinha acompanhada de uma cobreira, a altura pensei que fosse mesmo outra cobreira mas observei-a muito mal pois estava mesmo muito ao longe... com esta foto faz lembrar um grifo, mas é apenas impressão não é?
Miguel Berkemeier- Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Re: Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)
1. Circus cyaneus
2. Grifo ?
2. Grifo ?
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Obrigado! Já agora Pedro, como é que identificaste o Circus (fêmea suponho)? Qual é a característica fundamental para distinguir pygargus/cyaneus? Olhei para o guia mas não foi conclusivo.
Em relação ao suposto grifo pois, é o que eu acho pela foto. Com aqueles "dedos" tão compridos não se descarta uma cobreira?
Deixo esta foto, com mais luz e mais ampliada (a mesma claro, só consegui uma)
Em relação ao suposto grifo pois, é o que eu acho pela foto. Com aqueles "dedos" tão compridos não se descarta uma cobreira?
Deixo esta foto, com mais luz e mais ampliada (a mesma claro, só consegui uma)
Concordo com as ids do Pedro. Aliás, parece-me nesta última fotografia ver a cabeça com umas "micro" penas brancas. Sim, para mim é um grifo.
Ás vezes as cobreiras quando estão a "peneirar" dão a impressão de terem uns dedos gigantes... na verdade são grandes mas não tão grandes como os dos grifos.
Provavelmente o Pedro irá dizer: 5 dedos no cyaneus vs 4 dedos no pygargus; uma barra branca mais larga no uropígio; asas do cyaneus são mais largas.
Miguel Berkemeyer escreveu:Em relação ao suposto grifo pois, é o que eu acho pela foto. Com aqueles "dedos" tão compridos não se descarta uma cobreira?
Ás vezes as cobreiras quando estão a "peneirar" dão a impressão de terem uns dedos gigantes... na verdade são grandes mas não tão grandes como os dos grifos.
Miguel Berkemeyer escreveu:Obrigado! Já agora Pedro, como é que identificaste o Circus (fêmea suponho)? Qual é a característica fundamental para distinguir pygargus/cyaneus? Olhei para o guia mas não foi conclusivo.
Provavelmente o Pedro irá dizer: 5 dedos no cyaneus vs 4 dedos no pygargus; uma barra branca mais larga no uropígio; asas do cyaneus são mais largas.
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Eu vejo um grifo, sem problemas. Cobreira é branca com cabeça escura, não tem dedos tão compridos, etc.
Basicamente, o que o João disse para o cyaneus. Vou só acrescentar que os pygargus são aves mais esguias, assim como macrourus. As asas largas do cyaneus dão-lhe um jizz diferente.
Basicamente, o que o João disse para o cyaneus. Vou só acrescentar que os pygargus são aves mais esguias, assim como macrourus. As asas largas do cyaneus dão-lhe um jizz diferente.
Está bem, muito obrigado!!
PNicolau escreveu:Basicamente, o que o João disse para o cyaneus. Vou só acrescentar que os pygargus são aves mais esguias, assim como macrourus. As asas largas do cyaneus dão-lhe um jizz diferente.
Faltou-me só a parte do jizz mas estava intrínseco no que escrevi!
Bem, o barrado das secundárias também é diferente, assim como as axilares, mas vou deixar passar até porque não são características espectacularmente visíveis nas fotos.
Pois, mas outras características para mim já devem chegar, não estou assim tão habituado a ver Circus xD É preciso é que não falhe na identificação quando voltar a ver uma femea
Atenção que com a muda activa nas primárias, a regra dos 5 dedos vai ao ar
PNicolau escreveu:Eu vejo um grifo, sem problemas. Cobreira é branca com cabeça escura, não tem dedos tão compridos, etc.
Eu não... para mim cobreira. Aves imaturas (2nd CY) apresentam a cabeça branca. Os dedos compridos é subjetivo...
É possível Paulo, até porque para mim não é um grifo directo nomeadamente pelas coberturas inferiores que deviam apresentar marcações... Mas também não vejo cobreira, tenho de ver melhor e depois logo volto aqui.Paulo Alves escreveu:PNicolau escreveu:Eu vejo um grifo, sem problemas. Cobreira é branca com cabeça escura, não tem dedos tão compridos, etc.
Eu não... para mim cobreira. Aves imaturas (2nd CY) apresentam a cabeça branca. Os dedos compridos é subjetivo...
Pois, mas se há a suspeita de cobreira é bem capaz de ser, é que com essa ave vinha uma cobreira certa, essa consegui fotografar melhor.
Paulo Alves escreveu:
Eu tambem vejo melhor cobreira do que grifo, mas mais fotos era bom
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Paulo Alves escreveu:Eu não... para mim cobreira. Aves imaturas (2nd CY) apresentam a cabeça branca. Os dedos compridos é subjetivo...
Estive a fazer zoom, e embora a foto esteja muito distante o que não ajuda nada na definição, parece-me que a cabeça fica pouco composta (em termos de penas) e "rechunchuda" para cobreira. E mesmo a estrutura do bico parece-me algo pesada para cobreira. Eu não consigo ver ali uma cobreira mesmo pensando num segundo ano com cabeça clara.
Claro que mais fotos ajudavam! Mas se existissem também já tinham sido colocadas aqui certo Miguel?
Pois, desta ave eu não tenho mais fotos. Eu tenho outra foto mas mesmo de uma cobreira que era a outra ave, eram 2 e rapidamente as perdi no horizonte. Eu na altura identifiquei-as logo como cobreiras pois uma era certamente e a outra supus que também fosse. Ao observar esta foto depois é que de facto resolvi confirmar, porque fazia lembrar um grifo. Mas de facto, se não está claro é melhor assumir que era uma cobreira ou pelo menos não deixar identificado como grifo, e a probabilidade de serem 2 cobreiras que vinham juntos é bastante grande