Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)

5 participantes

Ir para baixo

Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) Empty Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)

Mensagem por Miguel Berkemeier Ter Mar 29, 2016 3:37 pm

Circus...?
Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) 24ctnhw
Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) Id4oeb
Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) Slnwhl
Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) 2079n3a
Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) 2qnxjra
Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) 15q5axj
Esta vinha acompanhada de uma cobreira, a altura pensei que fosse mesmo outra cobreira mas observei-a muito mal pois estava mesmo muito ao longe... com esta foto faz lembrar um grifo, mas é apenas impressão não é?
Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) 111uq8j

Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) Empty Re: Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)

Mensagem por PNicolau Ter Mar 29, 2016 3:39 pm

1. Circus cyaneus
2. Grifo ?
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) Empty Re: Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)

Mensagem por Miguel Berkemeier Ter Mar 29, 2016 3:49 pm

Obrigado! Já agora Pedro, como é que identificaste o Circus (fêmea suponho)? Qual é a característica fundamental para distinguir pygargus/cyaneus? Olhei para o guia mas não foi conclusivo.
Em relação ao suposto grifo pois, é o que eu acho pela foto. Com aqueles "dedos" tão compridos não se descarta uma cobreira?
Deixo esta foto, com mais luz e mais ampliada (a mesma claro, só consegui uma)
Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) 33jpb9f
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) Empty Re: Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)

Mensagem por João Tomás Ter Mar 29, 2016 3:58 pm

Concordo com as ids do Pedro. Aliás, parece-me nesta última fotografia ver a cabeça com umas "micro" penas brancas. Sim, para mim é um grifo.

Miguel Berkemeyer escreveu:Em relação ao suposto grifo pois, é o que eu acho pela foto. Com aqueles "dedos" tão compridos não se descarta uma cobreira?

Ás vezes as cobreiras quando estão a "peneirar" dão a impressão de terem uns dedos gigantes... na verdade são grandes mas não tão grandes como os dos grifos.

Miguel Berkemeyer escreveu:Obrigado! Já agora Pedro, como é que identificaste o Circus (fêmea suponho)? Qual é a característica fundamental para distinguir pygargus/cyaneus? Olhei para o guia mas não foi conclusivo.

Provavelmente o Pedro irá dizer: 5 dedos no cyaneus vs 4 dedos no pygargus; uma barra branca mais larga no uropígio; asas do cyaneus são mais largas.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) Empty Re: Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)

Mensagem por PNicolau Ter Mar 29, 2016 4:03 pm

Eu vejo um grifo, sem problemas. Cobreira é branca com cabeça escura, não tem dedos tão compridos, etc.

Basicamente, o que o João disse para o cyaneus. Vou só acrescentar que os pygargus são aves mais esguias, assim como macrourus. As asas largas do cyaneus dão-lhe um jizz diferente.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) Empty Re: Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)

Mensagem por Miguel Berkemeier Ter Mar 29, 2016 4:04 pm

Está bem, muito obrigado!! Very Happy
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) Empty Re: Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)

Mensagem por João Tomás Ter Mar 29, 2016 4:09 pm

PNicolau escreveu:Basicamente, o que o João disse para o cyaneus. Vou só acrescentar que os pygargus são aves mais esguias, assim como macrourus. As asas largas do cyaneus dão-lhe um jizz diferente.

Faltou-me só a parte do jizz Smile mas estava intrínseco no que escrevi!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) Empty Re: Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)

Mensagem por PNicolau Ter Mar 29, 2016 4:12 pm

Bem, o barrado das secundárias também é diferente, assim como as axilares, mas vou deixar passar até porque não são características espectacularmente visíveis nas fotos. Smile Laughing
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) Empty Re: Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)

Mensagem por Miguel Berkemeier Ter Mar 29, 2016 4:26 pm

Pois, mas outras características para mim já devem chegar, não estou assim tão habituado a ver Circus xD É preciso é que não falhe na identificação quando voltar a ver uma femea
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) Empty Re: Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)

Mensagem por PNicolau Ter Mar 29, 2016 4:32 pm

Atenção que com a muda activa nas primárias, a regra dos 5 dedos vai ao ar
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) Empty Re: Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)

Mensagem por Paulo Alves Ter Mar 29, 2016 7:56 pm

PNicolau escreveu:Eu vejo um grifo, sem problemas. Cobreira é branca com cabeça escura, não tem dedos tão compridos, etc.

Eu não... para mim cobreira. Aves imaturas (2nd CY) apresentam a cabeça branca. Os dedos compridos é subjetivo...
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) Empty Re: Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)

Mensagem por PNicolau Qua Mar 30, 2016 3:12 am

Paulo Alves escreveu:
PNicolau escreveu:Eu vejo um grifo, sem problemas. Cobreira é branca com cabeça escura, não tem dedos tão compridos, etc.

Eu não... para mim cobreira. Aves imaturas (2nd CY) apresentam a cabeça branca. Os dedos compridos é subjetivo...
É possível Paulo, até porque para mim não é um grifo directo nomeadamente pelas coberturas inferiores que deviam apresentar marcações... Mas também não vejo cobreira, tenho de ver melhor e depois logo volto aqui.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) Empty Re: Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)

Mensagem por Miguel Berkemeier Qua Mar 30, 2016 5:46 am

Pois, mas se há a suspeita de cobreira é bem capaz de ser, é que com essa ave vinha uma cobreira certa, essa consegui fotografar melhor.
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) Empty Re: Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)

Mensagem por pedro121 Qua Mar 30, 2016 6:50 am

Paulo Alves escreveu:

Eu não... para mim cobreira. Aves imaturas (2nd CY) apresentam a cabeça branca. Os dedos compridos é subjetivo...

Eu tambem vejo melhor cobreira do que grifo, mas mais fotos era bom
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) Empty Re: Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)

Mensagem por João Tomás Qua Mar 30, 2016 8:49 am

Paulo Alves escreveu:Eu não... para mim cobreira. Aves imaturas (2nd CY) apresentam a cabeça branca. Os dedos compridos é subjetivo...

Estive a fazer zoom, e embora a foto esteja muito distante o que não ajuda nada na definição, parece-me que a cabeça fica pouco composta (em termos de penas) e "rechunchuda" para cobreira. E mesmo a estrutura do bico parece-me algo pesada para cobreira. Eu não consigo ver ali uma cobreira Razz mesmo pensando num segundo ano com cabeça clara.

Claro que mais fotos ajudavam! Mas se existissem também já tinham sido colocadas aqui certo Miguel?
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) Empty Re: Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)

Mensagem por Miguel Berkemeier Qua Mar 30, 2016 4:26 pm

Pois, desta ave eu não tenho mais fotos. Eu tenho outra foto mas mesmo de uma cobreira que era a outra ave, eram 2 e rapidamente as perdi no horizonte. Eu na altura identifiquei-as logo como cobreiras pois uma era certamente e a outra supus que também fosse. Ao observar esta foto depois é que de facto resolvi confirmar, porque fazia lembrar um grifo. Mas de facto, se não está claro é melhor assumir que era uma cobreira ou pelo menos não deixar identificado como grifo, e a probabilidade de serem 2 cobreiras que vinham juntos é bastante grande
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016) Empty Re: Circus e outra rapina para ID (Milfontes, Março 2016)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos