ID Aquila nipalensis ?
+2
Gonçalo Elias
lrodrigues
6 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
ID Aquila nipalensis ?
Viva, agradeço a vossa ajuda na ID desta rapina que me parece uma Aquila nipalensis. Fotografada no Quénia no mês passado.
lrodrigues- Número de Mensagens : 923
Local : Porto
Re: ID Aquila nipalensis ?
pode ser uma Aquila rapax
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Na minha opinião trata-se de um subadulto de Aquila nipalensis.
Esta ave apresenta um barrado conspícuo nas penas de voo, inclusive na cauda (em rapax seria praticamente inexistente e a cauda seria escura), também estaria à espera de ver uma plumagem mais clara nas coberturas infra-alares e infra-caudais e no ventre numa rapax da mesma idade.
Esta ave apresenta um barrado conspícuo nas penas de voo, inclusive na cauda (em rapax seria praticamente inexistente e a cauda seria escura), também estaria à espera de ver uma plumagem mais clara nas coberturas infra-alares e infra-caudais e no ventre numa rapax da mesma idade.
Obrigado pela ajuda. Deixo aqui uma foto da mesma ave noutra perspectiva para ver se ajuda.
Tens fotos onde seja possível ver a cabeça de perfil, nomeadamente o olho e as comissuras?
Se não houver uma especie local que seja igual eu concordo que é nipalensis e não rapax
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
HL escreveu:Tens fotos onde seja possível ver a cabeça de perfil, nomeadamente o olho e as comissuras?
Tenho esta foto:
Obrigado lrodrigues, mas não é suficiente para avaliar o que pretendia (nas nipalensis é notório que a comissura termina após meio do olho).
Concordo com o comentários do Paulo, tem mais características a favor de A. nipalensis.
Concordo com o comentários do Paulo, tem mais características a favor de A. nipalensis.
Obrigado a todos. Fica então nipalensis.
Viva,
Sinceramente parece-me uma Rapax.
A comissura e mesmo a projecção da cabeça em voo parecem indicar tratar-se de uma A. Rapax.
Sinceramente parece-me uma Rapax.
A comissura e mesmo a projecção da cabeça em voo parecem indicar tratar-se de uma A. Rapax.
Amílcar Reis- Número de Mensagens : 2
Amílcar Reis escreveu:A comissura e mesmo a projecção da cabeça em voo parecem indicar tratar-se de uma A. Rapax.
A projeção da cabeça é precisamente uma das coisas a favor de nipalensis...
Quanto à comissura nesta última foto ultrapassa claramente o meio do olho.
Mais uma vez, Aquila nipalensis.
Paulo Alves escreveu:Amílcar Reis escreveu:A comissura e mesmo a projecção da cabeça em voo parecem indicar tratar-se de uma A. Rapax.
A projeção da cabeça é precisamente uma das coisas a favor de nipalensis...
Quanto à comissura nesta última foto ultrapassa claramente o meio do olho.
Mais uma vez, Aquila nipalensis.
É evidente que não será de fácil identificação e gera diferentes opiniões, mas mantenho a minha.
Já cheguei mesmo a aumentar a fotografia e não vejo como se pode dizer que ultrapassa claramente o meio do olho. Diria que termina claramente a meio do olho.
Mas é apenas (mais) uma opinião.
Amílcar Reis- Número de Mensagens : 2
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos