Mogadouro - Capital da andorinha?
2 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Mogadouro - Capital da andorinha?
Recentemente passei por Mogadouro. Fiquei "espantado" com a quantidade de andorinhas existentes naquele lugar!
De facto era a espécie que dominava o espaço aéreo tal era a azáfama de construção dos seus ninhos.
Só para dar uma ideia da lotação deixo esta foto:
Um dia destes têm de começar a pensar em construções colectivas e em altura!
1 abraço
Loureiro
De facto era a espécie que dominava o espaço aéreo tal era a azáfama de construção dos seus ninhos.
Só para dar uma ideia da lotação deixo esta foto:
Um dia destes têm de começar a pensar em construções colectivas e em altura!
1 abraço
Loureiro
Re: Mogadouro - Capital da andorinha?
Epá em tempos vi uma colónia com sete andares na antiga fábrica da Portucel em Mourão (já desmantelada).
Também tenho registo de uma colónia parecida em Vila Verde de Ficalho, acho que já coloquei aqui no Forum - vou procurar
1 abraço
Também tenho registo de uma colónia parecida em Vila Verde de Ficalho, acho que já coloquei aqui no Forum - vou procurar
1 abraço
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Olá Loureiro,
Aqui está a foto a que fiz referência:
https://aves.forumeiros.com/galeria-f13/nidificacao-em-regime-de-propriedade-horizontal--t1526.htm
1 abraço,
Gonçalo
Aqui está a foto a que fiz referência:
https://aves.forumeiros.com/galeria-f13/nidificacao-em-regime-de-propriedade-horizontal--t1526.htm
1 abraço,
Gonçalo
Boas.
Olá Gonçalo.
Já estou recordado!!!
É um tipo de construção mais “desordenada” do que em Mogadouro!
Em Trás-os-Montes ainda vai havendo espaço para a construção mais "alinhada"
Já agora posso referir que Mogadouro é um local bem simpático, muito calmo e daí que ainda existam, mesmo no pequeno centro bastantes aves.
Estive também a tirar fotografias a planadores no aeródromo local e aí sim, a bastantes metros de altitude, haviam várias rapinas a sobrevoar.
Não me perguntem a espécie das rapinas pois nem dava para identificar. Pelo menos para mim, claro.
Mas o pessoal do aeródromo diz que é normal a existência delas ali. Pela mesma razão que elas frequentam o local é que o aeródromo ali foi edificado, ou seja, existem óptimas correntes térmicas.
Um dia deste vou dar uma volta de planador e passo ao lado das rapinas.
Um abraço
Loureiro
Olá Gonçalo.
Já estou recordado!!!
É um tipo de construção mais “desordenada” do que em Mogadouro!
Em Trás-os-Montes ainda vai havendo espaço para a construção mais "alinhada"
Já agora posso referir que Mogadouro é um local bem simpático, muito calmo e daí que ainda existam, mesmo no pequeno centro bastantes aves.
Estive também a tirar fotografias a planadores no aeródromo local e aí sim, a bastantes metros de altitude, haviam várias rapinas a sobrevoar.
Não me perguntem a espécie das rapinas pois nem dava para identificar. Pelo menos para mim, claro.
Mas o pessoal do aeródromo diz que é normal a existência delas ali. Pela mesma razão que elas frequentam o local é que o aeródromo ali foi edificado, ou seja, existem óptimas correntes térmicas.
Um dia deste vou dar uma volta de planador e passo ao lado das rapinas.
Um abraço
Loureiro
Se calhar eram abutre - o Douro Internacional é mesmo ao lado.
Uma vez fui dar uma volta de avioneta para a zona do Tejo Internacional e não é que às tantas passa um grifo em sentido contrário mesmo ao lado do avião?
1 abraço,
Gonçalo
Uma vez fui dar uma volta de avioneta para a zona do Tejo Internacional e não é que às tantas passa um grifo em sentido contrário mesmo ao lado do avião?
1 abraço,
Gonçalo
Lá, pelo que dizem os pilotos que conheço, é algo de "normal". Todavia, pareceram-me ser aves um pouco mais pequenas que abutres...
Um dia deste tenho mesmo que ir ver "mais de perto"!
1 abraço
Loureiro
Um dia deste tenho mesmo que ir ver "mais de perto"!
1 abraço
Loureiro