Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

28 cegonhas em Rio Mau no concelho de Vila do Conde

2 participantes

Ir para baixo

28 cegonhas em Rio Mau no concelho de Vila do Conde Empty 28 cegonhas em Rio Mau no concelho de Vila do Conde

Mensagem por alcedo Ter Jun 28, 2016 3:43 pm

Para o pessoal mais a Sul não ser´novidade mas ver 28 cegonhas em voo a apanharem correntes ascensionais em Rio Mau no concelho de Vila do Conde ou aqui pelo Norte não é habitual daí o meu espanto

28 cegonhas em Rio Mau no concelho de Vila do Conde 20160621_Cegonhas_0193

28 cegonhas em Rio Mau no concelho de Vila do Conde 20160621_Cegonhas_0194
alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Idade : 63
Local : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

28 cegonhas em Rio Mau no concelho de Vila do Conde Empty Re: 28 cegonhas em Rio Mau no concelho de Vila do Conde

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 28, 2016 3:46 pm

bem fixe. bounce

olha há uns anos apareceu uma cegonha-preta no porto de pesca da Póvoa de Varzim, quem sabe se não aparece por aí uma novamente Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

28 cegonhas em Rio Mau no concelho de Vila do Conde Empty Re: 28 cegonhas em Rio Mau no concelho de Vila do Conde

Mensagem por alcedo Ter Jun 28, 2016 4:01 pm

Poi e eu penso que a vi passar no Monte da Cividade de Terroso mas fiquei cheio de dúvidas ...
As cegonhas têm nidificado nos últimos anos em Vila do Conde, Esposende e Barcelos e tenho-as visto passar em fim de época mas 22 de Junho acho uma data muito cedo para já ser uma deslocação pós-nupcial
alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Idade : 63
Local : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

28 cegonhas em Rio Mau no concelho de Vila do Conde Empty Re: 28 cegonhas em Rio Mau no concelho de Vila do Conde

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 28, 2016 4:11 pm

pode ser um movimento de aves não nidificantes
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

28 cegonhas em Rio Mau no concelho de Vila do Conde Empty Re: 28 cegonhas em Rio Mau no concelho de Vila do Conde

Mensagem por alcedo Ter Jun 28, 2016 4:15 pm

Mas não deixa de ser curioso...
Fico a pensar que em 83 quando estive na recruta an EPC as cegonhas eram uma raridade na zona e ao longo da viagem de fim de semana nem no Mondego se viam. Hoje já colonizaram aqui o Norte e já ninguém se espanta com os "condomínios de ninhos" nos postes ao lado da A1 no Vouga. É motivo para ter esperança de recuperação de outras espécies Smile
alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Idade : 63
Local : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

28 cegonhas em Rio Mau no concelho de Vila do Conde Empty Re: 28 cegonhas em Rio Mau no concelho de Vila do Conde

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 28, 2016 4:18 pm

alcedo escreveu:É motivo para ter esperança de recuperação de outras espécies Smile

Há muitas espécies a aumentar, dá uma olhadela aqui:
https://aves.forumeiros.com/t18728-especies-que-estao-a-aumentar-regredir-em-portugal
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

28 cegonhas em Rio Mau no concelho de Vila do Conde Empty Re: 28 cegonhas em Rio Mau no concelho de Vila do Conde

Mensagem por alcedo Ter Jun 28, 2016 4:30 pm

Pois e já dei o meu contributo aí. Com algumas espécies por exemplo a pêga rabuda e mais recentemente o gaio parece que o aumento das populações está ligado a uma diminuição dos reflexos de fuga, e na tolerância à presença dos humanos, e aos espaços urbanos onde agora passeiam descansadas, aproveitando nichos onde há bem pouco tempo não as esperaríamos encontrar.
alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Idade : 63
Local : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

28 cegonhas em Rio Mau no concelho de Vila do Conde Empty Re: 28 cegonhas em Rio Mau no concelho de Vila do Conde

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos