Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos

4 participantes

Ir para baixo

3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos Empty 3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos

Mensagem por José Marques Sáb Jul 02, 2016 12:08 pm

3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos Hthh0p

Embora não seja “extremamente raro”, não é muito vulgar observar Gaivotas-hiperbórea (Larus hyperboreus) em Matosinhos.
Muito raro é observar, no mesmo dia e local, 3 indivíduos desta espécie e um privilégio que elas sejam de diferentes estádios de plumagem.
É esse privilégio que quero partilhar com os amigos que se interessam por raridades/aves marinhas,
em: http://seabirdsportugal.blogspot.pt/2016/07/gaivotas-em-terra-3_1.html
José Marques
José Marques

Número de Mensagens : 23
Idade : 75
Local : Matosinhos
Data de inscrição : 11/05/2015

http://www.seabirdsportugal.blogspot.pt

Ir para o topo Ir para baixo

3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos Empty Re: 3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos

Mensagem por pedro121 Sáb Jul 02, 2016 2:06 pm

Boas, antes de mais os meus parabéns, junho-julho e agosto são messes em que poucos se dedicam às gaivotas, e apesar de serem meses ingratos há sempre a hipótese de haver uma surpresa.

O "adulto" continuar presente é incrível, ele está na zona desde 2015 certo? é um recorde absoluto de permanência e ainda bem que continua a ser acompanhado.



em relação aos imaturos, eu tenho algumas duvidas e gostava de ver fotos de conjunto, O 1º imaturo em especial não me parece possível ser hyperborea, tem claramente uma banda sub terminal na cauda, e as coberturas primarias que já mudaram parecem-me demasiado escuras para hyper. alem de que as marcações não encaixam numa hyper de 2º ano de calendário tão desgastada. O bico bicolor pode aparecer em outras especies de gaivotas e o aspecto branco é frequente em aves com este desgaste na plumagem.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos Empty Re: 3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos

Mensagem por PNicolau Sáb Jul 02, 2016 4:15 pm

De facto a segunda gaivota não parece encaixar em hyper, mas o que será?
Poderá ser uma argentatus?
3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos 27388256154_3c353b64b6_z
Larus hyperboreus (1y) by ZéMarks, no Flickr

Já a terceira, parece-me ok.
3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos 27966755326_144a7b4c26_z
Larus hyperboreus (1y) by ZéMarks, no Flickr
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos Empty Re: 3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos

Mensagem por José Marques Dom Jul 03, 2016 6:22 am

Olá amigos,
É um facto que ao longo de todo o ano de 2015 observei em Matosinhos (na Praia ou Docapesca) um exemplar desta espécie.
Ao contrário de um individuo L.glaucoides que cá “residiu” durante alguns meses e que lhe fiquei a conhecer os hábitos ( http://seabirdsportugal.blogspot.pt/2016/02/larus-glaucoides-in-matosinhos.html ), sobre as hyperboreus que fui observando nunca me apercebi de uma constância nos seus movimentos/comportamentos daí que não tenho certezas para afirmar que se trata sempre do mesmo individuo, mas claro, não excluo essa hipótese.
Sobre a identificação dos juvenis… todas as opiniões serão importantes!
Aliás, admitindo a hipótese de ser sempre o mesmo individuo, tenho estado atento aos telhados cá da Freguesia, onde nidificam michahellis, para ver se há algum casamento mestiço e então teremos híbridos a nascer em Matosinhos...
Cumprimentos,
ZéMarks
José Marques
José Marques

Número de Mensagens : 23
Idade : 75
Local : Matosinhos
Data de inscrição : 11/05/2015

http://www.seabirdsportugal.blogspot.pt

Ir para o topo Ir para baixo

3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos Empty Re: 3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jul 03, 2016 6:28 am

Sem dúvida que é interessante o facto de um adulto ficar por cá, mas saliento que isso acontece com diversas espécies de aves aquáticas (gaivotas e não só).

Não creio que venha a haver nidificação, dado que esta espécie nidifica em latitudes muito elevadas.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos Empty Re: 3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos

Mensagem por pedro121 Seg Jul 18, 2016 5:26 am

PNicolau escreveu:
Já a terceira, parece-me ok.

Sim, alias, foi muito instrutivo as fotos do José no blog e no eBird, confesso que não estava familiarizado com o contraste que há entre as penas novas e as desgastadas, as novas vem muito escuras, mais escuras do que eu esperava, dando a entender que não seria hyper, no entanto tal não é o caso, desde que esteja tudo certo em termos de tamanho e estrutura, e as primarias estejam ok, a ave é normal para hyper nesta altura do ano, mesmo com penas cinza escuras nas coberturas e tercearias, e pelos vistos o mesmo pode acontecer com as polares. Portanto gaivotas brancas de 2-3 cy a fazerem a muda no verão são assustadoras, com penas aparentemente demasiado escuras a surgirem. Mas pelos vistos é mesmo assim, já aprendi mais alguma coisa.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos Empty Re: 3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 18, 2016 6:36 am

pedro121 escreveu:Sim, alias, foi muito instrutivo as fotos do José no blog e no eBird, confesso que não estava familiarizado com o contraste que há entre as penas novas e as desgastadas, as novas vem muito escuras, mais escuras do que eu esperava

Acontece o mesmo com os Apus pallidus, que nesta altura começam a fazer a muda das primárias interiores e das secundárias, as penas novas são muito mais escuras e um bicho com a muda mais adiantada pode ser complicado de identificar.

Uma vez vi 6 Apus pallidus em Dezembro perto de Loures, andaram por lá vários dias, a voar baixo e perto e mesmo assim a identificação não foi nada fácil, porque as aves eram muito mais escuras do que as que vemos habitualmente no Verão, com a plumagem gasta e mais clara.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos Empty Re: 3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos

Mensagem por José Marques Seg Jul 18, 2016 12:29 pm

Muito obrigado pelos comentários.
São muito importantes para o esclarecimento das dúvidas que possam surgir.
José Marques
José Marques

Número de Mensagens : 23
Idade : 75
Local : Matosinhos
Data de inscrição : 11/05/2015

http://www.seabirdsportugal.blogspot.pt

Ir para o topo Ir para baixo

3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos Empty Re: 3 Gaivotas-hiperbórea em Matosinhos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos