ID felosa?
+4
Paulo Alves
pedro121
Gonçalo Elias
patriciaeluis
8 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
ID felosa?
Uma vez que suscitou duvidas no facebook
Vila Nova de Gaia, 10 Setembro 2016
patriciaeluis- Número de Mensagens : 1863
Re: ID felosa?
mais fotos?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
não há nenhuma em que se veja as asas / costas?
Gonçalo Elias escreveu:não há nenhuma em que se veja as asas / costas?
Não, só estas...
musical/iberica
mas eu diria musical
mas eu diria musical
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Eu vou para ibericus
Supercílio marcado sobre os loros, esbatendo-se ao longo das coberturas auriculares.
As trochilus possuem um supercílio bem marcado que não perde intensidade nas coberturas auriculares.
As patas...são escuras.
E não tem cara de trochilus... Eu costumo olhar para a "cara" das felosas, é um hábito que ganhei. A "cara" de cada espécie tem traços muito característicos. Esta para mim é uma ibericus chapada.
Supercílio marcado sobre os loros, esbatendo-se ao longo das coberturas auriculares.
As trochilus possuem um supercílio bem marcado que não perde intensidade nas coberturas auriculares.
As patas...são escuras.
E não tem cara de trochilus... Eu costumo olhar para a "cara" das felosas, é um hábito que ganhei. A "cara" de cada espécie tem traços muito característicos. Esta para mim é uma ibericus chapada.
Ibérica para mim também.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Hum e como é que se descarta collybita?
Gonçalo Elias escreveu:Hum e como é que se descarta collybita?
Demasiado amarela?
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:Demasiado amarela?
Também me parece um pouco amarela demais para collybita. Claro que sem recurso a som é complicado ter certezas... mas para mim também ficaria ibericus. Sem certezas!
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Confesso que acho sempre estas identificações do par collybita / ibericus com base na cor um bocado manhosas...
Gonçalo Elias escreveu:Confesso que acho sempre estas identificações do par collybita / ibericus com base na cor um bocado manhosas...
Verdade, mas collybita é sinónimo de castanho-esverdeado. Ibericus é sinónimo de verde-amarelado
Há uma diferença de tons gerais que não pode ser ignorada.
E em cima da diferença de tons gerais entre espécies há a diferença de tons gerais entre indivíduos de cada espécie.
Que também não deve ser ignorada
Pedro Cardia
Pedro Cardia
pedrocardia- Número de Mensagens : 845
Paulo Alves escreveu:Gonçalo Elias escreveu:Confesso que acho sempre estas identificações do par collybita / ibericus com base na cor um bocado manhosas...
Verdade, mas collybita é sinónimo de castanho-esverdeado. Ibericus é sinónimo de verde-amarelado
Sim, eu sei, mas tenho sempre um pouco a sensação de que a data da foto é um enorme factor de enviesamento.
Um exercício giro era pegar em fotos anteriores de Phylloscopus que já tenham sido postadas aqui e colocá-las para identificação sem mencionar a data. Só para ver o que saía
Aproveitando a onda e porque provavelmente poderei ter uma ou outra mal identificada...
Vila Nova de Gaia (não vou por data para ver o que dá)
Paulo Alves escreveu:Gonçalo Elias escreveu:Confesso que acho sempre estas identificações do par collybita / ibericus com base na cor um bocado manhosas...
Verdade, mas collybita é sinónimo de castanho-esverdeado. Ibericus é sinónimo de castanho-esverdeado
Bem para quem é um bocadinho daltônico como eu... castanho-esverdeado=castanho-esverdeado ou seja não consigo destingir tons relativamente próximos.
patriciaeluis escreveu:Paulo Alves escreveu:Gonçalo Elias escreveu:Confesso que acho sempre estas identificações do par collybita / ibericus com base na cor um bocado manhosas...
Verdade, mas collybita é sinónimo de castanho-esverdeado. Ibericus é sinónimo de castanho-esverdeado
Bem para quem é um bocadinho daltônico como eu... castanho-esverdeado=castanho-esverdeado ou seja não consigo destingir tons relativamente próximos.
Eu não sou daltónico, mas para mim...e julgo para todos... castanho-esverdeado=castanho-esverdeado.
Só não percebo é como fizeste um quote que alterou "verde-amarelado" para "castanho-esverdeado" da mensagem do Paulo Alves???
Nem eu acho que até a escrever sou daltônico fica tudo igual depois apaguei por isso mesmo também não sei como ainda aparece
(Devo ter-me enganado em algum copiar colar em algum lado)
(Devo ter-me enganado em algum copiar colar em algum lado)
Gonçalo Elias escreveu:Paulo Alves escreveu:Gonçalo Elias escreveu:Confesso que acho sempre estas identificações do par collybita / ibericus com base na cor um bocado manhosas...
Sim, eu sei, mas tenho sempre um pouco a sensação de que a data da foto é um enorme factor de enviesamento.
Um exercício giro era pegar em fotos anteriores de Phylloscopus que já tenham sido postadas aqui e colocá-las para identificação sem mencionar a data. Só para ver o que saía
Sim, era um exercício interessante.
Quando referi as cores devia ter incluído "em condições de luz ideais".
Observar a ave no campo é diferente de a ver numa foto num ecrã de computador (muitas vezes mal calibrado) que pode induzir em erro.
O Collins ilustra muito bem os diferentes tons que Acrocephalus dumetorum pode mostrar em condições de luz diferentes (no meu pág. 302).
pedrocardia escreveu:E em cima da diferença de tons gerais entre espécies há a diferença de tons gerais entre indivíduos de cada espécie.
Pedro Cardia
Não podia concordar mais contigo Pedro
patriciaeluis escreveu:Aproveitando a onda e porque provavelmente poderei ter uma ou outra mal identificada...
Já estava à espera de uma assim
Para mim collybita. Comparando com a ave acima o tom das partes inferiores é acastanhado (correndo o risco de ser um artifício de luz refletida).
Ok fica a data Vila Nova de Gaia, 15 Novembro 2015