ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica
4 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica
Boa Noite
Na sexta feira passada, dia 23 de Setembro fiz uma visita as salinas na figueira da foz. Onde observei uma tarambola dourada.
http://ebird.org/ebird/view/checklist/S31735812
Hoje, dia 26 de Setembro voltei ao mesmo local e observei uma tarambola. Fiquei na duvida se poderia ser uma dominica. E se seria ja a mesma ave de sexta.
Irei colocar as fotos de hoje. Na lista tem fotos da ave vista dia 23, mas desse dia tenho varias. Como em Aveiro foi vista uma dominica gostava da vossa opinião.
Obrigado
Na sexta feira passada, dia 23 de Setembro fiz uma visita as salinas na figueira da foz. Onde observei uma tarambola dourada.
http://ebird.org/ebird/view/checklist/S31735812
Hoje, dia 26 de Setembro voltei ao mesmo local e observei uma tarambola. Fiquei na duvida se poderia ser uma dominica. E se seria ja a mesma ave de sexta.
Irei colocar as fotos de hoje. Na lista tem fotos da ave vista dia 23, mas desse dia tenho varias. Como em Aveiro foi vista uma dominica gostava da vossa opinião.
Obrigado
Francisco Fernandes- Número de Mensagens : 87
Re: ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica
A da lista do ebird é apricaria, já esta parece ter asa mais comprida.
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
A ave do dia 23 é uma apricaria, já esta tem ligeiramente melhor aspecto, mas eu não vou lá com estas fotos, a luz está demasiado forte, seriam precisas melhores fotos, e claro de preferência uma em que se visse as coberturas infra alares.
Identificar tarambolas em fotos ou no campo nesta altura não é tão simples como pode parecer à primeira vista, especialmente aves isoladas. Os juvenis de tarambola-cinzenta podem ser muito enganadores, apresentado tons dourados, as apricarias podem variar muito, desde as muito douradas a umas que se aproximam das americanas. E claro as americanas são também elas altamente variáveis, no caso da ave de Aveiro é uma ave que podia estar num livro, é quase perfeita, mas elas não são todas tão fáceis.
Por isso é sempre de insistir, tentar tirar fotos e videos em varias luzes, conseguir ver/fotografar a parte de baixo da asa, etc...
Identificar tarambolas em fotos ou no campo nesta altura não é tão simples como pode parecer à primeira vista, especialmente aves isoladas. Os juvenis de tarambola-cinzenta podem ser muito enganadores, apresentado tons dourados, as apricarias podem variar muito, desde as muito douradas a umas que se aproximam das americanas. E claro as americanas são também elas altamente variáveis, no caso da ave de Aveiro é uma ave que podia estar num livro, é quase perfeita, mas elas não são todas tão fáceis.
Por isso é sempre de insistir, tentar tirar fotos e videos em varias luzes, conseguir ver/fotografar a parte de baixo da asa, etc...
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Obrigado pelas respostas:)
Pedro tenho mais umas fotos da ave do dia 26. Mas ja foram tiradas muito longe e todas na mesma posição. Não tenho nenhuma em voo.
Cumprimentos
Pedro tenho mais umas fotos da ave do dia 26. Mas ja foram tiradas muito longe e todas na mesma posição. Não tenho nenhuma em voo.
Cumprimentos
Eu no dia 24 estive lá e apenas vi uma Pluvialis, que me pareceu uma squatarola. Tive uns 15 min a olhar para o bicho, mas ele estava a descansar e nunca tirou a cabeça do meio das penas, por outro lado vi claramente as supra caudais brancas, que penso que seja diagnosticamente
Luis Silva- Número de Mensagens : 492
Francisco Fernandes escreveu:
Ok, com estas não há duvidas que é uma apricaria.
Luis Silva escreveu: por outro lado vi claramente as supra caudais brancas, que penso que seja diagnosticamente
Sim, são diagnosticantes para cinzenta, mas é algo que eu normalmente não presto muita atenção, porque ou a ave está perto e então é claramente cinzenta, ou está longe e em posições que não é visível, por isso tendencialmente não utilizo muito. No entanto é diagnosticante,por isso para aves paradas/em alimentação é mais util.
Obrigado Pedro R.