Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica

4 participantes

Ir para baixo

ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica Empty ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica

Mensagem por Francisco Fernandes Seg Set 26, 2016 2:17 pm

Boa Noite

Na sexta feira passada, dia 23 de Setembro fiz uma visita as salinas na figueira da foz. Onde observei uma tarambola dourada.
http://ebird.org/ebird/view/checklist/S31735812
Hoje, dia 26 de Setembro voltei ao mesmo local e observei uma tarambola. Fiquei na duvida se poderia ser uma dominica. E se seria ja a mesma ave de sexta.
Irei colocar as fotos de hoje. Na lista tem fotos da ave vista dia 23, mas desse dia tenho varias. Como em Aveiro foi vista uma dominica gostava da vossa opinião.

ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica 2yjod9c

ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica 2n6534k

ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica 2up625y

Obrigado

Francisco Fernandes

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica Empty Re: ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica

Mensagem por Helder Vieira Seg Set 26, 2016 5:19 pm

A da lista do ebird é apricaria, já esta parece ter asa mais comprida.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica Empty Re: ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica

Mensagem por pedro121 Ter Set 27, 2016 2:18 am

A ave do dia 23 é uma apricaria, já esta tem ligeiramente melhor aspecto, mas eu não vou lá com estas fotos, a luz está demasiado forte, seriam precisas melhores fotos, e claro de preferência uma em que se visse as coberturas infra alares.

Identificar tarambolas em fotos ou no campo nesta altura não é tão simples como pode parecer à primeira vista, especialmente aves isoladas. Os juvenis de tarambola-cinzenta podem ser muito enganadores, apresentado tons dourados, as apricarias podem variar muito, desde as muito douradas a umas que se aproximam das americanas. E claro as americanas são também elas altamente variáveis, no caso da ave de Aveiro é uma ave que podia estar num livro, é quase perfeita, mas elas não são todas tão fáceis.

Por isso é sempre de insistir, tentar tirar fotos e videos em varias luzes, conseguir ver/fotografar a parte de baixo da asa, etc...




pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica Empty Re: ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica

Mensagem por Francisco Fernandes Ter Set 27, 2016 3:14 am

Obrigado pelas respostas:)

Pedro tenho mais umas fotos da ave do dia 26. Mas ja foram tiradas muito longe e todas na mesma posição. Não tenho nenhuma em voo.

ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica 2upwuoo

ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica 29lmya8

ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica 2445k5f

ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica Rihy7k

ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica 352q8ns

ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica Vde7g0

Cumprimentos

Francisco Fernandes

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica Empty Re: ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica

Mensagem por Luis Silva Ter Set 27, 2016 4:00 am

Eu no dia 24 estive lá e apenas vi uma Pluvialis, que me pareceu uma squatarola. Tive uns 15 min a olhar para o bicho, mas ele estava a descansar e nunca tirou a cabeça do meio das penas, por outro lado vi claramente as supra caudais brancas, que penso que seja diagnosticamente

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica Empty Re: ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica

Mensagem por pedro121 Ter Set 27, 2016 4:33 am

Francisco Fernandes escreveu:
Pedro tenho mais umas fotos da ave do dia 26. Mas ja foram tiradas muito longe e todas na mesma posição. Não tenho nenhuma em voo.


Ok, com estas não há duvidas que é uma apricaria.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica Empty Re: ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica

Mensagem por pedro121 Ter Set 27, 2016 4:37 am

Luis Silva escreveu: por outro lado vi claramente as supra caudais brancas, que penso que seja diagnosticamente

Sim, são diagnosticantes para cinzenta, mas é algo que eu normalmente não presto muita atenção, porque ou a ave está perto e então é claramente cinzenta, ou está longe e em posições que não é visível, por isso tendencialmente não utilizo muito. No entanto é diagnosticante,por isso para aves paradas/em alimentação é mais util.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica Empty Re: ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica

Mensagem por Francisco Fernandes Ter Set 27, 2016 4:49 am

Obrigado Pedro R. Smile

Francisco Fernandes

Número de Mensagens : 87
Data de inscrição : 16/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica Empty Re: ID - Pluvialis apricaria / Pluvialis dominica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos