ID Sylvia
+5
Carlos Pacheco
Gonçalo Elias
pedro121
PNicolau
Daniel Raposo
9 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
ID Sylvia
Foi a fotografia possível, uma vez que o bicho não parou de saltar de uma moita para a outra... no terreno tb não a consegui ver com detalhe, sendo que a impressão que me ficou foi de um bicho ligeiramente maior do que uma S. melanocephala (mais redondinho) com cabeça e talvez os "ombros" acinzentados e linhas brancas nas laterais da cauda. Opiniões?
- Cabranosa, Sagres (02-10-2016)
- Cabranosa, Sagres (02-10-2016)
Re: ID Sylvia
Hmm.. hortensis?
Tenho de pensar melhor
Tenho de pensar melhor
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Pois, bem hortensis não é, as proporções estão erradas, mas não vamos lá, aquela sombra na cabeça estraga tudo.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
E porque não S. borin?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
borin seria o meu palpite
Carlos Pacheco- Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira
Olá a todos,
Penso que não poderá ser S. borin: segundo a descrição tinha as margens da cauda brancas e segundo a foto o bico parece demasiado alongado (em particular se tivermos em conta o ângulo em que está a cabeça).
Não consigo excluir tratar-se de um S. curruca. Vejo ali algumas características a favor: margens da cauda brancas, patas escuras, formato do corpo e formato do bico. Apenas não consigo compreender bem as cores do dorso, asas e cabeça.
Penso que não poderá ser S. borin: segundo a descrição tinha as margens da cauda brancas e segundo a foto o bico parece demasiado alongado (em particular se tivermos em conta o ângulo em que está a cabeça).
Não consigo excluir tratar-se de um S. curruca. Vejo ali algumas características a favor: margens da cauda brancas, patas escuras, formato do corpo e formato do bico. Apenas não consigo compreender bem as cores do dorso, asas e cabeça.
Pedro Pereira- Número de Mensagens : 235
Local : Centro-Sul
As asas também me parecem curtas para borin.
Eu acho que estou com o Pedro, Sylvia sp. deve ser a conclusão mais provável.
Eu acho que estou com o Pedro, Sylvia sp. deve ser a conclusão mais provável.
Última edição por PNicolau em Qui Out 06, 2016 2:33 pm, editado 1 vez(es)
Tomei a liberdade de editar a foto, aumentando um pouco o "flash" e saturando mais as cores.
Depois deste "tratamento", passei a ver aqui uma S. communis.
Depois deste "tratamento", passei a ver aqui uma S. communis.
... Sylvia sp.
Carlos Pacheco- Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira
S. borin tb não achei que fosse pois vi claramente as margens brancas na cauda. S. curruca era malha, até foi vista uma na zona no dia a seguir... mas não consigo apresentar qq argumento a favor de tal identificação Fico-me por uma Sylvia sp., pois já calculava que não se chegasse a conclusão alguma.
Obrigadinho.
Obrigadinho.
Gonçalo Elias escreveu:Depois deste "tratamento", passei a ver aqui uma S. communis.
Para ser communis era expectável que tivesse umas pernas mais ou menos da cor das asas. Também me fico por Sylvia sp.
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Também não me parece ser S. communis, pelo motivo apontado pelo João.
Gostava de poder dizer que é S. curruca, mas apenas consigo dizer que não excluo essa espécie do grupo das possíveis.
Se as patas forem realmente escuras, uma vez que as margens da cauda são brancas, as possibilidades não são muitas.
Mas, uma vez que a ID por exclusão de partes não me parece credível, também me fico por Sylvia sp.
Gostava de poder dizer que é S. curruca, mas apenas consigo dizer que não excluo essa espécie do grupo das possíveis.
Se as patas forem realmente escuras, uma vez que as margens da cauda são brancas, as possibilidades não são muitas.
Mas, uma vez que a ID por exclusão de partes não me parece credível, também me fico por Sylvia sp.
curruca está excluída pelo "anel" ocular.
Toutinegra-de-bigodes não parece mal.
Toutinegra-de-bigodes não parece mal.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Segundo vi nalgumas fotos e ilustrações, o curruca pode ter um anel ocular.
Toutinegra-de-bigodes também é uma possibilidade. Mas estás a considerar que as patas são claras?
Toutinegra-de-bigodes também é uma possibilidade. Mas estás a considerar que as patas são claras?
"Na zona". A uns valentes kms de distância, não foi bem na zonaRaposo escreveu:S. curruca era malha, até foi vista uma na zona no dia a seguir...
Mas isso não interessa, os bichos aparecem em qualquer lado, e certamente andarão várias currucas por este país fora.
Para mim hortensis continua a ser o que "encaixa" melhor, não sei se percebi bem este argumento das proporções.pedro121 escreveu:Pois, bem hortensis não é, as proporções estão erradas
Compreendo a exclusão de hortensis devido às proporções. É uma questão dificil de explicar, mas o corpo parece mais arredondado do que alongado. Além disso também excluiria a hortensis pela presença do tal anel orbital branco (que já foi detectado pelo Pedro Ramalho).
Avaliar estrutura por uma foto...
PNicolau escreveu:Avaliar estrutura por uma foto...
bem, não é apenas uma foto, o observador também a descreve como tendo um corpo arredondado. Mas à parte disso, há a questão do anel orbital.
Pedro Pereira escreveu:PNicolau escreveu:Avaliar estrutura por uma foto...
bem, não é apenas uma foto, o observador também a descreve como tendo um corpo arredondado. Mas à parte disso, há a questão do anel orbital.
[/quote]
segundo a descrição da foto essa ave é uma Sylvia crassirostris e não Sylvia hortensis.
http://aulaenred.ibercaja.es/wp-content/uploads/369_Sylvia_hortensis.pdf
Neste link, por exemplo, não encontras nenhuma Sylvia hortensis com anel orbital branco.
Neste link, por exemplo, não encontras nenhuma Sylvia hortensis com anel orbital branco.
Sim, eu sei que é S. crassirostris, mas as duas não são propriamente muito diferentes.
E a crassirostris está muito mais bem documentada do que a hortensis, a nível fotográfico, pela internet. Portanto, se curruca e crassirostris podem apresentar anel não vejo porque hortensis não possa. Não vejo isso como exclusivo da espécie.
E a crassirostris está muito mais bem documentada do que a hortensis, a nível fotográfico, pela internet. Portanto, se curruca e crassirostris podem apresentar anel não vejo porque hortensis não possa. Não vejo isso como exclusivo da espécie.
PNicolau escreveu:"Na zona". A uns valentes kms de distância, não foi bem na zona
Mas isso não interessa, os bichos aparecem em qualquer lado, e certamente andarão várias currucas por este país fora.
Eu sou alentejano... até 80 km é "logo ali"
PNicolau escreveu:Avaliar estrutura por uma foto...
Neste tópico escreveste "para mim a estrutura vale mais do que os outros aspectos que referiste"
https://aves.forumeiros.com/t21551-ajuda-na-id-felosas
Fico sem perceber se consideras que a estrutura é avaliável por foto ou não...
Página 1 de 2 • 1, 2