Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Perdiz/Alectoris rufa

5 participantes

Ir para baixo

Perdiz/Alectoris rufa Empty Perdiz/Alectoris rufa

Mensagem por F. Barroqueiro Qua Out 26, 2016 2:23 pm

Perdiz/Alectoris rufa 33vni10
F. Barroqueiro
F. Barroqueiro

Número de Mensagens : 5760
Local : Castelo de Vide

Ir para o topo Ir para baixo

Perdiz/Alectoris rufa Empty Re: Perdiz/Alectoris rufa

Mensagem por M.E. Dias da Silva Qua Out 26, 2016 2:28 pm

excelente
M.E. Dias da Silva
M.E. Dias da Silva

Número de Mensagens : 2091
Local : Santo Tirso Portugal (Haia) Holanda

Mensagem por Gilberto Pinelas Qui Out 27, 2016 4:45 am

Excelente registo de uma espécie cuja aparência genética já teve dias melhores nos nossos campos... bela perdiz vermelha!
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Local : Cascais

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Out 27, 2016 9:47 am

Gilberto Pinelas escreveu:Excelente registo de uma espécie cuja aparência genética já teve dias melhores nos nossos campos... bela perdiz vermelha!

Podes elaborar? Tenho ideia que é absolutamente proibido libertar perdizes de outras espécies.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25658

Mensagem por Gilberto Pinelas Sex Out 28, 2016 9:42 am

Olá, Gonçalo.

Sim, é expressamente proibido libertar perdizes de outras espécies. No entanto, nem tudo o que reluz é ouro. E se atentarmos num determinado período após a implantação do famigerado regime cinegético ordenado, e tu soubesses como foram realizados alguns repovoamentos ou reforços em algumas zonas de caça, e as consequências que isso trouxe aos nossos campos, às populações autóctones de perdiz vermelha, certamente não estarias agora surpreendido.

Este assunto dava pano para mangas se quiséssemos esmiuça-lo...

Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Mensagem por Paulo Lemos Sex Out 28, 2016 3:50 pm

Gostava é de saber ao certo se o que aconteceu ao coelho-bravo. Se o problema não passa muito por aí e até por "técnicas" bem actuais.

Tudo bem que as populações sofrem evolução e que grandes alterações morfológicas e comportamentais são possíveis em poucos anos, em espécies de elevada capacidade de reprodução. Eu, neste caso, é que não estou convencido Wink
Onde está o nosso coelho bravo, outrora anualmente vitima de moléstias, de números superiores de predadores e até de tantos gatos e cães vadios, de ser repasto para dezenas de casais de butios na minha região (onde hj há menos bútios a criar), e tão caçado era por malta que varria os campos, mas sempre o vi abundante e repovoante até tempos recentes?
A lista de diferenças a apontar ao novo coelho é gigante (tal como alguns coelhos o são agora), tive alguns que encontrava "perdidos" ou feridos e alimentei a biberão, vi os restantes no mato como se relacionavam na ecologia de cada local e o equilibrio entre populações, predadores e doenças, como se defendiam, criavam, socializavam. Hoje tudo diferente, muito mais do que qualquer alteração no ecossistema ou espécie testemunhada.
Tudo algo empírico, eu sei, mas quaisquer outros argumentos não me convencem por melhor que os queiram sustentar.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha

Mensagem por Gilberto Pinelas Seg Out 31, 2016 5:02 am

Olá, Paulo Lemos

E qual é a sua "tese", mesmo empírica que seja, para o desaparecimento do nosso coelho bravo (Oryctolagus cuniculus) e a consequente diminuição da população de rapinas (Buteo buteo) na sua e outras regiões?
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo