Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na ID - passeriformes

3 participantes

Ir para baixo

Ajuda na ID - passeriformes Empty Ajuda na ID - passeriformes

Mensagem por Miguel Berkemeier Ter Nov 01, 2016 4:39 pm

Costa de Caparica - 27/10/2016
Antes de mais devo referir o estranho fenómeno de ver durante cerca de uma hora mais de 100 A. pratensis bem como algumas dezenas de Motacillas de várias espécies a voar de noroeste para sudeste, vindo claramente a voar por cima do mar e passando por cima das praias (algumas por cima de mim e dos esporões) indo para terra, em migração suponho! É comum, logo pela manhã isto acontecer nesta altura do ano?
Este grande bando é de petinhas? Estavam longe e pareciam maiores, na altura pensei em tordos mas o tipo de voo não fazia sentido, nem sei se migram de dia...
Ajuda na ID - passeriformes 10ckbac
Ajuda na ID - passeriformes 214z05g
Ajuda na ID - passeriformes 2dj2wds
Ajuda na ID - passeriformes 2eaih5d
Ajuda na ID - passeriformes 33f6net
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na ID - passeriformes Empty Re: Ajuda na ID - passeriformes

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 01, 2016 4:47 pm

Miguel Berkemeier escreveu:
Antes de mais devo referir o estranho fenómeno de ver durante cerca de uma hora mais de 100 A. pratensis bem como algumas dezenas de Motacillas de várias espécies a voar de noroeste para sudeste, vindo claramente a voar por cima do mar e passando por cima das praias (algumas por cima de mim e dos esporões) indo para terra, em migração suponho!

repara que elas não vinham do mar, podem ter descido a costa ocidental portuguesa até ao cabo Raso, depois virado para Cascais e depois até Oeiras e aí ao verem que havia terra do outro lado atravessado em diagonal directamente de Oeiras para a Costa, dando a sensação de virem do mar.

Miguel Berkemeier escreveu:na altura pensei em tordos mas o tipo de voo não fazia sentido, nem sei se migram de dia...

Creio que todos os turdídeos são migradores nocturnos.
Os motacilídeos são migradores diurnos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25661

Mensagem por pedro121 Ter Nov 01, 2016 4:52 pm

lavercas? fringilideos?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por Miguel Berkemeier Ter Nov 01, 2016 5:08 pm

Ahh ok Gonçalo, obrigado pela informação, de facto creio que faz todo o sentido!
Pois Pedro... eu sei que largas dezenas de petinhas-dos-prados passaram por lá nessa manhã, porque ouvia-as bastante bem, mas eram carradas de passeriformes, já percebi que de imensas espécies...
Mas os destas fotos, com aquelas cores no peito e cabeça não dão para identificar?
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo