Ajuda na ID - passeriformes
3 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Ajuda na ID - passeriformes
Costa de Caparica - 27/10/2016
Antes de mais devo referir o estranho fenómeno de ver durante cerca de uma hora mais de 100 A. pratensis bem como algumas dezenas de Motacillas de várias espécies a voar de noroeste para sudeste, vindo claramente a voar por cima do mar e passando por cima das praias (algumas por cima de mim e dos esporões) indo para terra, em migração suponho! É comum, logo pela manhã isto acontecer nesta altura do ano?
Este grande bando é de petinhas? Estavam longe e pareciam maiores, na altura pensei em tordos mas o tipo de voo não fazia sentido, nem sei se migram de dia...
Antes de mais devo referir o estranho fenómeno de ver durante cerca de uma hora mais de 100 A. pratensis bem como algumas dezenas de Motacillas de várias espécies a voar de noroeste para sudeste, vindo claramente a voar por cima do mar e passando por cima das praias (algumas por cima de mim e dos esporões) indo para terra, em migração suponho! É comum, logo pela manhã isto acontecer nesta altura do ano?
Este grande bando é de petinhas? Estavam longe e pareciam maiores, na altura pensei em tordos mas o tipo de voo não fazia sentido, nem sei se migram de dia...
Miguel Berkemeier- Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Re: Ajuda na ID - passeriformes
Miguel Berkemeier escreveu:
Antes de mais devo referir o estranho fenómeno de ver durante cerca de uma hora mais de 100 A. pratensis bem como algumas dezenas de Motacillas de várias espécies a voar de noroeste para sudeste, vindo claramente a voar por cima do mar e passando por cima das praias (algumas por cima de mim e dos esporões) indo para terra, em migração suponho!
repara que elas não vinham do mar, podem ter descido a costa ocidental portuguesa até ao cabo Raso, depois virado para Cascais e depois até Oeiras e aí ao verem que havia terra do outro lado atravessado em diagonal directamente de Oeiras para a Costa, dando a sensação de virem do mar.
Miguel Berkemeier escreveu:na altura pensei em tordos mas o tipo de voo não fazia sentido, nem sei se migram de dia...
Creio que todos os turdídeos são migradores nocturnos.
Os motacilídeos são migradores diurnos.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
lavercas? fringilideos?
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Ahh ok Gonçalo, obrigado pela informação, de facto creio que faz todo o sentido!
Pois Pedro... eu sei que largas dezenas de petinhas-dos-prados passaram por lá nessa manhã, porque ouvia-as bastante bem, mas eram carradas de passeriformes, já percebi que de imensas espécies...
Mas os destas fotos, com aquelas cores no peito e cabeça não dão para identificar?
Pois Pedro... eu sei que largas dezenas de petinhas-dos-prados passaram por lá nessa manhã, porque ouvia-as bastante bem, mas eram carradas de passeriformes, já percebi que de imensas espécies...
Mas os destas fotos, com aquelas cores no peito e cabeça não dão para identificar?
Miguel Berkemeier- Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal