Ajuda na ID - Som
4 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Ajuda na ID - Som
Turdus philomelos?
(Mt. de Caparica - Nov 2016)
(Mt. de Caparica - Nov 2016)
Miguel Berkemeier- Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Re: Ajuda na ID - Som
Se é que é um tordo...
Concordo com philomelos e um pisco no final
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Hum... às vezes até o que é muito parecido...
Que árvores grandes são aquelas ao fundo?
Cantava de onde e a que distancia e horas?
Fugiu alguma ave maior da zona ou ouviam-se mais "alarmes" alem do pisco?
Que árvores grandes são aquelas ao fundo?
Cantava de onde e a que distancia e horas?
Fugiu alguma ave maior da zona ou ouviam-se mais "alarmes" alem do pisco?
Paulo Lemos- Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Muito obrigado!
As árvores são pinheiros, não percebi de onde cantava, só sei que da vegetação, possivelmente até dos pinheiros e eram cerca de 17h, mesmo já perto do fim da tarde. Andavam lá dezenas e dezenas de tordos (tanto philomelos como iliacus, mas em muito menor quantidade) e também 1 açor mas noutro sítio.
As árvores são pinheiros, não percebi de onde cantava, só sei que da vegetação, possivelmente até dos pinheiros e eram cerca de 17h, mesmo já perto do fim da tarde. Andavam lá dezenas e dezenas de tordos (tanto philomelos como iliacus, mas em muito menor quantidade) e também 1 açor mas noutro sítio.
Tenho definitivamente de arranjar umas colunas mais potentes, porque mal consigo ouvir, quanto mais identificar seguramente.
Se os sons agudos (mais baixo) vêm da mesma ave, é muito parecido com um tordo. Nesta altura contamos cá com cantos "estrangeiros" (e esse vídeo cabe como exemplo comum disso) e é também vulgar que alguns jovens treinem, em tons mais baixos, mas não sendo tão frequente ouvir um "pleno e sonoro" canto de tordo nesta época, a essa hora, e nesse ambiente. Pelo menos na minha experiência.
Contudo sei que algumas das passagens do tordo incluem em "segunda mão" sons de aflição de aves, eventualmente presas de gavião (por exemplo). Variadas aves incluem estes sons (de aflição), por vezes já modificados no canto conforme espécie e individuo que os inclui. Esse legado passa por gerações e "deturpa-se" até a fonte original ser quase irreconhecível (décadas ou milénios quem sabe, e afinal que historial têm os cantos mais comuns das nossas espécies, se não são "inatos"?) mas nalguns casos são regularmente aferidos pelo som original nos campos, pois oportunidades não faltam. Nalguns casos vão assim conservando alguma fidelidade com o original, mas nem sempre é fácil provar que alguns dos sons do repertório do tordo tiveram A ou B origem (mas, conhecendo os sons originais, a semelhança é muito óbvia nalguns).
Quanto aos gritos de aflição imitados, abrange muitas espécies de aves ou mamíferos (conheço casos de ratazana, coelho-bravo, rato-de-água "aflitos", incluídos no canto algumas aves, ou choros de crias de toirão, etc.).
Por muito que a voz e "estilo" pareça a de um tordo "importado" nessa gravação, e menos de um animal aflito "ao vivo", não consigo identificar seguramente.
Tens de fazer gravações mais longas e eu compro umas colunas...
Se os sons agudos (mais baixo) vêm da mesma ave, é muito parecido com um tordo. Nesta altura contamos cá com cantos "estrangeiros" (e esse vídeo cabe como exemplo comum disso) e é também vulgar que alguns jovens treinem, em tons mais baixos, mas não sendo tão frequente ouvir um "pleno e sonoro" canto de tordo nesta época, a essa hora, e nesse ambiente. Pelo menos na minha experiência.
Contudo sei que algumas das passagens do tordo incluem em "segunda mão" sons de aflição de aves, eventualmente presas de gavião (por exemplo). Variadas aves incluem estes sons (de aflição), por vezes já modificados no canto conforme espécie e individuo que os inclui. Esse legado passa por gerações e "deturpa-se" até a fonte original ser quase irreconhecível (décadas ou milénios quem sabe, e afinal que historial têm os cantos mais comuns das nossas espécies, se não são "inatos"?) mas nalguns casos são regularmente aferidos pelo som original nos campos, pois oportunidades não faltam. Nalguns casos vão assim conservando alguma fidelidade com o original, mas nem sempre é fácil provar que alguns dos sons do repertório do tordo tiveram A ou B origem (mas, conhecendo os sons originais, a semelhança é muito óbvia nalguns).
Quanto aos gritos de aflição imitados, abrange muitas espécies de aves ou mamíferos (conheço casos de ratazana, coelho-bravo, rato-de-água "aflitos", incluídos no canto algumas aves, ou choros de crias de toirão, etc.).
Por muito que a voz e "estilo" pareça a de um tordo "importado" nessa gravação, e menos de um animal aflito "ao vivo", não consigo identificar seguramente.
Tens de fazer gravações mais longas e eu compro umas colunas...
Paulo Lemos escreveu:Quanto aos gritos de aflição imitados, abrange muitas espécies de aves ou mamíferos (conheço casos de ratazana, coelho-bravo, rato-de-água "aflitos", incluídos no canto algumas aves, ou choros de crias de toirão, etc.).
Há alguma espécie de mamífero que faça um som parecido com este?
Eu só consigo ouvir ali um tordo-pinto, claro que depois há sempre os "imitadores" como os estorninhos e o chapim-real (que não me parece). Tendo em conta o que o Miguel disse de estarem muitos tordos no local, o som que se consegue escutar para mim é um philomelos.
João Tomás escreveu:
Há alguma espécie de mamífero que faça um som parecido com este?
Firarias surpreendido. Mamíferos e aves produzem desses tipos de sons, que também variam como decorre a captura ou matança.
Contudo há 3 detalhes que apontam mais para Tordo: um som muito agudo e longo, no aparente período de silencio (mas é pouco audível no vídeo), as duas variações (inicial e final), e o tom que é comum à espécie mas na minha opinião teve "tudo" origem que no sugeri (não directamente mas legado de geração em geração). É possível que as variações regionais da espécie possam acusar diferentes espécies emitadas/deturpadas (parece-me).
Nunca se sabe
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Helder Vieira escreveu:Nunca se sabe Rolling Eyes
Não me lembrei dessa hipótese. Miguel a gravação foi em que dia da semana?
Helder Vieira escreveu:Nunca se sabe
https://2img.net/h/oi67.tinypic.com/1z56rt5.png
Não faço ideia como soa uma coisa dessas, mas ganhou pela possibilidade mais rebuscada .
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos