Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Natureza ao assalto do Paralelo 38

Ir para baixo

Natureza ao assalto do Paralelo 38 Empty Natureza ao assalto do Paralelo 38

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jul 12, 2009 4:47 pm

Natureza ao assalto do Paralelo 38

Há quase seis décadas, a linha que hoje separa as Coreias era um campo de batalha. Soviéticos, americanos e coreanos, dos dois lados, chocaram naquela estreita faixa de terra, sobre o Paralelo 38, até concordarem numa trégua que traçou por ali uma das fronteiras mais geladas da Guerra Fria.

Desde então que os soldados vigiam, de um lado e do outro, aquela terra de ninguém, mantendo-a uma das mais impenetráveis do planeta. O corredor de 4 quilómetros de largo e 238 de comprimento que une o mar Amarelo e o mar de Leste, de cada lado da península coreana, é um completo vazio de gente. E na ausência de humanidade, foi a natureza que tomou de assalto o lugar.

Com o passar dos anos, as crateras abertas pelas bombas foram cobertas de verde e o silvar das balas e os gritos dos homens calaram-se para se fazerem ouvir os animais. A terra, que está na linha de tensão entre os Governos inimigos de Pyongyang e Seul, tornou-se num improvável santuário animal.

"Este é o melhor lugar do mundo para observar grous [ave pernalta]," explicou ao jornal espanhol El Mundo o biólogo, Yin Ik Tae, da localidade de Cheorwon, uma das mais próximas da fronteira.

Segundo o cientista sul-coreano juntam-se ali cinco das 15 espécies de grous existentes no planeta. Entre elas estão os raros grous-de-coroa-vermelha, dos quais só restam 2500 espécimes em todo o mundo. A maioria chega aos arrozais e colinas da zona desmilitarizada no Inverno. No Verão, quando a temperatura sobe, migram para a Sibéria à procura do frio.

A partida dos grous não leva a vida daquele lugar que, apesar dos constrangimentos, começa a atrair cada mais turistas. No pico do calor, o lago Dongson é o ponto de encontro de outras espécies de aves como garças, corvos-marinhos-de-faces-brancas e águias-pesqueiras.

O lago estende-se para lá da zona desmilitarizada de fronteira, alguns quilómetros para dentro do território da Coreia do Sul. Essa ainda é uma zona restrita aos militares e para lá entrar é necessária uma autorização do exército.

Recentemente, os agricultores começaram a trabalhar os campos. Mas ninguém ali dorme. Ao entardecer todos regressam, deixando a terra, disputada pelas duas superpotências, entregue à bicharada.

Além das aves, outros animais e plantas raros encontram refúgio entre as fortificações erguidas pelos coreanos do Norte e do Sul. O tigre- -da-sibéria, o leopardo-oriental e o urso-negro asiático são dos mais espectaculares. Na fauna, destacam-se o bordo-da-noruega e a zelkova.

As regras forçadas pela divisão da Península da Coreia são o melhor seguro de vida deste ecossistema que está quase à mesma latitude que Portugal - Lisboa também é cruzada pelo Paralelo 38.

A zona desmilitarizada faz um contraste absoluto com o restante território da Coreia do Sul, sobrepovoado - 48 milhões de habitantes para cem mil km2 - e repleto de fábricas poluentes. Esta Coreia capitalista e liberal entrou em industrialização acelerada nas últimas décadas, a ponto de se tornar na 12.ª economia do mundo.

Por isso, ao contrário da Coreia do Norte, rural e subdesenvolvida, as preocupações ambientais começaram a entrar na agenda de Seul e a zona de fronteira assume um interesse especial.

Há vários projectos para que a reserva se torne património da Humanidade da UNESCO. Uma das iniciativas conta com o apoio do fundador da CNN, Ted Turner, depois de ter feito uma visita, em 2005.

Para isso, é necessário que as duas Coreias se entendam e a Península seja reunificada. Um sonho longe de se tornar realidade. Nos últimos meses, Pyongyang desafiou o mundo e ameaçou a vizinha ao lançar vários mísseis e fazer o segundo teste nuclear da sua história. Mas enquanto os coreanos continuarem de costas voltadas, a natureza continuará senhora do Paralelo 38.

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1305750
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos