Pedido de ID 16-17 Dezembro
4 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Pedido de ID 16-17 Dezembro
Olá.
De volta para tirar umas dúvidas em relação a sons...
Os sons foram feitos a semana passada de manhã no concelho de Cinfães entre as 12 e as 13h.
1-
Online recording software >>
O que canta acho que é um pisco (certo?). Depois o rrrrrr rrrrrr estou na dúvida se é uma carriça ou outra coisa qualquer (quem sabe um insecto até). Estive a estudar a carriça no xenocanto, mas este som parece-me ter uma frequência um pouco mais rápida do que uma carriça..
2-
Record and upload voice >>
Acho que neste é a mesma coisa só que o mesmo call repetido duas vezes em sequência:
Record music and voice >>
É uma trepadeira do sul?!
Acho que também há um som de chapim real lá pelo meio certo?
Obrigado
De volta para tirar umas dúvidas em relação a sons...
Os sons foram feitos a semana passada de manhã no concelho de Cinfães entre as 12 e as 13h.
1-
O que canta acho que é um pisco (certo?). Depois o rrrrrr rrrrrr estou na dúvida se é uma carriça ou outra coisa qualquer (quem sabe um insecto até). Estive a estudar a carriça no xenocanto, mas este som parece-me ter uma frequência um pouco mais rápida do que uma carriça..
2-
Record and upload voice >>
Acho que neste é a mesma coisa só que o mesmo call repetido duas vezes em sequência:
Record music and voice >>
É uma trepadeira do sul?!
Acho que também há um som de chapim real lá pelo meio certo?
Obrigado
luis correia- Número de Mensagens : 599
Local : Alicante - Espanha
Re: Pedido de ID 16-17 Dezembro
Ora aqui vai:
1 - é um pisco que canta e o tal "rrrrr" é o alarme de uma carriça.
2 - foi gravado entre as 12h e as 13h também? de que tipo de habitat vinha o som?
3 - sim, há uns agudos muito ténues que são da trepadeira. O chapim não consigo perceber onde está... há duas notas que aparecem isoladas mas que nao arrisco.
1 - é um pisco que canta e o tal "rrrrr" é o alarme de uma carriça.
2 - foi gravado entre as 12h e as 13h também? de que tipo de habitat vinha o som?
3 - sim, há uns agudos muito ténues que são da trepadeira. O chapim não consigo perceber onde está... há duas notas que aparecem isoladas mas que nao arrisco.
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Olá,
o 2 parece-me ser esta vocalização da Prunella modularis http://www.xeno-canto.org/345916
o 2 parece-me ser esta vocalização da Prunella modularis http://www.xeno-canto.org/345916
Pedro Pereira- Número de Mensagens : 235
Local : Centro-Sul
2- Sim. Som vinha de zona densa de carvalhos/azinheiras/sei lá pequenos (alguém me recomenda um livro para aprender sobre as plantas da Peninsula Ibérica ? not kidding , quero mesmo aprender sobre plantas) com ramagem/mato denso, em redor haviam campos de erva e zonas de silvado muito denso.
3- Segundo 11 a 13, é muito tenue.
Obrigado.
Obrigado.
Pedro Pereira escreveu:Olá,
Elas costumam-se esconder ou são aves que se deixam ver?
É que tenho saído quase todos os dias aqui no último mês e ainda não vi nenhuma ferreirinha.
luis correia escreveu:Pedro Pereira escreveu:Olá,
Elas costumam-se esconder ou são aves que se deixam ver?
É que tenho saído quase todos os dias aqui no último mês e ainda não vi nenhuma ferreirinha.
Não leves isto como regra, mas no inverno tendem a ser discretas.
luis correia escreveu:2- Sim. Som vinha de zona densa de carvalhos/azinheiras/sei lá pequenos (alguém me recomenda um livro para aprender sobre as plantas da Peninsula Ibérica ? not kidding , quero mesmo aprender sobre plantas) com ramagem/mato denso, em redor haviam campos de erva e zonas de silvado muito denso.
Obrigado.
Que tipo de plantas? Só lenhosas? ou lenhosas e herbáceas? se também quiseres herbáceas, queres saber TODAS as espécies? ou bastam os géneros? para levar para o campo? ou para ter em casa?
Pedro Pereira escreveu:Olá,
Foi nessa mesmo que pensei. Mas antes queria ter a certezas do habitat. Luís mas o som vinha das árvores? Ou do meio do silvado? Mas sim, concordo com o call da prunella.
luiscorreia escreveu:3- Segundo 11 a 13, é muito tenue.
Não arrisco nada.
Estava a pensar principalmente nas lenhosas, mas se calhar saber algo sobre herbáceas era fixe também (mas até à familia já era mais do que suficiente, não quero virar expert em plantas, só ter umas bases minimamente decentes). Mas provavelmente meter herbáceas ao barulho já começa a tornar a coisa muito pesada para andar com ela atrás (a ideia seria levar para o campo).
Enquanto escrevia este post fiz uma googlada e tropecei no site
http://flora-on.pt/#
Fiquei extremamente impressionado com a quantidade e acessibilidade da informação que lá tem sobre plantas em pt.
Se calhar fui eu a imaginar o chapim real, é que acho que andavam lá na altura.
Eu acho que o som vinha das árvores.
Enquanto escrevia este post fiz uma googlada e tropecei no site
http://flora-on.pt/#
Fiquei extremamente impressionado com a quantidade e acessibilidade da informação que lá tem sobre plantas em pt.
Se calhar fui eu a imaginar o chapim real, é que acho que andavam lá na altura.
Eu acho que o som vinha das árvores.
luiscorreia escreveu:Eu acho que o som vinha das árvores.
As ferreirinhas não são muito de árvores. Mas é de facto uma ferreirinha... apeser de inicialmente o som me ter parecido ligeiramente mais agudo do que o que costumo ouvir!! Talvez seja das colunas mas ao ouvir melhor sim é!
E eu a pensar que já começava a dominar a trepadeira
Realmente o call da ferreirinha parece ser quase sempre mais pausado do que o da trepadeira do sul.
Realmente o call da ferreirinha parece ser quase sempre mais pausado do que o da trepadeira do sul.
Pois, daqui apenas acho que estes "sons" devia ser editados com som mais "alto". É que é mais o barulho da interferência do PC nas colunas, do que ouço os pássaros.
O mesmo volume de som que se ouve no xeno já chegava. Isso está extremamente baixo.....
O mesmo volume de som que se ouve no xeno já chegava. Isso está extremamente baixo.....
Paulo Lemos- Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Paulo Lemos escreveu:Pois, daqui apenas acho que estes "sons" devia ser editados com som mais "alto". É que é mais o barulho da interferência do PC nas colunas, do que ouço os pássaros.
Então não ias comprar umas colunas novas!?
luis correia escreveu:Estava a pensar principalmente nas lenhosas, mas se calhar saber algo sobre herbáceas era fixe também (mas até à familia já era mais do que suficiente, não quero virar expert em plantas, só ter umas bases minimamente decentes). Mas provavelmente meter herbáceas ao barulho já começa a tornar a coisa muito pesada para andar com ela atrás (a ideia seria levar para o campo).
Sim o flora.org é um site excelente.
Este é um bom guia de campo generalista para quem quer conhecer as famílias das plantas do mediterraneo e algumas das suas espécies mais representativas, mas não tem todas as espécies de lenhosas portuguesas: http://www.nhbs.com/title/134326/wild-flowers-of-the-mediterranean
O próximo guia penso estar esgotado. Mas é para mim um dos melhores guias das nossas espécies de lenhosas. Não sei se consegues arranjar em papel ou sacar na net em alugum lado: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/6250
refiro-me ao volume 9 desta colecção: http://static.publico.pt/coleccoes/arvoresflorestasportugal/microsite_vol9.htm
Há um guia espanhol de lenhosas que só folhei uma vez, mas pareceu-me bastante completo: https://www.amazon.es/Gu%C3%ADa-%C3%A1rboles-arbustos-Pen%C3%ADnsula-Ib%C3%A9rica/dp/8484763129 Acho que este tem duas versões: uma versão guia de campo e outra Handbook.
luis correia escreveu:Paulo Lemos escreveu:Pois, daqui apenas acho que estes "sons" devia ser editados com som mais "alto". É que é mais o barulho da interferência do PC nas colunas, do que ouço os pássaros.
Então não ias comprar umas colunas novas!?
Sim, mas o que é que o ** tem a ver com as calças? 🦊
Como sugestão, uma dica útil (para mim foi, nem que seja porque já tinha esquecido esse programa instalado):
Ricardo Melo escreveu:Olá, Paulo.Paulo Lemos escreveu:Qual o melhor programa gratuito que vocês usam para editar som (que possibilite ampliar o que me interessa)?
O Audacity é gratuito e faz um excelente trabalho.
Obrigado pelas dicas.
O último pelo que vi parece ser uma opção muito interessante.
Eu vou viver para Espanha a partir de Janeiro (também la estive nos últimos 5-6 anos a maior parte do tempo), por isso o espanhol não é problema, e o livro tem os nomes em todas as línguas da península ibérica.
Bem, vai para o fundo da lista dos hobbies, na frente da lista ainda está a câmara fotográfica, binóculos e telescópio. Algum dia
O último pelo que vi parece ser uma opção muito interessante.
Eu vou viver para Espanha a partir de Janeiro (também la estive nos últimos 5-6 anos a maior parte do tempo), por isso o espanhol não é problema, e o livro tem os nomes em todas as línguas da península ibérica.
Bem, vai para o fundo da lista dos hobbies, na frente da lista ainda está a câmara fotográfica, binóculos e telescópio. Algum dia
Paulo nem sabia que existiam programas para fazer isso, vou ver isso.
Realmente o programa faz milagres.
Muito útil a ferramenta de cortar também.
Aqui vão os sons melhorados então:
Audio and voice recording >>
(meti-me a testar umas coisas neste, ficou meio esquisito)
Audio recording >>
Vê lá agora se antes do call não ouves alguma coisa João.
Muito útil a ferramenta de cortar também.
Aqui vão os sons melhorados então:
Audio and voice recording >>
(meti-me a testar umas coisas neste, ficou meio esquisito)
Audio recording >>
Vê lá agora se antes do call não ouves alguma coisa João.