Id limícola Ria de Alvor
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Id limícola Ria de Alvor
Olá, boa noite. Eu acho que a ave nas fotos é um perna-vermelha-bastarda, estarei certo?
Alexandre Guerreiro- Número de Mensagens : 207
Re: Id limícola Ria de Alvor
perna-vermelha-comum
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Fiquei com duvidas, porque o bico é maior e tem a ligeira curva na ponta.
Obrigado
Obrigado
Bom dia,
Para mim é um perna-vermelha-escuro (Tringa erythropus).
Para além do comprimento e forma do bico referidos pelo Alexandre, noto as patas compridas, o corpo alongado e elegante, o supercílio muito largo entre o olho e o bico (acima do loro), o abdómen muito branco, etc.
Cumprimentos
Para mim é um perna-vermelha-escuro (Tringa erythropus).
Para além do comprimento e forma do bico referidos pelo Alexandre, noto as patas compridas, o corpo alongado e elegante, o supercílio muito largo entre o olho e o bico (acima do loro), o abdómen muito branco, etc.
Cumprimentos
Eu estou com dificuldades em ver um Totanus, a estrutura como diz o Luis é de erythropus.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
De acordo quanto à estrutura, mas na plumagem não estou muito de acordo.
Entendo que possa haver dificuldade em ver aqui um totanus, mas também tenho dificuldade em dizer que isto é um erythropus.
@Alexandre, dá para meteres aqui um crop da ave? Mesmo que perca alguma qualidade.
Ou então mais fotos.
Entendo que possa haver dificuldade em ver aqui um totanus, mas também tenho dificuldade em dizer que isto é um erythropus.
@Alexandre, dá para meteres aqui um crop da ave? Mesmo que perca alguma qualidade.
Ou então mais fotos.
Sim mas o resto nem por isso..pedro121 escreveu:Eu estou com dificuldades em ver um Totanus, a estrutura como diz o Luis é de erythropus.
Eu inclino-me mais para totanus, mas mais fotos por favor.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:
Eu inclino-me mais para totanus, mas mais fotos por favor.
Sim, a 2ª foto em que a ave está a olhar para "cá" muda a percepção e nessa parece um totanus.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Estive a fazer zoom no computador para ver melhor a ave e uma das características que fica mais evidente é que a ave tem vermelho na base em ambas as mandíbulas. Esta característica exclui completamente a possibilidade de ser erythropus.
Olá de novo,
Parece que o Alexandre Guerreiro tinha razão e a ID desta limícola não é linear...
Nas três imagens a luz vem da esquerda. Nas fotos 1 e 3 (numerando de cima para baixo) a base do bico está à sombra. Na foto 2 a base do bico está ao sol mas a brilhar fortemente. A presença de vermelho na mandíbula superior para mim não é "evidente" em nenhuma das imagens. Vamos ver se o Alexandre fornece imagens que esclareçam isto.
+Cumprimentos
Parece que o Alexandre Guerreiro tinha razão e a ID desta limícola não é linear...
Nas três imagens a luz vem da esquerda. Nas fotos 1 e 3 (numerando de cima para baixo) a base do bico está à sombra. Na foto 2 a base do bico está ao sol mas a brilhar fortemente. A presença de vermelho na mandíbula superior para mim não é "evidente" em nenhuma das imagens. Vamos ver se o Alexandre fornece imagens que esclareçam isto.
+Cumprimentos
Bom dia,
Como não apareceram novas imagens, resolvi olhar melhor para estas.
Reconheço que, mesmo com o bico à sombra, nas fotos 1 e 3 parece haver laranja na base da mandíbula superior. Além disso, o bicho aparenta ser muito castanho (coisa que inicialmente atribuí a um ligeiro aumento da saturação na foto) e com riscas e outras marcas no peito e flancos aparentemente incompatíveis com erythropus. Ou seja, tem que ser um totanus. Boa Gonçalo (e Pedro Nicolau)!
Ficaria por explicar a estrutura algo atípica, sobretudo o comprimento do bico (o resto talvez seja apenas da postura). Por isso perguntei ao Killian Mullarney se já tinha visto algum totanus com bico assim. Ele colocou a hipótese de ser um "perna-vermelha-oriental". Só com estas fotos (e, mesmo que haja outras, devem ter sido obtidas à mesma distância, etc) é impossível explorar melhor esta possibilidade. De qualquer modo, colo abaixo dois links interessantes e fica o alerta para esta possibilidade, de que eu não estava ciente. T. t. ussuriensis supostamente inverna no Mediterrâneo Oriental, pelo que a sua ocorrência na Europa Ocidental talvez não seja improvável. Os anilhadores de limícolas, em particular, deverão estar "a pau" com isto...
+Cumprimentos
http://www.hbw.com/species/common-redshank-tringa-totanus
https://digdeep1962.wordpress.com/2013/10/02/asianredshanks
Como não apareceram novas imagens, resolvi olhar melhor para estas.
Reconheço que, mesmo com o bico à sombra, nas fotos 1 e 3 parece haver laranja na base da mandíbula superior. Além disso, o bicho aparenta ser muito castanho (coisa que inicialmente atribuí a um ligeiro aumento da saturação na foto) e com riscas e outras marcas no peito e flancos aparentemente incompatíveis com erythropus. Ou seja, tem que ser um totanus. Boa Gonçalo (e Pedro Nicolau)!
Ficaria por explicar a estrutura algo atípica, sobretudo o comprimento do bico (o resto talvez seja apenas da postura). Por isso perguntei ao Killian Mullarney se já tinha visto algum totanus com bico assim. Ele colocou a hipótese de ser um "perna-vermelha-oriental". Só com estas fotos (e, mesmo que haja outras, devem ter sido obtidas à mesma distância, etc) é impossível explorar melhor esta possibilidade. De qualquer modo, colo abaixo dois links interessantes e fica o alerta para esta possibilidade, de que eu não estava ciente. T. t. ussuriensis supostamente inverna no Mediterrâneo Oriental, pelo que a sua ocorrência na Europa Ocidental talvez não seja improvável. Os anilhadores de limícolas, em particular, deverão estar "a pau" com isto...
+Cumprimentos
http://www.hbw.com/species/common-redshank-tringa-totanus
https://digdeep1962.wordpress.com/2013/10/02/asianredshanks
Obrigado pelos links, o segundo é especialmente interessante pelas fotos.
Ainda assim seria útil se houvesse fotos mais próximas desta ave.
Ainda assim seria útil se houvesse fotos mais próximas desta ave.
Olá, boa noite. Tenho outras fotos mas estão piores que estas que já são corp das originais. Por muito que eu gostasse que fosse erythropus, pois ainda não vi ao vivo e a cores, tenho que concordar com totanus. Obrigado.