Tordo?
+3
Gonçalo Elias
pedro121
Teresa C
7 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Re: Tordo?
sim
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Daqui a pouco aparece aqui alguém (que não vou nomear) a dizer que estão certamente a nidificar no local
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Gonçalo Elias escreveu:Daqui a pouco aparece aqui alguém (que não vou nomear) a dizer que estão certamente a nidificar no local
Por acaso a ave está com cara de quem anda à procura das crias...
Agostinho_MRCM- Número de Mensagens : 454
Gonçalo Elias escreveu:Daqui a pouco aparece aqui alguém (que não vou nomear) a dizer que estão certamente a nidificar no local
"Certamente" (ou equivalente), é uma expressão que tens usado mais por aqui do que eu. Estando... "menos certo" .
No Parque do Tejo? Deixa ver... deves então ponderar se é um migrador tardio . Pode ser...
Mas porque seria mais provavelmente um migrador de fora, do que um da população nidificante, em busca de novo território? Estamos ainda na altura dos acasalamentos com grande actividade, por exemplo observável nas zonas mais disputadas . Excedentes haverá a dispersar?
Até é possível que nidifiquem por Lisboa há algum tempo, pois tem muito habitat favorável.
O que se entende de habitat favorável para Sul? Será que inclui meio urbano, nos espaços verdes?. No "centro", nidificam perfeitamente em espaços verdes com abundantes árvores, arbustos, relvados e água disponível (não exectamente floresta ou margens silvestres. Não tanto quanto o melro, mas estamos lá perto .
Fora isso, nem todas a aves residentes num local "nidificam". Muito menos com sucesso.
Paulo Lemos- Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Estava a ver que não dizias nada
É possível, e normalmente sustento as minhas afirmações com algo mais do que apenas a minha experiência; e não costumo ter problemas em reconhecer os meus erros quando verifico que estou errado
Aquilo que constitui "habitat favorável" não é um conceito estático. Certos locais, sem sofrerem qualquer mudança de relevo no seu habitat, foram colonizados em poucos anos e aquilo que até aí parecia desfavorável passou a ser favorável. Exemplos há muitos.
Convirá esclareceres o que entendes por "residente". Se te referes a "ocorrer o ano todo", concordo que nem todas as espécies residentes nidificam.
Paulo Lemos escreveu:"Certamente" (ou equivalente), é uma expressão que tens usado mais por aqui do que eu. Estando... "menos certo" .
É possível, e normalmente sustento as minhas afirmações com algo mais do que apenas a minha experiência; e não costumo ter problemas em reconhecer os meus erros quando verifico que estou errado
Paulo Lemos escreveu:O que se entende de habitat favorável para Sul? Será que inclui meio urbano, nos espaços verdes?. No "centro", nidificam perfeitamente em espaços verdes com abundantes árvores, arbustos, relvados e água disponível (não exectamente floresta ou margens silvestres. Não tanto quanto o melro, mas estamos lá perto .
Aquilo que constitui "habitat favorável" não é um conceito estático. Certos locais, sem sofrerem qualquer mudança de relevo no seu habitat, foram colonizados em poucos anos e aquilo que até aí parecia desfavorável passou a ser favorável. Exemplos há muitos.
Paulo Lemos escreveu:Fora isso, nem todas a aves residentes num local "nidificam". Muito menos com sucesso.
Convirá esclareceres o que entendes por "residente". Se te referes a "ocorrer o ano todo", concordo que nem todas as espécies residentes nidificam.
Hoje ouvi um a cantar, em Águas Santas - Maia... Ah pois é!!
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
bem, independentemente da opinião de cada um, a Teresa terá certamente oportunidade de acompanhar a situação e verificar se estão ou não a nidificar.
Helder Vieira escreveu:Hoje ouvi um a cantar, em Águas Santas - Maia... Ah pois é!!
Mas no norte nidificam há bués
Gonçalo Elias escreveu:Helder Vieira escreveu:Hoje ouvi um a cantar, em Águas Santas - Maia... Ah pois é!!
Lá estás tu a desconversar
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Gonçalo Elias escreveu:
define bués?
pedro121 escreveu:Gonçalo Elias escreveu:
define bués?
uma catrefada de anos
pedro121 escreveu:define bués? Very Happy Very Happy
mais do que 10 anos
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Gonçalo Elias escreveu:Estava a ver que não dizias nadaPaulo Lemos escreveu:"Certamente" (ou equivalente), é uma expressão que tens usado mais por aqui do que eu. Estando... "menos certo" .
É possível, e normalmente sustento as minhas afirmações com algo mais do que apenas a minha experiência; e não costumo ter problemas em reconhecer os meus erros quando verifico que estou erradoPaulo Lemos escreveu:O que se entende de habitat favorável para Sul? Será que inclui meio urbano, nos espaços verdes?. No "centro", nidificam perfeitamente em espaços verdes com abundantes árvores, arbustos, relvados e água disponível (não exectamente floresta ou margens silvestres. Não tanto quanto o melro, mas estamos lá perto .
Aquilo que constitui "habitat favorável" não é um conceito estático. Certos locais, sem sofrerem qualquer mudança de relevo no seu habitat, foram colonizados em poucos anos e aquilo que até aí parecia desfavorável passou a ser favorável. Exemplos há muitos.Paulo Lemos escreveu:Fora isso, nem todas a aves residentes num local "nidificam". Muito menos com sucesso.
Entretanto não disse nada, pois desactivo as notificações por mail e venho cá apenas de vez em quando .
Bem... eu também estou habituado a "errar, por aí"... chama-se a isso caminhar... para tal "experiência pessoal" que aliás não uso como exclusiva para sustentar as minhas "afirmações".
E eu errei nalgum lado por aqui no forum? Onde? Importante saber se sim. Mas como sou sempre o ultimo saber, raios :O...
Residente:
Não sei o que actualmente se entende por "ave residente", e se fazes distinção entre esse estatuto, para um individuo/população ou para uma espécie ("como observável durante todo o ano").
Será uma ave (indivíduo) que se fixa em determinado território que defende como seu e o usa para perpetuar espécie, pouco dele se afasta fora da época de cria (por exemplo para fora país ou outra mudança radical no espaço e ecologia)? Eu só quis aplicar essa definição para a "população", não a espécie, deste tordo que por cá se estende para Sul.
Ainda hoje ouvi um macho cantor numa encosta de calcários, coberta de pinhal e eucaliptal densos (de matos), com carrascos. Algo "fora do normal" para tão a Sul, longe de água... mas pronto, o Oeste com o seu clima húmido e aliás nem tenho confirmação de nidificação ou mesmo a existência de casal formado. Deverá haver recursos que o atraíram ao local, e não tanto o ambiente.
Será um migrador nortenho tardio? Ou será esta das hipóteses mais remotas, no contexto da "minha experiência pessoal" para com a espécie na região Centro? Não estou muito longe de vos desagradar com esta apreciação (ainda que fruto da minha experiência e algo mais), pois pelo que tenho visto, até nas IDs que por aqui se fazem por "arredondamento" de probabilidades a regra parece coincidir :p.
De qualquer modo, definir a ecologia (nicho ecológico) de uma espécie, recorrendo apenas ao conceito de "habitat", não faz sentido.
Outro assunto: desde que me lembro (e sempre fui muito atento a cantos de aves), sempre me pareceu relativamente incomum, ouvir-se um tordo cantar na região centro (toda ela) durante a época normal de invernada.
Hoje, mesmo no inverno, há por aí cantos a mais para os "migradores", certo? Ou será que as aves nortenhas que invernam a Sul, mudaram comportamento recentemente, e passaram a cantar tanto a qualquer hora do dia 365 dias por ano? Será das alterações climáticas Talvez...
Paulo Lemos- Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos