Pedido de ID - Audio - Pancas - 1 maio 2017
+2
Rogerio
Rui Figueiredo
6 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Rui Figueiredo- Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Re: Pedido de ID - Audio - Pancas - 1 maio 2017
Obrigado Rogério!
Rui Figueiredo escreveu:Caros,
será que é um rouxinol? Sou um zero nos sons
Há várias espécies de rouxinois x) qual deles é que referes?
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Referia-me ao rouxinol comum (Luscinia megarhynchos)
Rui Figueiredo escreveu:Referia-me ao rouxinol comum (Luscinia megarhynchos)
Com esse concordo
Bem, rouxinol só há um que ocorre em PT. Depois tens rouxinóis-dos-caniços e rouxinol-bravo, que são felosas, e rouxinol-do-mato que é uma espécie de mistura mas também não é rouxinol.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:Bem, rouxinol só há um que ocorre em PT. Depois tens rouxinóis-dos-caniços e rouxinol-bravo, que são felosas, e rouxinol-do-mato que é uma espécie de mistura mas também não é rouxinol.
Sim, percebo o que dizes mas quando utilizamos apenas a palavra/nome "rouxinol" dá para várias espécies. Era nesse sentido. Agora falando em grupos/famílias sim, só há uma espécie de rouxinol que ocorre regularmente em PT.
João Tomás escreveu:PNicolau escreveu:Bem, rouxinol só há um que ocorre em PT. Depois tens rouxinóis-dos-caniços e rouxinol-bravo, que são felosas, e rouxinol-do-mato que é uma espécie de mistura mas também não é rouxinol.
Sim, percebo o que dizes mas quando utilizamos apenas a palavra/nome "rouxinol" dá para várias espécies. Era nesse sentido. Agora falando em grupos/famílias sim, só há uma espécie de rouxinol que ocorre regularmente em PT.
Hummmm!!!.... não temos duas espécies diferentes de Luscinia que ocorrem regularmente em Portugal?
Tissot escreveu:Hummmm!!!.... não temos duas espécies diferentes de Luscinia que ocorrem regularmente em Portugal?
Óh mas esse é um pisco pá x)
João Tomás escreveu:Tissot escreveu:Hummmm!!!.... não temos duas espécies diferentes de Luscinia que ocorrem regularmente em Portugal?
Óh mas esse é um pisco pá x)
hummm...então como se define uma "espécie de rouxinol"??? É pelo nome comum??? Será pelo nome científico (género)???
Luscinia em latim quer dizer "rouxinol".
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Tissot escreveu:hummm...então como se define uma "espécie de rouxinol"??? É pelo nome comum??? Será pelo nome científico (género)???
Luscinia em latim quer dizer "rouxinol".
Eu estava a brincar Matthias Eu acredito que seja pela último opção que deste apenas não me tinha lembrado dessa espécie (mas nao fui o único ).
Independentemente do que é, o nome não é rouxinol.
Ou seja, efectivamente, só o Rouxinol(-comum) é um/o rouxinol.
Tal como uma andorinha-do-mar não é uma andorinha, os outros que referi acima não são rouxinóis.
Mas efectivamente tens razão, deveria haver coerência e rouxinol-de-peito-azul talvez fizesse mais sentido. Mas o meu ponto é mais no sentido de que quando dizemos rouxinol, só deve haver uma hipótese, porque é o único Luscinia que cá ocorre com esse nome.
Tal como uma andorinha-do-mar não é uma andorinha, os outros que referi acima não são rouxinóis.
Mas efectivamente tens razão, deveria haver coerência e rouxinol-de-peito-azul talvez fizesse mais sentido. Mas o meu ponto é mais no sentido de que quando dizemos rouxinol, só deve haver uma hipótese, porque é o único Luscinia que cá ocorre com esse nome.
PNicolau escreveu:Independentemente do que é, o nome não é rouxinol.
Mas concordas que pode confundir os menos experientes apenas se usares "rouxinol", sabendo que há outras espécies que utilizam essa palavra nos seus nomes comuns. Claro que se formos ao nome científico apenas há dois Luscinia em PT... sem dúvida!
PNicolau escreveu:Mas efectivamente tens razão, deveria haver coerência e rouxinol-de-peito-azul talvez fizesse mais sentido. Mas o meu ponto é mais no sentido de que quando dizemos rouxinol, só deve haver uma hipótese, porque é o único Luscinia que cá ocorre com esse nome.
... não sei, com as frenéticas alterações taxonómicas dos últimos anos, adoptadas pelas várias autoridades (excepto para o AERC ), qualquer dia deixa de ser Luscinia... deixa-o estar como Pisco.
Sim os nomes portugueses não são beginner-friendly de todo
PNicolau escreveu:Sim os nomes portugueses não são beginner-friendly de todo Laughing
Agora quando partimos para os nomes científicos, que são aplicados tendo em conta muitos e exaustivos estudos, a conversa é outra.
João Tomás escreveu:Mas concordas que pode confundir os menos experientes apenas se usares "rouxinol", sabendo que há outras espécies que utilizam essa palavra nos seus nomes comuns. Claro que se formos ao nome científico apenas há dois Luscinia em PT... sem dúvida!
PNicolau escreveu:Sim os nomes portugueses não são beginner-friendly de todo
Os nomes portugueses são a maior trapalhada, mas há quem os ache giros e os defenda até à exaustão.
Tenho que me focar cada vez mais nos nomes científicos...
Rui Figueiredo escreveu:Tenho que me focar cada vez mais nos nomes científicos...
Rui , na minha opinião o termo rouxinol foi bem aplicado na primeira pergunta , aliás é também o termo utilizado na maior parte dos guia de aves para o Rouxinol Comum " vox populi " , mas quando se ganha mais experiência penso que a utilização dos nomes científicos é a mais adequada.
Todas as outras considerações sobre o tema são enriquecedoras para melhorar os conhecimentos em ornitologia.
Cumprimentos
Rogerio
Obrigado Rogério.
Eu achei as considerações muito interessantes e por exemplo nunca tinha pensado que faria mais sentido o pisco peito azul denominar-se rouxinol de peito azul.
A inserção de observações no Ebird assim como a leitura que tenho feito a todas as páginas do portal avesdeportugal tem ajudado a que os nomes científicos vão entrando aos poucos na cabeça. Por isso o caminho para os nomes científicos vai sendo feito.
Daí até chegar às abreviaturas e a outros dialetos ainda tenho que percorrer muitas milhas!!!
Eu achei as considerações muito interessantes e por exemplo nunca tinha pensado que faria mais sentido o pisco peito azul denominar-se rouxinol de peito azul.
A inserção de observações no Ebird assim como a leitura que tenho feito a todas as páginas do portal avesdeportugal tem ajudado a que os nomes científicos vão entrando aos poucos na cabeça. Por isso o caminho para os nomes científicos vai sendo feito.
Daí até chegar às abreviaturas e a outros dialetos ainda tenho que percorrer muitas milhas!!!
O Luscinia svecica chama-se simplesmente "peito azul" ou "garganta azul" ou uma variante disto em quase todos os idiomas europeus. Só em português é que lhe espetaram com o "pisco".
Gonçalo Elias escreveu:O Luscinia svecica chama-se simplesmente "peito azul" ou "garganta azul" ou uma variante disto em quase todos os idiomas europeus. Só em português é que lhe espetaram com o "pisco".
"Barbinha Azul" também para o Luscinia svecica