Painel alar em polyglotta
3 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Painel alar em polyglotta
Observei estas aves na zona da Lagoa Pequena (Sesimbra) dia 29/04/2017 e o painel alar chamou-me a atenção. Ao consultar o guia, ainda considerei H. icterina mas a projecção das primárias nesta ave é demasiado curta.
O guia refere um "painel alar pouco distinto", mas este não me parece que seja assim tão pouco distinto. Esta situação é normal? Tratar-se-á de um caso de variação individual? (há que notar que são duas aves diferentes nas fotos)
O guia refere um "painel alar pouco distinto", mas este não me parece que seja assim tão pouco distinto. Esta situação é normal? Tratar-se-á de um caso de variação individual? (há que notar que são duas aves diferentes nas fotos)
Re: Painel alar em polyglotta
Esta questão é muito oportuna. Ainda esta manhã me deparei com o mesmo problema na ilha da Armona, Olhão, pois andava lá uma polyglotta que também apresentava o painel alar (e tal como estas também tinha a projecção das primárias curta, o que me levou a descartar icterina).
Fiz umas pesquisas na net e encontrei este blog que tem algumas fotos de polyglotta com painel alar.
http://bbfo.blogspot.pt/2012/09/just-trapped-melodious-warbler-at-nant.html
Com tudo isto fiquei com a sensação que a presença de painel claro pode não ser um bom critério de id. para este par de espécies.
Fiz umas pesquisas na net e encontrei este blog que tem algumas fotos de polyglotta com painel alar.
http://bbfo.blogspot.pt/2012/09/just-trapped-melodious-warbler-at-nant.html
Com tudo isto fiquei com a sensação que a presença de painel claro pode não ser um bom critério de id. para este par de espécies.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Re: Painel alar em polyglotta
Esse painel alar é o mais interessante que já vi numa polyglotta, pelo tom branco que as duas 1ªs fotos aparentam dar a pelo menos 5 remiges. Mas o Sol está igualmente a queimar de branco certas zonas dos ramos...
Na 3ª foto já me parece normal.
Na 3ª foto já me parece normal.
Paulo Lemos- Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha