Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID pelo canto

+3
João Tomás
Ricardo Melo
Carlos
7 participantes

Ir para baixo

ID pelo canto Empty ID pelo canto

Mensagem por Carlos Qua Jun 07, 2017 2:26 am

Caríssimos

Depois de várias tentativas para encontrar um canto semelhante continuo sem conseguir identificar a ave.
Se alguém puder dar uma ajuda agradeço.
O som foi filtrado e amplificado no Raven Lite 2.0 mas é provável que necessitem de aumentar o volume um pouco.
A gravação é um pouco longa porque quis apanhar várias "frases" diferentes, que foi o que me intrigou mais.
Vejam por favor neste link: http://ebird.org/ebird/view/checklist/S37430856

Cumprimentos
Carlos
Carlos

Número de Mensagens : 185
Idade : 73
Local : Aveiro
Data de inscrição : 07/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por Ricardo Melo Qua Jun 07, 2017 4:36 am

É um tordo-comum Turdus philomelos.
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por João Tomás Qua Jun 07, 2017 5:28 am

Concordo.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por Paulo Lemos Qua Jun 07, 2017 8:56 am

Não discordo, mas cada vez mais sou da opinião de que esta ave deverá ser identificada pelo canto por observadores experientes ou com confirmação visual do vocalista. Imitadores não faltam, uns melhores do que outros.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por Helder Vieira Qua Jun 07, 2017 9:18 am

Paulo Lemos escreveu:Não discordo, mas cada vez mais sou da opinião de que esta ave deverá ser identificada pelo canto por observadores experientes ou com confirmação visual do vocalista. Imitadores não faltam, uns melhores do que outros.

Que é o caso!! Pelo menos o Ricardo farta-se de ver, e ouvir, Tordo comum a cantar.
Quanto ao João Tomás, não tenho dúvida que já deve ter visto 2 ou 3 (a cantar!) nos últimos anos  Laughing  Laughing

Já agora, e fazendo referência a algo que o Ricardo me chamou à atenção há mais de 1 ano, o Tordo comum (que tem um vasto repertório) habitualmente repete a mesma frase. De facto, é isso que tenho constatado nas várias dezenas de encontros que tive com essa espécie desde então, e é facilmente perceptível no ficheiro aúdio do link do ebird que o Carlos partilhou.

Agora eu pergunto-te, Paulo, e sem qualquer sarcasmo, que imitador é esse que consegue imitar o Tordo a esse ponto??
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por Paulo Lemos Qua Jun 07, 2017 2:57 pm

Helder Vieira escreveu:
Paulo Lemos escreveu:Não discordo, mas cada vez mais sou da opinião de que esta ave deverá ser identificada pelo canto por observadores experientes ou com confirmação visual do vocalista. Imitadores não faltam, uns melhores do que outros.

Que é o caso!! Pelo menos o Ricardo farta-se de ver, e ouvir, Tordo comum a cantar.
Quanto ao João Tomás, não tenho dúvida que já deve ter visto 2 ou 3 (a cantar!) nos últimos anos  Laughing  Laughing

Já agora, e fazendo referência a algo que o Ricardo me chamou à atenção há mais de 1 ano, o Tordo comum (que tem um vasto repertório) habitualmente repete a mesma frase. De facto, é isso que tenho constatado nas várias dezenas de encontros que tive com essa espécie desde então, e é facilmente perceptível no ficheiro aúdio do link do ebird que o Carlos partilhou.

Agora eu pergunto-te, Paulo, e sem qualquer sarcasmo, que imitador é esse que consegue imitar o Tordo a esse ponto??

1º - Há tordos que, dependo de vários factores, são pouco impetuosos a cantar. Por vezes apenas subcanto, mas nidificam. Mas são tordos, confirmados por mim visualmente.

2º - Há várias espécies que imitam tordos e assemelham-se especialmente aos do ponto 1. A mais importante é a Syl atr.

3º - Há aves que por vezes "se passam" e imitam mais alto e continuamente esta espécie, nas suas mais típicas frases, por exemplo tordoveia, melro, sobretudo estorninho (este a ponto de grande confusão para qualquer observador experimentado).


ps: Ah! Então será por isto que a espécie passa tão despercebida a Sul! Porque os machos cantam com pouco ímpeto, nos seus novos territórios, ou se o habitat não oferece a total confiança para um canto pleno (como é normal nas passeriformes)? Wink
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por Paulo Lemos Qua Jun 07, 2017 3:00 pm

ps2: Até já os observei nidificantes onde nunca os ouvi sequer.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por Ricardo Melo Qua Jun 07, 2017 3:03 pm

Helder Vieira escreveu:Já agora, e fazendo referência a algo que o Ricardo me chamou à atenção há mais de 1 ano, o Tordo comum (que tem um vasto repertório) habitualmente repete a mesma frase. De facto, é isso que tenho constatado nas várias dezenas de encontros que tive com essa espécie desde então, e é facilmente perceptível no ficheiro aúdio do link do ebird que o Carlos partilhou.
Bem visto! As coisas que sabes... Very Happy
Já agora, e segundo Ince (Ince 1982), é o turdídeo europeu que possui um maior número de repertório de canções, 104 a 219, com uma média de 130.
Deixo aqui um exemplo de mnemónica retirado do BWP, Cramp: 'filip filip filip codidio codidio quitquitquit tittitt tittitt tèreret tèreret tèretet kviét kviét kviét kviét'. Twisted Evil Laughing
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por João Tomás Qua Jun 07, 2017 3:20 pm

Ricardo Melo escreveu:Bem visto! As coisas que sabes... Very Happy
Já agora, e segundo Ince (Ince 1982), é o turdídeo europeu que possui um maior número de repertório de canções, 104 a 219, com uma média de 130.
Deixo aqui um exemplo de mnemónica retirado do BWP, Cramp: 'filip filip filip codidio codidio quitquitquit tittitt tittitt tèreret tèreret tèretet kviét kviét kviét kviét'. Twisted Evil Laughing

Só tu para colocares estas coisas aqui x) mas o raio da mnemónica funciona!

Paulo, há estorninhos ou outra espécie qualquer que canta como na gravação ou algo parecido? Pelo menos tao prolongado e fazendo pensar em Tur phi? É que as imitações que eu costumo ouvir não são reportórios completos mas sim pequenas partes do seu reportório.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por Helder Vieira Qua Jun 07, 2017 4:02 pm

João Tomás escreveu:
Ricardo Melo escreveu:Bem visto! As coisas que sabes... Very Happy
Já agora, e segundo Ince (Ince 1982), é o turdídeo europeu que possui um maior número de repertório de canções, 104 a 219, com uma média de 130.
Deixo aqui um exemplo de mnemónica retirado do BWP, Cramp: 'filip filip filip codidio codidio quitquitquit tittitt tittitt tèreret tèreret tèretet kviét kviét kviét kviét'.  Twisted Evil  Laughing

Só tu para colocares estas coisas aqui x) mas o raio da mnemónica funciona!

Paulo, há estorninhos ou outra espécie qualquer que canta como na gravação ou algo parecido? Pelo menos tao prolongado e fazendo pensar em Tur phi? É que as imitações que eu costumo ouvir não são reportórios completos mas sim pequenas partes do seu reportório.

Estudasssssssseeessss Razz
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por João Tomás Qua Jun 07, 2017 4:04 pm

Helder Vieira escreveu:Estudasssssssseeessss Razz

Já vou passar a noite em branco x)
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por Paulo Lemos Qua Jun 07, 2017 4:22 pm

João Tomás escreveu:
Ricardo Melo escreveu:Bem visto! As coisas que sabes... Very Happy
Já agora, e segundo Ince (Ince 1982), é o turdídeo europeu que possui um maior número de repertório de canções, 104 a 219, com uma média de 130.
Deixo aqui um exemplo de mnemónica retirado do BWP, Cramp: 'filip filip filip codidio codidio quitquitquit tittitt tittitt tèreret tèreret tèretet kviét kviét kviét kviét'.  Twisted Evil  Laughing

Só tu para colocares estas coisas aqui x) mas o raio da memónica funciona!

Paulo, há estorninhos ou outra espécie qualquer que canta como na gravação ou algo parecido? Pelo menos tao prolongado e fazendo pensar em Tur phi? É que as imitações que eu costumo ouvir não são reportórios completos mas sim pequenas partes do seu reportório.

Acho que o que escrevi antes é claro.

A maior confusão ocorrerá onde e quando os tordos não cantam em pleno durante a época de nidificação, e quando várias espécies os imitam e o efeito soa algo desse género (baixo e pouco decidido, curto., longas pausas), especialmente em circunstancias em que cantos de várias passeriformes se misturam.
Algumas Syl atr prolongam bastante as estrofes e é uma espécie que canta alto e imita, daí que só com alguma experiência será possível evitar um erro.
O estorninho sem dúvida, podendo insistir na imitação durante muito tempo e alto. Quanto tal acontece em árvores altas à beira rio nas povoações, por exemplo, eu nunca tenho a certeza em menos de 0,5-1 ou 2 minutos.

O meu conselho é "pensarem" um pouco mais além do que conhecem. Muito se esconde nesses "entremeios", e depois deles What a Face .
É uma espécie "nem sempre vocal", ainda por cima.

Na minha região, os tordos são em geral pouco vocais mas há já alguns bons imitadores a iludir. O melro é um deles.
Outra regra básica, é não aplicar os mesmos conhecimentos para diferentes áreas geográficas... é que as aves residentes não são as mesmas, nem comparáveis... e isto a vários níveis Wink.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por Paulo Lemos Qua Jun 07, 2017 4:43 pm

O gaio! esqueci-me do gaio! Very Happy No inicio da Primavera, durante os cortejamentos/perseguições, esta espécie "canta" bem alto com imitações rebuscadas e já me iludiu "como tordo" (não no Oeste).
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por João Tomás Qua Jun 07, 2017 4:57 pm

Paulo Lemos escreveu:Na minha região, os tordos são em geral pouco vocais mas há já alguns bons imitadores a iludir. O melro é um deles.
Outra regra básica, é não aplicar os mesmos conhecimentos para diferentes áreas geográficas... é que as aves residentes não são as mesmas, nem comparáveis... e isto a vários níveis Wink.

Era o que ia referir. Cá por cima os tordos são mais "cantantes" Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por Paulo Lemos Qua Jun 07, 2017 5:17 pm

João Tomás escreveu:
Paulo Lemos escreveu:Na minha região, os tordos são em geral pouco vocais mas há já alguns bons imitadores a iludir. O melro é um deles.
Outra regra básica, é não aplicar os mesmos conhecimentos para diferentes áreas geográficas... é que as aves residentes não são as mesmas, nem comparáveis... e isto a vários níveis Wink.

Era o que ia referir. Cá por cima os tordos são mais "cantantes" Smile

Nestes tordos, para alem de meras variações individuais, a maior predisposição para o canto "pleno" poderá estar relacionado com o habitat, com os perigos no mesmo, com a abundância local da espécie, com a abundância de certos alimentos, etc.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por Paulo Lemos Qua Jun 07, 2017 5:56 pm

Paulo Lemos escreveu:Não discordo, mas cada vez mais sou da opinião de que esta ave deverá ser identificada pelo canto por observadores experientes ou com confirmação visual do vocalista. Imitadores não faltam, uns melhores do que outros.

Helder Vieira escreveu:
Paulo Lemos escreveu:Não discordo, mas cada vez mais sou da opinião de que esta ave deverá ser identificada pelo canto por observadores experientes ou com confirmação visual do vocalista. Imitadores não faltam, uns melhores do que outros.

Que é o caso!! Pelo menos o Ricardo farta-se de ver, e ouvir, Tordo comum a cantar.
Quanto ao João Tomás, não tenho dúvida que já deve ter visto 2 ou 3 (a cantar!) nos últimos anos  Laughing  Laughing

Terá parecido que eu quis dizer "que não eram os casos", a partir da gravação? Ou apenas alertar para confusões que já tenho experimentado no campo e que poderão, em eventuais ouvidos inexperientes, fazer aumentar os falsos registos apontados desta espécie?

Ou terá parecido que os imitadores não seriam "aves", e sim imitadores dos observadores experientes?  Twisted Evil

Laughing  Laughing
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por PNicolau Qui Jun 08, 2017 12:24 am

Não percebo esta conversa de haver várias espécies a imitar tordos. Sim há espécies que imitam sequências do canto do Tordo. Mas evidentemente não imitam todo o canto que é bem longo e característico, e como é o caso da gravação.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por Helder Vieira Qui Jun 08, 2017 3:20 am

PNicolau escreveu:Não percebo esta conversa de haver várias espécies a imitar tordos. Sim há espécies que imitam sequências do canto do Tordo. Mas evidentemente não imitam todo o canto que é bem longo e característico, e como é o caso da gravação.

Touché Smile
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por Paulo Lemos Qui Jun 08, 2017 4:54 am

PNicolau escreveu:Não percebo esta conversa de haver várias espécies a imitar tordos. Sim há espécies que imitam sequências do canto do Tordo. Mas evidentemente não imitam todo o canto que é bem longo e característico, e como é o caso da gravação.

Paulo Lemos escreveu:Não discordo

Bem... dá mesmo para perceber que não percebeste "esta conversa". Mas é muito simples.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por Litos Qui Jun 08, 2017 5:42 am

Paulo Lemos escreveu:Não discordo, mas cada vez mais sou da opinião de que esta ave deverá ser identificada pelo canto por observadores experientes ou com confirmação visual do vocalista. Imitadores não faltam, uns melhores do que outros.

Olá a todos,

Corrijam-me se estiver errado mas, por melhor imitador que a ave seja, recorrendo ao sonograma a frequência não será diferente por exemplo entre um Turdus philomelos e uma Sylvia atricapilla? Question

Saudações,


Litos'
Litos
Litos

Número de Mensagens : 33
Idade : 49
Local : Sintra
Data de inscrição : 05/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por Paulo Lemos Qui Jun 08, 2017 10:00 am

Isto está a complicar-se! Very Happy
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por Paulo Lemos Qui Jun 08, 2017 10:14 am

Em suma:

Há a possibilidade de confusão desta espécie com outras imitadoras, dependendo de várias circunstancias. Muitas! E já as presenciei.

Portanto, mais umas vez digo ser da opinião de que deve ser um observador minimamente experiente a identificar no campo (para avaliar situações e o canto), ou recurso a uma boa gravação, de preferencial longa que permita avaliar o canto e se possível a sua intensidade relativa.

Para determinadas situações mais manhosas, talvez um sonograma possa ser útil sim (se for possível ou útil para casos que justifiquem uma identificação de interesse por esta espécie, porque não?).
Não vá um cartaxo, melro, Syl atr, Estorninho, Gaio, picanço, Lus sve iludir-nos. E nesta matéria há surpresas! É que a mim, já conseguiram por momentos, ao vivo. E não sou surdo (as minhas colunas não prestam, mesmo) Very Happy.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por Paulo Lemos Qua Jun 14, 2017 11:09 am

Só ontem consegui identificar como Syl atr, um suposto tordo que canta neste local propício à sua reprodução: https://www.google.pt/maps/@39.4311819,-9.1467565,82m/data=!3m1!1e3
Ouvido sempre a uns bons metros de distancia, é um canto bem alto com frases mais ou menos prolongadas e bem destacadas com a voz e potencia do tordo, e demorou o seu tempo entre cantos de 2 ou 3 Sylvia na zona. Podiam ocorrer ambas as espécies no local e a Syl atr imitar por vezes um tordo, mas é ela própria a criar essa ilusão sozinha com várias intensidades no canto.
Nunca ouvi uma Syl atr imitar tão bem mais a Norte, onde também confirmo tordos a cantar com menos afinco entre Syl atr e Melros.

Ainda não consegui gravar nada de bem representativo (para ter sucesso, teria de colocar um aparelho a gravar seguido durante um bom tempo).


Haverá gente que apontaria estes tipos de registo como tordo? É essa a questão em cuidado.
Na minha opinião, nalgumas circunstancias demora o seu tempo.

Entretanto, há já alguns casais de tordo a nidificar na minha zona e muitos machos cantores sem confirmação de nidificação.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID pelo canto Empty Re: ID pelo canto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos