ID - Garajau rosado - Madeira
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
ID - Garajau rosado - Madeira
Boa noite
Vinha pedir a vossa ajuda nestas fotos de garajaus.
Elas foram tiradas em São Vicente, zona norte da ilha da Madeira.
Foi pois foi me referido tratar-se de uma colónia de rosados. Mas ao chegar pensei mais no comum. Mas não tenho experiência suficiente para diferenciar. Irei colocar fotos da colónia e de juvenis.
Colónia garajau comum?
1
2
3
Garajau rosado
4 (Ave do lado direito em baixo)
5
Juvenil de rosado
6
Juvenil de rosado ou adulto de comum
7
8
Obrigado pela ajuda
Vinha pedir a vossa ajuda nestas fotos de garajaus.
Elas foram tiradas em São Vicente, zona norte da ilha da Madeira.
Foi pois foi me referido tratar-se de uma colónia de rosados. Mas ao chegar pensei mais no comum. Mas não tenho experiência suficiente para diferenciar. Irei colocar fotos da colónia e de juvenis.
Colónia garajau comum?
1
2
3
Garajau rosado
4 (Ave do lado direito em baixo)
5
Juvenil de rosado
6
Juvenil de rosado ou adulto de comum
7
8
Obrigado pela ajuda
Francisco Fernandes- Número de Mensagens : 87
Re: ID - Garajau rosado - Madeira
Sterna hirundo
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Obrigado Gonçalo.
Mas mesmo a ave da foto 5 é hirundo?
Mas mesmo a ave da foto 5 é hirundo?
Pois, de facto a 5 pode ser dougallii, até parece ter a cauda longa, mas não tenho a certeza se há sobreposição entre as duas espécies no que diz respeito à extensão de preto e não vejo o peito rosado, daí a dúvida
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Pois, eu tb tive duvidas, porque pelo bico e pela cauda parece-me rosado, mas a foto 4 foi a foto que eu tirei antes e embora não tenha a certeza se é a mesma ave, parece-me hirundo.
Para mim são todas hirundo, não há nenhuma dougallii
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
A 5 a mim parece-me dougallii. O resto não
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Eu estive neste local algumas vezes e nunca lá vi rosado
Pois, Pedro eu também tenho tido uma luta com os rosados. No ebird, naquela zona, até há mais registos de rosado do que comum. Mas tento e sempre sem sucesso.
Eu fiquei com 2 questões. Como disse em cima, pela ordem das fotos tiradas e pela coloração do bico a ave da foto 5 é a mesma da foto 4, que se encontra em baixo, no lado direito. Consideramos hirundo ou dougallii?
No guia das aves refere que os juvenis de hirundo tem o bico alaranjado, mas este é preto, mais semelhante a dougallii. E nos hirundo que encontrei tem um manto mais dourado. Qual a vossa opinião?
Obrigado pela ajuda!
Eu fiquei com 2 questões. Como disse em cima, pela ordem das fotos tiradas e pela coloração do bico a ave da foto 5 é a mesma da foto 4, que se encontra em baixo, no lado direito. Consideramos hirundo ou dougallii?
No guia das aves refere que os juvenis de hirundo tem o bico alaranjado, mas este é preto, mais semelhante a dougallii. E nos hirundo que encontrei tem um manto mais dourado. Qual a vossa opinião?
Obrigado pela ajuda!
Eu fiz confusão com a Ribeira da Janela, eu nunca estive neste sítio a ver garajaus.
Bem, para mim a ave que mencionada adulta é rosado pelo tom (e mesmo forma) do bico, dorso muito claro e guias caudais bem longas. É talvez mesmo a quantidade de branco a bordear as primárias. Tens razão, a ave em voo parece ser o mesmo.
Quanto ao juvenil, não me parece evidente, tem a coroa branca para começar
Bem, para mim a ave que mencionada adulta é rosado pelo tom (e mesmo forma) do bico, dorso muito claro e guias caudais bem longas. É talvez mesmo a quantidade de branco a bordear as primárias. Tens razão, a ave em voo parece ser o mesmo.
Quanto ao juvenil, não me parece evidente, tem a coroa branca para começar
Francisco Fernandes escreveu:Pois, eu Pedro eu também tenho tido uma luta com os rosados. No ebird até há mais registos de rosado do que comum. Mas tento e sempre sem sucesso.
Eu fiquei com 2 questões. Como disse em cima, pela ordem das fotos tiradas e pela coloração do bico a ave da foto 5 é a mesma da foto 4, que se encontra em baixo.no lado direito. Consideramos hirundo ou dougallii?
Ela pode ser dougallii mas eu gostava de ver mais fotos que suponho não existirem?
Francisco Fernandes escreveu:No guia das aves refere que os juvenis de hirundo tem o bico alaranjado, mas este é preto, mais semelhante a dougallii. E nos hirundo que encontrei tem um manto mais dourado. Qual a vossa opinião?
O bico tem uma base laranja, mas os 1º invernos tem o bico preto, a marcação no dorso dos juvenis de dougallii é mais em forma de seta
http://www.simplybirdsandmoths.co.uk/sbam/wp-content/uploads/2012/08/Roseate-Tern-Juv-24561774.jpg
E não arredondada como neste
PNicolau escreveu:
Em voo salvo seja, é a ave do canto inferior direito, a que está a levantar voo da agua e não a que está em voo, mas concordo que são a mesma ave e que não me parece mal, estou um pouco hesitante, mas de facto nada exclui dougalli e o tom da ave é demasiado branco para hirundo.
Não sei bem qual a tua definição de voo mas entre "levantar voo" e "estar em voo" não me parece haver randes diferenças.......
PNicolau escreveu:Não sei bem qual a tua definição de voo mas entre "levantar voo" e "estar em voo" não me parece haver randes diferenças.......
Estou a ser picuinhas? peço desculpa, foi de propósito.
pedro121 escreveu:PNicolau escreveu:Não sei bem qual a tua definição de voo mas entre "levantar voo" e "estar em voo" não me parece haver randes diferenças.......
Estou a ser picuinhas? peço desculpa, foi de propósito.
Ok pode ser
Ok, apos ver o link que mandou o Pedro, a ave 6, não tem semelhanças.
Estive a rever as minhas fotografias, e encontrei duas fotos que espero que possa ajudar.
Esta foto foi tirada mesmo antes da numero 4, dai penso ser a ave será a que está perto da agua, no canto inferior direito.
Nesta foto, não tenho a certeza se será a mesma ave, mas pela coloração do bico penso que seja.
Obrigado
Estive a rever as minhas fotografias, e encontrei duas fotos que espero que possa ajudar.
Esta foto foi tirada mesmo antes da numero 4, dai penso ser a ave será a que está perto da agua, no canto inferior direito.
Nesta foto, não tenho a certeza se será a mesma ave, mas pela coloração do bico penso que seja.
Obrigado
Boa noite.
Pedro Ramalho e Pedro Nicolau, poderei considerar a ave com dougallii?
Abraços
Abraços
Francisco Fernandes escreveu:Boa noite.
Abraços
Se for encostado à parede na minha opinião a ave da foto 5 e que aparece na 4 deve ser uma dougallii, mas se ainda estiveres na Madeira eu ia ver outra.
O Lugar de Baixo costuma ser muito bom para a especie, e na Marina do Funchal pelo menos este ano estavam presentes. Penso que o ano passado nao nidificaram mas podem ter voltado.
Pois, eu já não estou na Madeira. Ainda estive na Marina mas as fotos que tirei eram de hirundo. Desta vez não tive hipótese de ir ao Lugar de Baixo. Estava a perguntar para saber se colocava no ebird a informação.
Obrigado
Obrigado
A 5 é dougallii
AndreVieira- Número de Mensagens : 302
Local : Faial - Açores
Obrigado a todos pela ajuda!