Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID Gaivota

4 participantes

Ir para baixo

ID Gaivota Empty ID Gaivota

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Jun 28, 2017 5:19 am

Costa da Caparica, 26-06-2017

Larus Dominicanus sp?

Desde já grato pela ajuda.

ID Gaivota IMG_1608
ID Gaivota IMG_1618
ID Gaivota IMG_1614
ID Gaivota IMG_1616
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Local : Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota Empty Re: ID Gaivota

Mensagem por pedrocardia Qua Jun 28, 2017 5:41 am

Porque é que não é uma Larus michahellis?

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845

Mensagem por PNicolau Qua Jun 28, 2017 6:39 am

Fotos laterais? Mas nao é dominicanus.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa

Mensagem por pedro121 Qua Jun 28, 2017 6:48 am

É uma micha.

para começar dominicanus é uma mega raridade, depois tem um manto escuro tipo fuscus fuscus, tamanho tipo micha grande, mas bico muito forte, mesmo muito forte, pernas verdes nos adultos, mas nunca verde amareladas, entre outras caracteristicas.

Regra, se achares que é uma marinus, mas parecer pequena, mas com um bicão e tiver as patas verdes e muito branco nas secundarias então é um candidato.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Jun 28, 2017 7:07 am

pedrocardia escreveu:Porque é que não é uma Larus michahellis?

Pedro Cardia

Pedro, apesar da minha diminuta experiência, mesmo tendo aventado a hipótese de "Dominicanus", sem ter quaisquer certezas, diga-se em abono da verdade, também não me parece que seja uma "Micha". Agora, o que é, também não sei. A certeza que tenho é que esta gaivota destacava-se muito de algumas michas grandes que por lá andavam.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Mensagem por PNicolau Qua Jun 28, 2017 7:11 am

Michahellis apresenta muita variação, desde michahellis michahellis até michahellis atlantis.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Jun 28, 2017 7:15 am

PNicolau escreveu:Fotos laterais? Mas nao é dominicanus.

Infelizmente não tenho Pedro, no momento em que me preparava para engrossar o rol das fotos apareceu um rapazinho que achou muita piada aos "bixos" e correu para eles espantando-os. Ainda tentei segui-la com os "binas" mas perdi-a...
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Jun 28, 2017 7:36 am

PNicolau escreveu:Michahellis apresenta muita variação, desde michahellis michahellis até michahellis atlantis.

Pedro, mesmos estas que referes, apesar de apresentarem um manto mais escuro que as "michas comuns", não te parece que, mesmo assim, tenham o manto mais claro que uma suposta "dominicanus" e ou "marinus"?
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Jun 28, 2017 7:44 am

pedro121 escreveu:É uma micha.

para começar dominicanus é uma mega raridade, depois tem um manto escuro tipo fuscus fuscus, tamanho tipo micha grande, mas bico muito forte, mesmo muito forte, pernas verdes nos adultos, mas nunca verde amareladas, entre outras caracteristicas.

Regra, se achares que é uma marinus, mas parecer pequena, mas com um bicão e tiver as patas verdes e muito branco nas secundarias então é um candidato.

Desde já obrigado pela dica, Pedro. No entanto, para eu aprender mais um bocadinho, porque dizes que é uma "micha"?
Outra pergunta, Pedro: o tom amarelo esverdeado numa "dominicanus" e ou "dominicanus sp" não é aceitável?
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Mensagem por pedro121 Qua Jun 28, 2017 8:11 am

Gilberto Pinelas escreveu:
Desde já obrigado pela dica, Pedro. No entanto, para eu aprender mais um bocadinho, porque dizes que é uma "micha"?

Pois, se calhar estiquei-me, o manto pareceu-me claro e o bicho grande, mas com fotos deste angulo é melhor deixar como micha/fuscus

Gilberto Pinelas escreveu:Outra pergunta, Pedro: o tom amarelo esverdeado numa "dominicanus" e ou "dominicanus sp" não é aceitável?

Nas larus grandes a frase "não é aceitável" é muito perigosa, digamos que não seria provável num adulto ou quase adulto.

A propósito de dominicanus e porque é sempre triste relembrar deixo aqui a minha:

http://seabirdinginpeniche.weebly.com/home/eu-sou-um-idiota

pedro121
pedro121

Mensagem por pedro121 Qua Jun 28, 2017 8:34 am

Pedro, mesmos estas que referes, apesar de apresentarem um manto mais escuro que as "michas comuns", não te parece que, mesmo assim, tenham o manto mais claro que uma suposta "dominicanus" e ou "marinus"?

todas as michas são muito mais claras que uma marinus, quanto mais uma dominicanus.
pedro121
pedro121

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Jun 28, 2017 8:44 am

pedro121 escreveu:

Pois, se calhar estiquei-me, o manto pareceu-me claro e o bicho grande, mas com fotos deste angulo é melhor deixar como micha/fuscus

Gilberto Pinelas escreveu:Outra pergunta, Pedro: o tom amarelo esverdeado numa "dominicanus" e ou "dominicanus sp" não é aceitável?

Nas larus grandes a frase "não é aceitável" é muito perigosa, digamos que não seria provável num adulto ou quase adulto.

A propósito de dominicanus e porque é sempre triste relembrar deixo aqui a minha:

http://seabirdinginpeniche.weebly.com/home/eu-sou-um-idiota

Mais uma vez obrigado pela tua paciência e conselhos.
Eh eh eh... Pois, reitero as palavras do Tissot: excelente post!
Na verdade todos começamos um dia e, naquilo que é reproduzido na tua narrativa, eu também encaixo, confesso. Aliás, acho que todos nós encaixámos um dia. No entanto, tento avançar e, com a vossa ajuda e mais alguma informação que vou recolhendo onde posso, acho que, paulatinamente, vou saindo dessa fase.
Pois, é pena que não tenha conseguido mais fotos da ave para dissiparmos duvidas mas, amanhã, lá estarei para forçar um reencontro.
Obrigado a todos pelas vossas sugestões e apreciações.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Mensagem por pedrocardia Qua Jun 28, 2017 12:45 pm

Gilberto Pinelas escreveu:Pedro, apesar da minha diminuta experiência, mesmo tendo aventado a hipótese de "Dominicanus", sem ter quaisquer certezas, diga-se em abono da verdade, também não me parece que seja uma "Micha". Agora, o que é, também não sei. A certeza que tenho é que esta gaivota destacava-se muito de algumas michas grandes que por lá andavam.

Olá,

A ave está de frente, dificultando a avaliação da cor do manto. ainda assim ele parece cinza-claro e não a cor muito escura que esperaria observar numa dominicanus.
Em relação ao tamanho, como já foi referido há que contar com a variação subespecífica.
E em cima dessa variação de subespécies existe o dimorfismo sexual de tamanho. Os machos tendem a ser significativamente maiores que as fêmeas.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845

Mensagem por Gilberto Pinelas Qui Jun 29, 2017 10:06 am

pedrocardia escreveu:
Gilberto Pinelas escreveu:Pedro, apesar da minha diminuta experiência, mesmo tendo aventado a hipótese de "Dominicanus", sem ter quaisquer certezas, diga-se em abono da verdade, também não me parece que seja uma "Micha". Agora, o que é, também não sei. A certeza que tenho é que esta gaivota destacava-se muito de algumas michas grandes que por lá andavam.

Olá,

A ave está de frente, dificultando a avaliação da cor do manto. ainda assim ele parece cinza-claro e não a cor muito escura que esperaria observar numa dominicanus.
Em relação ao tamanho, como já foi referido há que contar com a variação subespecífica.
E em cima dessa variação de subespécies existe o dimorfismo sexual de tamanho. Os machos tendem a ser significativamente maiores que as fêmeas.

Pedro Cardia

Obrigado, Pedro!
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo