G. cristata ou theklae
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
G. cristata ou theklae
O bico dá ares de theklae, mas sendo juvenil não sei bem o que pensar desta ave. Agradecia alguns bitaites.
- Zambujeira do Mar (13-07-2017)
- Zambujeira do Mar (13-07-2017)
Re: G. cristata ou theklae
As cores e a estrutura do bico levam-me a pensar que se trata de uma theklae, embora não tenha a certeza sobre o estatuto da espécie nessa zona.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Para mim theklae.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
PNicolau escreveu:Para mim theklae.
Para além do bico, alguma outra característica que aponte decisivamente para theklae?
a cor da plumagem, como referi acima - é muito escura, o que é típico de theklae
(mas não sei se este critério funciona bem em juvenis)
Gonçalo Elias escreveu:a cor da plumagem, como referi acima - é muito escura, o que é típico de theklae
Pois, a minha dúvida prende-se tb muito com isso... que características são diagonosticantes nos juvenis?
Tb aposto em theklae.
Com base na bibliografia só olhando ao conjunto bico, tons da plumagem e padrão do peito. Mas não é fácil.
Com base na bibliografia só olhando ao conjunto bico, tons da plumagem e padrão do peito. Mas não é fácil.
HL escreveu:Tb aposto em theklae.
E à vocalização
Gonçalo Elias escreveu:E à vocalização
Infelizmente, esta não vocalizou. Vi algumas cristatas adultas na zona, mas não vi mais nenhuma que suspeitasse ser theklae... esta foi caso único e como é juvenil fiquei com receio de estar a meter o pé na argola. Mas parece que o consenso aponta para theklae, vou manter essa id no ebird. Obrigado.
Pelo que li na bibliografia os juvenis são muito difíceis de separar na grande maioria dos casos.
O bico é uma das características úteis, mas parece que só é válido para juvenis já bem desenvolvidos.
A cor da plumagem é em geral mais escura nas theklae...mas aferir isso em fotos e sem uma referência para comparação não é fácil.
O padrão no peito e a cor das faces inferiores das asas nem sempre são úteis.
Relativamente à formula alar, que é diferente nos adultos, não sei se é um critério válido para aves com plumagem juvenil.
O bico é uma das características úteis, mas parece que só é válido para juvenis já bem desenvolvidos.
A cor da plumagem é em geral mais escura nas theklae...mas aferir isso em fotos e sem uma referência para comparação não é fácil.
O padrão no peito e a cor das faces inferiores das asas nem sempre são úteis.
Relativamente à formula alar, que é diferente nos adultos, não sei se é um critério válido para aves com plumagem juvenil.