Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático

4 participantes

Ir para baixo

Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático Empty Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 17, 2017 5:07 am

Há dias, e a propósito de uns alertas que recebi, estive a consultar o mapa de Phalacrocorax aristotelis no eBird e o resultado causou-me bastante preocupação.

Por todo o sotavento algarvio existem vários registos (a maioria de estrangeiros) em locais onde a espécie não ocorre, muitas vezes em listas onde não consta P. carbo. Também há um registo no interior (Odelouca).

Mas o problema não se cinge ao Algarve. Há registos no Alentejo, alguns deles longe da faixa costeira, por exemplo no concelho de Alcácer do Sal. Estes registos são do PortugalAves, que é como quem diz, de "observador desconhecido".

No resto do litoral há diversos outros registos, alguns feitos por estrangeiros e outros por observadores portugueses. Alguns são em habitats atípicos, como os estuários do Tejo e do Sado, outros em praias longe das zonas de ocorrência conhecidas.

Tenho bastantes reservas sobre a qualidade deste mapa e sou da opinião que deveria ser feita uma verificação de todos os registos feitos em áreas atípicas, de modo a despistar situações envolvendo erros de identificação ou de inserção.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático Empty Re: Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático

Mensagem por pedro121 Ter Out 17, 2017 6:43 am

Hum, bem, os registos de interior são obviamente suspeitos e alguns são claramente errados.

Mesmo que a espécie esteja correcta são listas colocadas em locais errados.

Os registos costeiros é outra historia, tem que ser vistos com mais atenção, por exemplo os registos costeiros alentejanos estão apoiados por fotos, ou seja em muitos dos locais há fotos numa lista (mesmo que nas outras não) ou há fotos em locais próximos.

O Algarve só tem um filtro e isso dificulta detectar estas situações

Setúbal tem vários filtros mas pode ser problemático porque os concelhos são grandes e tem costa.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático Empty Re: Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 17, 2017 6:56 am

Eu não estou a dizer que os registos são todos maus. Certamente que a espécie aparece fora dos locais de nidificação (já vi um no estuário do Minho). O que estou a dizer é que esses registos devem ser vistos com atenção porque tenho dúvidas de que sejam todos bons.

O meu critério (naturalmente subjectivo) é este: quando os "outliers" são maioritariamente feitos por pessoas que não são frequentadores habituais da zona / da região / do país, fico com reservas sobre a qualidade da informação.

Aquilo que se passa no sotavento algarvio então está para lá de tudo. Só nos últimos dias, um estrangeiro qualquer andou a semear vários registos nas salinas de Tavira. Mas pesquisando o mapa, há muito mais registos nessa situação. Em minha opinião, tudo o que venha de locais a leste do Arade deveria ser escrutinado.

Se não houver cuidado com estas coisas, os mapas vão perdendo qualidade (e utilidade).

Há outras espécies nesta situação, mas deixarei esses casos para outros tópicos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático Empty Re: Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático

Mensagem por pedro121 Ter Out 17, 2017 7:24 am

Gonçalo Elias escreveu:
O meu critério (naturalmente subjectivo) é este: quando os "outliers" são maioritariamente feitos por pessoas que não são frequentadores habituais da zona / da região / do país, fico com reservas sobre a qualidade da informação.

Sim, naturalmente. Especialmente quando não há fotos a ancorar as observações na área.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático Empty Re: Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático

Mensagem por pedro121 Ter Out 17, 2017 7:29 am

Gonçalo Elias escreveu:
Se não houver cuidado com estas coisas, os mapas vão perdendo qualidade (e utilidade).

Há outras espécies nesta situação, mas deixarei esses casos para outros tópicos.

Há vários pares de espécies propensos a isso:

Gralha/Corvo
Apus/palidus
e claro as felosas
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático Empty Re: Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 17, 2017 8:22 am

pedro121 escreveu:
Há vários pares de espécies propensos a isso:

Gralha/Corvo
Apus/palidus
e claro as felosas

De acordo quanto aos exemplos que dás e creio que em todos eles faz sentido pugnar pela qualidade da informação (mas claro que essa decisão cabe sempre aos revisores regionais).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático Empty Re: Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático

Mensagem por pedro121 Ter Fev 06, 2018 2:59 pm

há dois registos no interior, em alcaçer que deviam ser revistos

https://ebird.org/portugal/view/checklist/S28394386

https://ebird.org/portugal/view/checklist/S28394457

aliás as dias listas deviam ser invalidadas
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático Empty Re: Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Fev 07, 2018 1:38 am

bem visto, aliás em Alcácer o Pha ari até deveria estar com filtro a zero pois o concelho não tem habitat e a espécie não ocorre normalmente na área.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático Empty Re: Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático

Mensagem por Pedro Fernandes Qui Fev 22, 2018 2:37 pm

Estive a espreitar o mapa para Lisboa e há um único registo dentro do estuário do Tejo— contactei o observador, aguardo resposta.
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático Empty Re: Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático

Mensagem por PNicolau Sex Fev 23, 2018 6:21 am

Eu tenho de tratar disto no distrito de Setúbal mas tenho tido pouco tempo e muitas outras coisas para tratar. Especialmente porque a cobertura no distrito aumentou muito recentemente, em particular para Sesimbra com novos observadores locais a fazerem listas com muita regularidade!

Aproveito para dizer que Alcácer não tem filtro de concelho, e ainda está junto com concelhos que têm aristotelis, nomeadamente Sines.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático Empty Re: Phalacrocorax aristotelis - mapa problemático

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos