Comedouros para aves
4 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Comedouros para aves
Bom dia,
Alguém está a utilizar comedouros no jardim este Outono/Inverno? Que espécies estão a atrair?
Alguém está a utilizar comedouros no jardim este Outono/Inverno? Que espécies estão a atrair?
Re: Comedouros para aves
O Paulo Belo acho que poderá responder a essas questões já com alguns anos de experiência!
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Eu tenho um jardim no Bombarral e tenho atraído aos comedouros, durante o Outono/Inverno as seguintes espécies:
Verdilhão
Chamariz
Pisco-de-peito-ruivo
Rabirruivo-preto
Petinha-dos-prados
Chapim-azul
Chapim-real
Toutinegra-de-barrete-preto
Pardal
Verdilhão
Chamariz
Pisco-de-peito-ruivo
Rabirruivo-preto
Petinha-dos-prados
Chapim-azul
Chapim-real
Toutinegra-de-barrete-preto
Pardal
Bom dia!
Há mais de 5 anos que, no jardim da empresa onde trabalho, fruto da minha iniciativa e de uma colega, a Joana Ramalho, existem comedouros para aves, no entanto, face á invasão de pombos neste espaço, tivemos que suspender o reabastecimento dos mesmos. No entanto, mantivemos alguns bebedouros que, em determinadas alturas/períodos, são frequentados pelas seguintes espécies:
- Pardal comum
- Verdilhão
- Chamariz
- Toutinegra-de-barrete-preto
- Toutinegra-de-cabeça-preta
- Chapim-real
- Chapim-azul
- Pisco-de-peito-ruivo
- Rabirruivo-Preto
- Carriça
- Gaio
- Felosa-Comum
- Tentilhão-Comum
- Papa-moscas-Preto
- Papa-moscas-Cinzento
- Melro
- Tordo-Comum
Há mais de 5 anos que, no jardim da empresa onde trabalho, fruto da minha iniciativa e de uma colega, a Joana Ramalho, existem comedouros para aves, no entanto, face á invasão de pombos neste espaço, tivemos que suspender o reabastecimento dos mesmos. No entanto, mantivemos alguns bebedouros que, em determinadas alturas/períodos, são frequentados pelas seguintes espécies:
- Pardal comum
- Verdilhão
- Chamariz
- Toutinegra-de-barrete-preto
- Toutinegra-de-cabeça-preta
- Chapim-real
- Chapim-azul
- Pisco-de-peito-ruivo
- Rabirruivo-Preto
- Carriça
- Gaio
- Felosa-Comum
- Tentilhão-Comum
- Papa-moscas-Preto
- Papa-moscas-Cinzento
- Melro
- Tordo-Comum
Gilberto Pinelas- Número de Mensagens : 4507
Local : Cascais
Grande selecção de espécies.
Quando tinham comedouros eram tipo "mesa" ou tubulares?
Quando tinham comedouros eram tipo "mesa" ou tubulares?
Olá, Hélder.
Em virtude de tentarmos resguardar as sementes e as papas nos dias de chuva, adotou-se um tipo de casinhas feitas pelo nosso jardineiro. Pode parecer curioso, mas a passarada entrava bem nelas.
Em virtude de tentarmos resguardar as sementes e as papas nos dias de chuva, adotou-se um tipo de casinhas feitas pelo nosso jardineiro. Pode parecer curioso, mas a passarada entrava bem nelas.
humm, pois, mas os pombos tambem, alimentadores tubulares são mais resistentes a essa invasão.
Eu neste momento não tenho alimentadores, mas quando tinha a "mesa" o problema eram as rolas.
Eu neste momento não tenho alimentadores, mas quando tinha a "mesa" o problema eram as rolas.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Gilberto Pinelas escreveu:Olá, Hélder.
Parece-me bem, depois de se habituarem elas vão a tudo.
Aquilo que notei foi que as aves não pareciam pegar logo nos tubulares, foi necessário providenciar comida num tabuleiro primeiro e só depois foram ao tubulares. Nunca (ainda) tive problemas com rolas ou pombos.
Tubulares e de "mesa" nunca experimentei, mas em tempos também fiz uns diretamente no solo e também se mostraram bastante efetivos, aliás, pela sua naturalidade, as aves tomaram-no de imediato e sem quaisquer receios, mas lá está: os pombos também deram cabo deles. O Pedro tem razão, os tubulares são de facto os melhores face a este tipo de praga.
Se nunca tiveste uma invasão de pombos ou rolas nos comedouros da passarada, não queiras ter, pois é irritante vê-los dizimar as sementes num ápice, e tu, por mais artimanhas que arranjes para os afastar, nunca consegues vencê-los. Voltam sempre, e sempre…
Se nunca tiveste uma invasão de pombos ou rolas nos comedouros da passarada, não queiras ter, pois é irritante vê-los dizimar as sementes num ápice, e tu, por mais artimanhas que arranjes para os afastar, nunca consegues vencê-los. Voltam sempre, e sempre…
Gilberto Pinelas escreveu:
Imagino! Neste momento tenho menos aves a virem aos comedouros, porque tive obras na casa durante cerca de 1 ano e as aves deixaram de visitar.
Voltei a colocar em final de Outubro. Ainda não consegui convencer granívoros a visitar desde então, e cheguei a ter 20 verdilhões de uma só vez, até agora, este ano só uma Petinha-dos-prados e um Rabirruivo-preto têm vindo ao comedouro com tenébrios.
Que sementes costumam usar? Eu estou a usar sementes de girassol miúdo preto para os verdilhões e chapins, eles devoravam estas sementes. E tenho uma mistura com níger para tentar atrair Chamariz e Pintassilgos, estes últimos nunca consegui atrair.
Niger teoricamente é o melhor para pintassilgos, mas chamariz vai a tudo.
Gilberto, com comedores suspensos tubulares ou não, desde que os poleiros sejam pequenos não há hipótese de teres pombos.
para o teu comedouro a solução mais fácil é fazer uma protecção em rede, consoante o tamanho da malha podes impedir a passagem das espécies maiores!
Gilberto, com comedores suspensos tubulares ou não, desde que os poleiros sejam pequenos não há hipótese de teres pombos.
para o teu comedouro a solução mais fácil é fazer uma protecção em rede, consoante o tamanho da malha podes impedir a passagem das espécies maiores!
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos