Rapina
+2
Tiago Pina Guerreiro
alex67
6 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Rapina
Lezíria, 21 Dez.
Boa noite.
Devido à grande variedade de plumagens desta espécie, tenho dúvidas sobre esta ave, mas penso tratar-se de um tartaranhão-ruivo fêmea, certo?
Obrigado.
Boa noite.
Devido à grande variedade de plumagens desta espécie, tenho dúvidas sobre esta ave, mas penso tratar-se de um tartaranhão-ruivo fêmea, certo?
Obrigado.
alex67- Número de Mensagens : 943
Re: Rapina
Circus aeruginosus de certeza, mas parece-me um macho imaturo, não?
Tiago Pina Guerreiro- Número de Mensagens : 1177
Nunca com cinzas e olhos dessa cor.
Paulo Lemos- Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Tiago Pina Guerreiro escreveu:Circus aeruginosus de certeza, mas parece-me um macho imaturo, não?
Há-de ser uma ave com mais de 2cy.
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Paulo Lemos escreveu:Nunca com cinzas e olhos dessa cor.
Consegues desenvolver?
Paulo Lemos escreveu:Nunca com cinzas e olhos dessa cor.
Bem, a palavra "nunca" já pouco utilizo para não dizer que não utilizo. Agora na área das ciências naturais é que não faz grande sentido x)
Resumindo: ruivo fêmea ou macho?
alex67- Número de Mensagens : 943
alex67 escreveu:Resumindo: ruivo fêmea ou macho?
Macho. Concordo com o Tiago
João Tomás escreveu:Paulo Lemos escreveu:Nunca com cinzas e olhos dessa cor.
Bem, a palavra "nunca" já pouco utilizo para não dizer que não utilizo. Agora na área das ciências naturais é que não faz grande sentido x)
Tens razão para quase tudo. E cada vez mais, com o avanço do conhecimento em Física .
Mas..... ainda assim, conseguem-se "isolar" situações e identificar processos simples, para os quais a palavra "impossível" fará sentido, logo ao se colocarem determinadas hipóteses.
Independentemente dos casos em não há estudos e provas em contrario.
Há casos (espécies) em que será impossível desenvolver-se em meias dúzia de meses, o processo que leva à alteração da cor dos olhos.
Nalgumas aves depende de estímulos específicos, muitas vezes ambientais, por acumulação ou num processo lento. Seja este simples ou complexo, pode permitir ou não excepções.
Nalguns casos é um processo "rigoroso", a não que se verifique cor diferente logo à partida, ou uma alteração tendo origem (causa) divergente do processo normal, como uma mutação, factor que catalise (por exemplo hormonal ou ambiental), etc..
Paulo Lemos escreveu:Tens razão para quase tudo. E cada vez mais, com o avanço do conhecimento em Física .
Mas..... ainda assim, conseguem-se "isolar" situações e identificar processos simples, para os quais a palavra "impossível" fará sentido, logo ao se colocarem determinadas hipóteses.
Independentemente dos casos em não há estudos e provas em contrario.
Há casos (espécies) em que será impossível desenvolver-se em meias dúzia de meses, o processo que leva à alteração da cor dos olhos.
Nalgumas aves depende de estímulos específicos, muitas vezes ambientais, por acumulação ou num processo lento. Seja este simples ou complexo, pode permitir ou não excepções.
Nalguns casos é um processo "rigoroso", a não que se verifique cor diferente logo à partida, ou uma alteração tendo origem (causa) divergente do processo normal, como uma mutação, factor que catalise (por exemplo hormonal ou ambiental), etc..
Resumindo e falando deste caso há uma grande variação quer na cor da íris quer na plumagem dos Cir aer Mas concordo que não seja um juvenil nem uma ave de 2ºcy.
Viste algum juvenil com olhos claros (pelo menos até Dezembro)?
Paulo Lemos escreveu:Viste algum juvenil com olhos claros (pelo menos até Dezembro)?
Nops. Mas o Tiago usou o termo imaturo que é diferente de juvenil.
Desafio-te a encontrar olhos vermelhos em juvenis de espécies como o Oriolus oriolus, Parus cristatus, Açor, Gavião, etc..
No entanto, podes encontrar essa cor "fixa" em Athene noctua por exemplo. Praticamente não muda nessa espécie e há-os de olhos vermelho-laranja (todos já nascem assim). Não querendo dizer que a origem, evolução e características dessa cor seja a mesma das outras espécies que referi antes, claro. A cor nessa espécie apenas se intensifica ligeiramente com a idade, face a estímulos (pode até desbotar, mas é mínima diferença em qq dos casos a partir da cor dos juvenis).
No entanto, podes encontrar essa cor "fixa" em Athene noctua por exemplo. Praticamente não muda nessa espécie e há-os de olhos vermelho-laranja (todos já nascem assim). Não querendo dizer que a origem, evolução e características dessa cor seja a mesma das outras espécies que referi antes, claro. A cor nessa espécie apenas se intensifica ligeiramente com a idade, face a estímulos (pode até desbotar, mas é mínima diferença em qq dos casos a partir da cor dos juvenis).
Última edição por Paulo Lemos em Sex Dez 22, 2017 2:54 pm, editado 1 vez(es)
João Tomás escreveu:Paulo Lemos escreveu:Viste algum juvenil com olhos claros (pelo menos até Dezembro)?
Nops. Mas o Tiago usou o termo imaturo que é diferente de juvenil.
OK you got me .
(mesmo assim, parece-me claro a mais e a ave não é imatura... confirma a maturidade dos machos na espécie)
Paulo Lemos escreveu:Desafio-te a encontrar olhos vermelhos em juvenis de espécies como o Oriolus oriolus, Parus cristatus, Açor, Gavião, etc..
No entanto, podes encontrar essa cor "fixa" em Athene noctua por exemplo. Praticamente não muda nessa espécie há-os de olhos vermelho-laranja, todos já nascem assim. Não querendo dizer que a origem, evolução e características dessa cor seja a mesma das outras espécies que referi, claro.
Como disse não há impossíveis. Bem, há o impossível de conseguir encontrar todos os juvenis das espécies que enunciaste para encontrar íris vermelhas x) End of the story!
A minha memória é fraca, mas vi recentemente, acho que num canal de tv portuguesa, um documentário com uma tipa que estudava estes bichos e mostrava que existiam machos "disfarçados" de fêmeas, para evitar conflitos territoriais de caça.
Paulo Belo- Número de Mensagens : 60
Local : Vila Pouca de Aguiar
Paulo Belo escreveu:A minha memória é fraca, mas vi recentemente, acho que num canal de tv portuguesa, um documentário com uma tipa que estudava estes bichos e mostrava que existiam machos "disfarçados" de fêmeas, para evitar conflitos territoriais de caça.
Sim, também vi Paulo. Isso aplica-se pelo menos ao sul de França e Península Ibérica (creio eu).
O que a gente aprende a ler as coisas que estas pessoas escrevem...Cinzas, olhos vermelhos, imaturos, juvenis, machos e fémeas e até machos disfarçados de fêmeas, etc.E eu a julgar que o mundo dos passarinhos era uma coisa muito simples, ehehe. Obrigado pelas lições que vão dando a quem não é destas áreas.....
Jaime Pires escreveu:O que a gente aprende a ler as coisas que estas pessoas escrevem...Cinzas, olhos vermelhos, imaturos, juvenis, machos e fémeas e até machos disfarçados de fêmeas, etc.E eu a julgar que o mundo dos passarinhos era uma coisa muito simples, ehehe. Obrigado pelas lições que vão dando a quem não é destas áreas.....
E isto não é nada Jaime
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos