Chegadas - 2018
+11
Samuel Patinha
HL
Helder Vieira
Gilberto Pinelas
pedro121
Agostinho_MRCM
scirpaceus
Ricardo Melo
PNicolau
Paulo Lemos
Gonçalo Elias
15 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Chegadas - 2018
Ainda não há um tópico para as chegadas deste ano por isso aqui fica este. O objectivo é ir juntando registos de chegadas mais ou menos precoces de aves estivais.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Re: Chegadas - 2018
Nas caldas já chegaram as andorinhas das rochas, desde fins de Janeiro pelo menos. Espécie que aqui cria há cerca de uma década, mas que costuma desaparecer da cidade desde o fim do Verão até ao fim do Inverno.
Paulo Lemos- Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Essa espécie não é estival..Paulo Lemos escreveu:Nas caldas já chegaram as andorinhas das rochas, desde fins de Janeiro pelo menos. Espécie que aqui cria há cerca de uma década, mas que costuma desaparecer da cidade desde o fim do Verão até ao fim do Inverno.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Isso não quer dizer que não se ausenta da região/território de cria fora dessa época.
Segundo o eBird as andorinhas-das-rochas ocorrem no concelho das Caldas ao longo de todo o Inverno.
Eu percebo a lógica do Paulo, no entanto este tópico não foi pensado para assinalar ocupações de território a nível local e sim chegadas de espécies que são estivais num contexto nacional.
Eu percebo a lógica do Paulo, no entanto este tópico não foi pensado para assinalar ocupações de território a nível local e sim chegadas de espécies que são estivais num contexto nacional.
Mas há muitas referencias desta espécie como migradora ("parcial"). Parece-me ter havido alguma expansão desta espécie em PT. Qual a origem dessa possível expansão? No norte da PI tendem a ser já migradoras.
Há muitos Invernos atrás (80s), observava grandes quantidades desta espécie na cidade de Coimbra, mas em pelo menos 4 vilas e aldeias do Distrito, onde nidificavam (de Março a Agosto pelo menos), nunca as via no Inverno. Cheguei a pensar que invernavam "todas" em Coimbra ou pelo menos em zonas favoráveis nas margens do Tejo e similares junto de água.
Mais tarde, talvez com inverno menos rigorosos, 1-2 ou 3 exemplares eram vistos nessas tais localidades "de inverno agreste", ao fim do dia para dormirem nos ninhos. Temporariamente e excepcionalmente (seriam os mesmos exemplares ou outros de passagem, que dariam com os melhores edifícios e os ninhos nestes presentes?).
Este ano em Dez e Jan, também esteve temporariamente um (ou vários) pequeno grupo junto ao Hotel Malhoa, no parque, perto dos Silos, etc, e noutros anos passam bandos de dezenas perto da cidade, sobretudo nas zonas da Lagoa de Óbidos mais perto das Caldas. Todos estes grupos costumam desaparecer assim como aparecem na região, o que já antes acontecia quando aparentemente não nidificavam na cidade das Caldas.
Porém agora (sempre a partir de Fev. desde há + - uma década) são casais, nitidamente a procurar nas Caldas nicho para nidificar.
Nem sempre tendo a ver a nidificação de espécies residentes como "chegadas", mas há excepções como esta, talvez por ter substituído muitos casais andorinhas das chaminés, que se viam a partir desta época nos mesmos sítios. E por me parecer "migradora parcial".
O melhor local para as observar, deverá ser talvez a barragem do Arnóia.
Há muitos Invernos atrás (80s), observava grandes quantidades desta espécie na cidade de Coimbra, mas em pelo menos 4 vilas e aldeias do Distrito, onde nidificavam (de Março a Agosto pelo menos), nunca as via no Inverno. Cheguei a pensar que invernavam "todas" em Coimbra ou pelo menos em zonas favoráveis nas margens do Tejo e similares junto de água.
Mais tarde, talvez com inverno menos rigorosos, 1-2 ou 3 exemplares eram vistos nessas tais localidades "de inverno agreste", ao fim do dia para dormirem nos ninhos. Temporariamente e excepcionalmente (seriam os mesmos exemplares ou outros de passagem, que dariam com os melhores edifícios e os ninhos nestes presentes?).
Este ano em Dez e Jan, também esteve temporariamente um (ou vários) pequeno grupo junto ao Hotel Malhoa, no parque, perto dos Silos, etc, e noutros anos passam bandos de dezenas perto da cidade, sobretudo nas zonas da Lagoa de Óbidos mais perto das Caldas. Todos estes grupos costumam desaparecer assim como aparecem na região, o que já antes acontecia quando aparentemente não nidificavam na cidade das Caldas.
Porém agora (sempre a partir de Fev. desde há + - uma década) são casais, nitidamente a procurar nas Caldas nicho para nidificar.
Nem sempre tendo a ver a nidificação de espécies residentes como "chegadas", mas há excepções como esta, talvez por ter substituído muitos casais andorinhas das chaminés, que se viam a partir desta época nos mesmos sítios. E por me parecer "migradora parcial".
O melhor local para as observar, deverá ser talvez a barragem do Arnóia.
Ontem, dia 12.02.18, eu e o Helder Vieira observamos no parque da cidade da Póvoa de Varzim:
1 Hirundo rustica.
1 Hirundo rustica.
Ricardo Melo- Número de Mensagens : 1723
Local : Paços de Ferreira
Hirundo rustica 1 - Castelo Melhor - 14/02/2018
Agostinho_MRCM- Número de Mensagens : 454
25/02/2018 varias Delichum urbicum e Hirundo rustica em Amoreira-Óbidos
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Almadafe, 25 de fevereiro de 2018
Abelharuco (Merops apiaster) (1 ave)
Papa-figos (Oriolus oriolus) (1 ave)
Andorinha-dos-beirais (Delichon urbicum) (4 aves)
Abelharuco (Merops apiaster) (1 ave)
Papa-figos (Oriolus oriolus) (1 ave)
Andorinha-dos-beirais (Delichon urbicum) (4 aves)
Gilberto Pinelas- Número de Mensagens : 4507
Local : Cascais
^Oriolus e Merops muito precoces. Foram vistos ou ouvidos?
PNicolau escreveu:^Oriolus e Merops muito precoces. Foram vistos ou ouvidos?
Mais ou menos precoces, ambas as espécies tem registos bem mais cedo, estamos quase em Março.
Por vezes esqueço-me.... Aqui a primavera começa quase em Junho...
PNicolau escreveu:Por vezes esqueço-me.... Aqui a primavera começa quase em Junho...
Isto para dizer que sim, é muito cedo para as duas espécies, mas já aconteceu. A G. Vowles tem vários registos de Papa-figos em Fevereiro e 1 de Abelharuco, ok, é no Algarve, mas mesmo assim é fixe.
pedro121 escreveu:PNicolau escreveu:^Oriolus e Merops muito precoces. Foram vistos ou ouvidos?
Mais ou menos precoces, ambas as espécies tem registos bem mais cedo, estamos quase em Março.
Ambos foram vistos e ouvidos, Pedro.
Gilberto Pinelas- Número de Mensagens : 4507
Local : Cascais
PNicolau escreveu:^Oriolus e Merops muito precoces. Foram vistos ou ouvidos?
Há imitadores de abelharucos?!
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
pedro121 escreveu:PNicolau escreveu:^Oriolus e Merops muito precoces. Foram vistos ou ouvidos?
E em ambas as espécies os registos existentes nestas datas são outliers.
Helder Vieira escreveu:PNicolau escreveu:^Oriolus e Merops muito precoces. Foram vistos ou ouvidos?
Há imitadores de abelharucos?!
Yup as calhandras-reais imitam abelharucos na perfeição (para o meu ouvido pelo menos). Contudo não sei se existem no local correspondente aos registos.
HL escreveu:
Yup as calhandras-reais imitam abelharucos na perfeição (para o meu ouvido pelo menos). Contudo não sei se existem no local correspondente aos registos.
essa não sabia.
pedro121 escreveu:HL escreveu:
essa não sabia.
Pois aqui em Castro Verde começo a ouvir abelharucos em Jan/Fev e são as calhandras. E imitam uma série de outras espécies (cantos e calls).
Estorninhos imitam abelharucos também, no Algarve já tenho ouvido no inverno abelharucos a vir de árvores onde estão estorninhos a cantar.
E quase que apostaria que theklas também os imitam
E quase que apostaria que theklas também os imitam
PNicolau escreveu:Estorninhos imitam abelharucos também ...
Tambem já os ouvi imitar. Acho que nas calhandras é mais problemático, porque por vezes imitam, em voo alto, apenas o call isolado dos abelharucos, e parecem aves a passar. Nos estorninhos geralmente ouço misturado com outros calls e é mais fácil de descartar, mas poderá dar-se a mesma situação que nas calhandras.
G. cristata a imitar fringilideos durante o voo de display já ouvi algumas vezes.PNicolau escreveu:E quase que apostaria que theklas também os imitam
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos