Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chegadas e alterações climáticas

4 participantes

Ir para baixo

Chegadas e alterações climáticas Empty Re: Chegadas e alterações climáticas

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 12, 2018 1:48 am

Gilberto Pinelas escreveu:para nos apercebermos que estamos num processo irreversível de mudança há muito anunciado, e que, com ele, tudo muda. Provavelmente, quando o “HL” pensava que ouvia os abelharucos nas terras sem sombra, nas terras de barro, e eram as tais cotovias reais a imita-los, o Alentejo estava verde, tinha água, as temperaturas eram adequadas para a época, estava frio e o mosaico natural que se apresentava não era de todo convidativo para aves estivais… hoje, infelizmente, é tudo muito diferente.

Tenho alguma dificuldade em relacionar observações precoces, sejam elas de que espécie forem, com supostas alterações "à nossa volta". Até provas em contrário, para mim todos esses registos têm a ver com maior esforço de observação e não com outros factores.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Chegadas e alterações climáticas Empty Re: Chegadas e alterações climáticas

Mensagem por PNicolau Seg Mar 12, 2018 11:08 am

Gonçalo Elias escreveu:Tenho alguma dificuldade em relacionar observações precoces, sejam elas de que espécie forem, com supostas alterações "à nossa volta". Até provas em contrário, para mim todos esses registos têm a ver com maior esforço de observação e não com outros factores.
Tens imensas provas
Artigos
https://www.theguardian.com/environment/2016/dec/28/climate-change-driving-birds-migrate-early-research-reveals-edinburgh-global-warming
https://nccwsc.usgs.gov/content/when-timing-everything-migratory-bird-phenology-changing-climate

Papers
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3894895/
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ibi.12367/full
http://www.jstor.org/stable/24869413?seq=1#page_scan_tab_contents
http://www.pnas.org/content/100/21/12219.short
https://www.nature.com/articles/416389a
http://www.pnas.org/content/105/42/16195.short

etc etc etc
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Chegadas e alterações climáticas Empty Re: Chegadas e alterações climáticas

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 12, 2018 12:13 pm

PNicolau escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Tenho alguma dificuldade em relacionar observações precoces, sejam elas de que espécie forem, com supostas alterações "à nossa volta". Até provas em contrário, para mim todos esses registos têm a ver com maior esforço de observação e não com outros factores.
Tens imensas provas
Artigos
https://www.theguardian.com/environment/2016/dec/28/climate-change-driving-birds-migrate-early-research-reveals-edinburgh-global-warming
https://nccwsc.usgs.gov/content/when-timing-everything-migratory-bird-phenology-changing-climate

Papers
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3894895/
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ibi.12367/full
http://www.jstor.org/stable/24869413?seq=1#page_scan_tab_contents
http://www.pnas.org/content/100/21/12219.short
https://www.nature.com/articles/416389a
http://www.pnas.org/content/105/42/16195.short

etc etc etc

Acredites ou não, escrevi o post anterior exactamente a pensar "O Nicolau já vai meter aqui as referências relevantes, nem preciso de ir à procura" Cool

Obrigado, vou ver
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Chegadas e alterações climáticas Empty Re: Chegadas e alterações climáticas

Mensagem por PNicolau Seg Mar 12, 2018 1:05 pm

Gonçalo, repara que eu não perdi mais de 5 minutos à procura. Há mesmo muita coisa por aí que mostra como chegadas de migradores têm vindo a acompanhar alterações ao nível do clima dos últimos 30 anos. Em muitos sítios tens dados com 50-60 ou até mais anos. Tens avanços quantificados numa série de espécies. Recentemente vi um artigo muito bom americano com dados do eBird que não encontrei agora. Newson (2016) quantifica para algumas espécies as alterações, mas tens de ter acesso ao paper (recomendo Sci-Hub) para veres números de dias que as datas médias de chegada avançaram. Esse é um dos papers que coloquei aí.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Chegadas e alterações climáticas Empty Re: Chegadas e alterações climáticas

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 12, 2018 1:15 pm

Sim, eu acredito que tenhas feito a pesquisa rapidamente, o meu comentário anterior era apenas porque sei que estás dentro dessa temática e que por isso chegarias mais rapidamente às referências mais interessantes que eu.

Mas vou ler com atenção e depois voltarei ao tema. Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Chegadas e alterações climáticas Empty Re: Chegadas e alterações climáticas

Mensagem por pedro121 Seg Mar 12, 2018 1:18 pm

Eu não estou bem dentro do tema, mas há estudos conclusivos sobre datas medias de chegadas a serem mais precoces em papa-moscas-de-colar.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Chegadas e alterações climáticas Empty Re: Chegadas e alterações climáticas

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 12, 2018 1:28 pm

Eu não estou a duvidar da existência de estudos que concluam isso e como referi vou ler com atenção os links que o Nicolau deixou.

Dito isto, convém frisar que uma coisa é um estudo, feito ao longo de muitos anos, com uma amostra robusta e uma determinada metodologia, que conclui que há um avanço de x dias nas datas de chegada. Outra muito diferente é pegar numa observação isolada muito precoce de abelharuco (ou, para este efeito, de outra espécie qualquer) e concluir que esse registo fora de época é consequência das AC. O meu comentário inicial sobre as "observações precoces" tinha a ver com isso, eu referia-me a observações avulsas, que só por si não permitem concluir coisa nenhuma. Um avanço das datas médias de chegada não é a mesma coisa que observações precoces isoladas.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Chegadas e alterações climáticas Empty Re: Chegadas e alterações climáticas

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 19, 2018 5:32 pm

Voltando à questão da antecipação das datas de chegada e começando por estes dois artigos
PNicolau escreveu:Tens imensas provas
Artigos
https://www.theguardian.com/environment/2016/dec/28/climate-change-driving-birds-migrate-early-research-reveals-edinburgh-global-warming
https://nccwsc.usgs.gov/content/when-timing-everything-migratory-bird-phenology-changing-climate

No primeiro lê-se isto:

The University of Edinburgh study, which looked at hundreds of species across five continents, found that birds are reaching their summer breeding grounds on average about one day earlier per degree of increasing global temperature.

Ou seja, o aumento da temperatura leva as aves a migrar mais cedo. Faz sentido.

Mas depois diz isto:

The time they reach their summer breeding grounds is significant, because arriving at the wrong time, even by a few days, may cause them to miss out on vital resources such as food and nesting places.

Ora aqui há um aspecto que me faz confusão. Se a temperatura aumenta, então os recursos alimentares que surgem na Primavera também deverão estar disponíveis mais cedo.

O que eu não percebo é que se suponha que o aumento da temperatura leve as aves a migrar mais cedo mas não faça os recursos alimentares aparecer mais cedo também. Ou seja, opta por uma abordagem fatalista do tipo "as ave coitadinhas chegam mais cedo e não têm que comer".


O segundo artigo parece ter uma abordagem mais coerente relativamente a este aspecto, ao considerar que tudo é antecipado:

Of the many ways in which climate change affects wildlife, changes in phenology is one of the most ubiquitous. As temperatures warm and precipitation patterns change, many species of plants, insects, and birds have advanced important phenological events. Plants are putting out leaves earlier, insects are emerging sooner, and many birds have advanced the timing of their migration. These changes have been observed for many decades and across different habitat types, although impacts vary between species.

Aliás, considera que os recursos até avançam mais, no tempo, que as aves:

Generally, studies have found that species higher in the food chain (like birds) have advanced their phenology less than species lower in the food chain (like plants and insects).

Portanto aquilo que o primeiro artigo descreve como um problema para as aves (os recursos não estão disponíveis tão cedo), o segundo descreve como um problema ao contrário (os recursos estão disponíveis cedo demais).

Quem tem razão? Não sei, como muitas vezes acontece nestes temas em que há poucas certezas, encontramos estudos que se contradizem.


Depois vou ver os papers Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Chegadas e alterações climáticas Empty Re: Chegadas e alterações climáticas

Mensagem por pedrocardia Ter Mar 20, 2018 3:47 am

Olá,

Há uns artigos sobre os chapins-azuis na Córsega (do grupo do Jacques Blondel, creio eu) que detectaram uma antecipação da data das posturas em linha com a mudança climática mas os invertebrados que são alimento para as crias reagiam ao fotoperíodo. É provável que também houvesse algo relacionado com a emergência das folhas nos Quercus.
Ainda que esta não seja uma espécie migradora é um exemplo de como nem todas as espécies seguem as mesmas "pistas" ambientais para regularem o seu ciclo anual e de como podem existir desencontros importantes.

Pedro Cardcia


Última edição por pedrocardia em Ter Mar 20, 2018 7:45 am, editado 1 vez(es)

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Chegadas e alterações climáticas Empty Re: Chegadas e alterações climáticas

Mensagem por PNicolau Ter Mar 20, 2018 4:11 am

Gonçalo Elias escreveu:Voltando à questão da antecipação das datas de chegada e começando por estes dois artigos

The University of Edinburgh study, which looked at hundreds of species across five continents, found that birds are reaching their summer breeding grounds on average about one day earlier per degree of increasing global temperature.

Ou seja, o aumento da temperatura leva as aves a migrar mais cedo. Faz sentido.

Mas depois diz isto:

The time they reach their summer breeding grounds is significant, because arriving at the wrong time, even by a few days, may cause them to miss out on vital resources such as food and nesting places.

Ora aqui há um aspecto que me faz confusão. Se a temperatura aumenta, então os recursos alimentares que surgem na Primavera também deverão estar disponíveis mais cedo.

O que eu não percebo é que se suponha que o aumento da temperatura leve as aves a migrar mais cedo mas não faça os recursos alimentares aparecer mais cedo também. Ou seja, opta por uma abordagem fatalista do tipo "as ave coitadinhas chegam mais cedo e não têm que comer".
Eu não percebo o que te levou a concluir isso.
O artigo apenas explica porque é que os tempos de chegada são tão importantes. Falhar, mesmo que seja por pouco tempo, pode ter grandes implicações (diga-se que eu não concordo que as aves sejam assim tão inflexíveis, mas na generalidade é verdade).

Nada é contraditório. Um apenas justifica o outro.
1 - as aves estão a chegar mais cedo
2 - o tempo de chegada é crítico já que falhar o período certo pode ter consequências (infira-se que quem não se adapta não sobrevive).

Não compreendo a tua dúvida.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Chegadas e alterações climáticas Empty Re: Chegadas e alterações climáticas

Mensagem por PNicolau Ter Mar 20, 2018 4:13 am

pedrocardia escreveu:Olá,

Há uns artigos sobre os chapins-azuis na Córsega (do grupo do Jacques Blondel, creio eu) que detectaram uma antecipação da data das posturas em linha com a mudança climática mas os invertebrados que são alimento para as crias reagiam ao fotoperíodo. É provável que também houvesse algo relacionado com a emergência das folhas nos Quercus.
Ainda que esta não seja uma espécie migradora é um exemplo de como nem todas as espécies seguem as mesmas "pistas" ambientais para regularem o seu ciclo anual e de como podem existir desencontros importantes.

Pedro Carcia
O caso dos chapins está muito bem estudado, desde o Reino Unido à Escandinávia onde os chapins são migratórios (curta distância).
Regra geral os migradores de curta distância adaptam-se melhor pois dependem de menos variáveis do que os de longa-distância.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Chegadas e alterações climáticas Empty Re: Chegadas e alterações climáticas

Mensagem por pedro121 Ter Mar 20, 2018 6:08 am

Gonçalo Elias escreveu:

Ora aqui há um aspecto que me faz confusão. Se a temperatura aumenta, então os recursos alimentares que surgem na Primavera também deverão estar disponíveis mais cedo.

O que eu não percebo é que se suponha que o aumento da temperatura leve as aves a migrar mais cedo mas não faça os recursos alimentares aparecer mais cedo também. Ou seja, opta por uma abordagem fatalista do tipo "as ave coitadinhas chegam mais cedo e não têm que comer".

Não há contraditório, os insectos desenvolvem-se mais rapidamente consoante a temperatura, não é necessário haver evolução da população, ou seja os recursos alimentares adaptam-se mais rapidamente porque estão no local e reagem as condições locais.

As aves migratórias estão em África e não sabem como estão as condições do local de reprodução, portanto a população evolui seguindo uma distribuição normal, em que as aves que chegarem mais cedo serão beneficiadas e as que chegarem mais tarde prejudicadas. no entanto há o reverso, em alguns anos as condições serão piores, os insectos atrasam e as aves que chegam mais cedo pagam o preço e as que chegam mais tarde são beneficiadas.

Por isso numa população há mais que uma estratégia de chegada, nas andorinhas isso é muito evidente, com uma vaga que arrisca e depois vem o grosso numa altura mais segura.

Claro que se for uma boa primavera, quem chega primeiro tem todas as vantagens, mas se for mal, bem é a vida.


pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Chegadas e alterações climáticas Empty Re: Chegadas e alterações climáticas

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 26, 2018 7:26 am

pedro121 escreveu:As aves migratórias estão em África e não sabem 

Será que "não sabem" mesmo?

Este ano as estivais estão todas muito atrasadas, por comparação com os anos anteriores tem havido pouquíssimas observações de uma série de espécies que noutros anos já se viam em bons números.

Não estou a dizer que quando estão a invernar nas regiões tropicais possam "saber" como está o tempo cá, mas quando vêm a caminho e chegam, digamos, a Marrocos, se o tempo no Mediterrâneo estiver muito mau poderão ter de esperar uma semana ou mais até haver condições para continuarem a jornada (não é por acaso que quando ocorrem uns dias de tempo favorável após um período de mau tempo assistimos a chegadas de hordas de migradores).

Isto para dizer que a variação inter-anual é enorme e a capacidade de adaptação exigida para sobreviver num ano com condições mais adversas é enorme.

Eu sei que uma coisa são as flutuações inter-anuais e outra é a evolução de longo prazo. Mas o que eu quero dizer é que uma espécie que não tenha capacidade para se adaptar a variações tão grandes como as que existem de um ano para outro não tem qualquer hipótese de sobreviver no longo prazo.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Chegadas e alterações climáticas Empty Re: Chegadas e alterações climáticas

Mensagem por pedro121 Seg Mar 26, 2018 7:32 am

Gonçalo Elias escreveu: Mas o que eu quero dizer é que uma espécie que não tenha capacidade para se adaptar a variações tão grandes como as que existem de um ano para outro não tem qualquer hipótese de sobreviver no longo prazo.

Sim, por isso é que as primeiras aves a chegar são espécies que não dependem de insectos voadores (cucos, porzanas e afins), ou se dependem de insectos voadores fazem uma migração por vagas, para prevenir a mortalidade da 1ª vaga.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Chegadas e alterações climáticas Empty Re: Chegadas e alterações climáticas

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 26, 2018 7:34 am

Já agora, eu sugeria que separássemos este tópico em dois:

- um só com as chegadas de 2018, que é para isso que ele foi criado
- outro mais intemporal para debatermos a questão das chegadas em geral e a sua relação com as alterações climáticas, padrões de tempo, etc.

O que acham?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Chegadas e alterações climáticas Empty Re: Chegadas e alterações climáticas

Mensagem por pedro121 Seg Mar 26, 2018 7:36 am

Gonçalo Elias escreveu: mas quando vêm a caminho e chegam, digamos, a Marrocos, se o tempo no Mediterrâneo estiver muito mau poderão ter de esperar uma semana ou mais até haver condições para continuarem a jornada (não é por acaso que quando ocorrem uns dias de tempo favorável após um período de mau tempo assistimos a chegadas de hordas de migradores).

Sim, sempre que migradores batem numa frente param, mas só dão com a frente quando lá chegam.

Nota que tem havido tempestades de areia no Saará e isso deve ter influencia.

Alem disso o vento nas ultimas semanas está simplesmente horrível, mesmo que venham o vento está de oeste ou noroeste ou seja, não está vento nem tempo para termos uma boa época. Sad Sad

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Chegadas e alterações climáticas Empty Chegadas e alterações climáticas

Mensagem por pedro121 Seg Mar 26, 2018 7:36 am

Gonçalo Elias escreveu:Já agora, eu sugeria que separássemos este tópico em dois:

- um só com as chegadas de 2018, que é para isso que ele foi criado
- outro mais intemporal para debatermos a questão das chegadas em geral e a sua relação com as alterações climáticas, padrões de tempo, etc.

O que acham?

Certo
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Chegadas e alterações climáticas Empty Re: Chegadas e alterações climáticas

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 26, 2018 7:53 am

Feito
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Chegadas e alterações climáticas Empty Re: Chegadas e alterações climáticas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos