Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

+19
Flávio Oliveira
Simon Wates
fmorais
Pedro Fernandes
Filipe Matias
PNicolau
Carlos Vilhena
rduque
paulo dias
JFMeneses
Rui Pereira
José Frade
pedro121
RuiCaratao
marcomonteiro
ACarvalho
Gonçalo Elias
isidoro S Teodoro
Miguel Rolo
23 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por Miguel Rolo Sex Jan 15, 2010 3:59 pm

Boas
No fim do Verão um guarda disse-me que iam fazer uma intevenção na Lagoa, (passadiços, observatórios) para possibilitar a observação de aves.
Pouco tempo antes tinham aparecido uns placares com identificação de algumas espécies de aves (logos do ICB, Spea , Ceila . . .).
Nunca consegui ter nenhuma informação sobre este projecto / intervenção.
Parece que foi construído um observatório. Alguém sabe como se pode ter acesso ?
abç
Miguel Rolo

Miguel Rolo

Número de Mensagens : 358
Idade : 63
Local : Lisboa
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por isidoro S Teodoro Seg Jan 18, 2010 1:30 am

Estive lá no Sabado. O observatório existe na margem direita da Lagoa Pequena, mas é impossivel lá chegar porque o camonho de acesso está debaixo de água, pela Quinta da Apostiça também não é viável dada a proibição de entrada.

isidoro S Teodoro

Número de Mensagens : 73
Idade : 66
Data de inscrição : 19/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por Miguel Rolo Seg Jan 18, 2010 2:07 pm

Boas
Mas pode-se entrar pelo portão (ao pé das "casas" do ICN) ?
Ou seja quando baixar o nivel de água na ribeira o acesso ficará livre ?
abç
Miguel

Miguel Rolo

Número de Mensagens : 358
Idade : 63
Local : Lisboa
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por isidoro S Teodoro Ter Jan 19, 2010 1:17 am

Bom dia

A Lagoa está sem acesso ao mar e dada a quantidade de água doce que, devido à chuva, tem chegado, não é previsível que tão cedo seja possivel ir ao observatório.
Segundo um guarda que estava presente, o ICNB pretende abrir as instalações ao público, mas só quando estas tiverem condições mínimas (águas nos sanitários e luz em todas elas, esta última poderá obrigar à instalação de um gerador). Esperar para ver

Cumprimentos

isidoro S Teodoro

Número de Mensagens : 73
Idade : 66
Data de inscrição : 19/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Dez 11, 2010 8:56 am

Vivam,

Este tópico pode ser aproveitado para divulgar observações interessantes na lagoa de Albufeira. Hoje de manhã passei por lá e por sorte o portão junto à lagoa pequena estava aberto, porque andavam lá uns indivíduos a recolher pinhas. Aproveitei e fiz a pé todo o percurso até à zona do Bico do Passarão e no fim ainda fui (de carro) até à barra.

Vi 50 espécies de aves, das quais destaco:
- Podiceps nigricollis (vários)
- Pandion haliaetus
- Porphyrio porphyrio, na lagoa da Estacada
- Limosa lapponica, vários junto à barra
- Larus melanocephalus, alguns adultos
- Ptyonoprogne rupestris, 10+
- Prunella modularis, 1 a vocalizar
- Parus ater, 1 em pinheiro-manso junto à lagoa Pequena (esta espécie é relativamente rara na península de Setúbal)
- Emberiza schoeniclus, 1 fêmea

Não havia sinal do Mergus merganser.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por Miguel Rolo Seg Abr 18, 2011 4:16 pm

Boas

Ontem na Lagoa pequena vi duas cegonhas pretas.

Observei também um Goraz, primeiro ano. No Verão passado, andou por lá um juvenil, será que é o mesmo "rapaz" que voltou ao mesmo local ?
abç
Miguel

Miguel Rolo

Número de Mensagens : 358
Idade : 63
Local : Lisboa
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por ACarvalho Ter Out 11, 2011 6:04 pm

Domingo fui observar à Lagoa de albufeira.

Lista de todas as espécies identificadas, Domingo dia 9 de Outubro de 2011, entre +-8h30m e 12h:

- Tach. ruficollis
- Morus bassanus - Passaram 3 em alimentação, para norte.
- Pha. carbo
- Bub ibis
- Egr. garzetta
- Ardea cin.
- Platalea leucorodia - 3, no final da lagoa pequena
- Anas strepera
- Anas platy.
- Pandion haliaetus - 1
- Circus aeruginosus - 1 ou 2 - macho
- Buteo buteo - 1 ou 2
- Falco peregrinus - 1 - Deu umas voltas na lagoa pequena. Quase toda bicharada levantou voo.
- Porphyrio porphyrio - ouvi alguns.
- Fulica atra
- Actitis hyp.
- Larus ridibundos
- Larus michahellis
- Larus fuscus
- Sterna sandvicensis
- Columba palumbus
- Streptopelia decaocto
- Dendrocopos major - 1 - ouvi
- Motacilla alba
- Erithacus rubecula
- Saxicola torquata
- Phoenicurus ochruros
- Turdus merula
- Phylloscopus sp
- Aegithalus caudatus
- Parus caeruleus
- Garrulus glandarius
- Corvus corone
- Estrilda astrild
- Serinus serinus
- Carduelis carduelis

É possível que me tenha passado algumas espécies, por exemplo patos, galinha-de-água, pardal.
Estava com amigos que queriam observar aves, alguns deles pela primeira vez.




Última edição por ACarvalho em Qui Out 13, 2011 12:09 pm, editado 1 vez(es)
ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por Miguel Rolo Qui Out 13, 2011 11:51 am

Isso parce ter sido uma boa manhã de observação !

A observação de Anas penelope foi na Lagoa Pequena ?

Em Setembro, vi uma Ógea sobre a Lagoa da Estacada.

abç
Miguel Rolo

Miguel Rolo

Número de Mensagens : 358
Idade : 63
Local : Lisboa
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por ACarvalho Qui Out 13, 2011 12:07 pm

Miguel Rolo escreveu:Isso parce ter sido uma boa manhã de observação !

A observação de Anas penelope foi na Lagoa Pequena ?

Em Setembro, vi uma Ógea sobre a Lagoa da Estacada.

abç
Miguel Rolo
Foi uma bela manhã,
começamos cedo e valeu a pena, para algumas pessoas era cedo, mas sugeri fazer 2 sessões de observação. A 2ª para quem visse mais tarde.
Obrigado pela observação Very Happy. Vi sim, Frisada Anas strepera, vou já corrigir. Havia várias (não contei), na Lagoa pequena (tenho fotos).
Tb tenho do Peregrinus bounce

Abraço,
Alberto


ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por marcomonteiro Seg Jan 09, 2012 8:51 am

Boas,

na sexta-feira também resolvi fazer observação de aves, logo cedinho com o dia bem bonito. Como moro perto da Lagoa de Albufeira decidi visitar esta área. Quando cheguei à zona da Lagoa pequena o portão estava aberto, uma carrinha do ICN estacionada à porta mas sem sinal de vigilante algum (o espaço natura também estava encerrado). Depois de ler toda a informação dos placard's expostos, resolvi entrar e iniciar a minha visita. Por volta das 13h regressei ao carro (que ficou fora do portão desta área) para almoçar e reparei que já estavam uns indivíduos numa das casinhas junto ao portão. Almocei descansado e voltei a entrar para ir visitar a Lagoa da Estacada, passando por estes senhores que me viram e nada disseram. No final da tarde quando regresso ao carro vejo esses senhores a arrumar umas coisas numa carrinha, passo por eles dando as boas tardes e eis que um deles, num tom extremamente arrogante, me aborda e pergunta quem me deu autorização para entrar ali dentro e para fotografar a área. Expliquei porque motivo ali estava e que tinha lido com atenção toda a informação disponível, pelo que nada indicava acesso condicionado ou proibido, nem tão pouco proibição de fotografias! Todo irritado e arrogante, esse senhor diz-me que pra meu conhecimento, as fotografias nas reservas naturais têm de ser pagas e na maior parte das vezes a entrada também!! Que não tenho nada de estar ali sem autorização dos vigilantes (note-se que não encontrei um sequer em toda o percurso que fiz pelas lagoas) e se eu sabia o que era o ICN.
Respondi-lhe que sou biólogo e conheço de ginjeira o ICN, pelo que era melhor nem comentar e que, não tendo eu faltado ao respeito a ninguém e nem desrespeitado a boa conduta do visitante, não percebo aquela reacção! Apresentei queixa no ICN e aguardo esclarecimentos que, quase de certeza, não dão em nada...

Deixo apenas o alerta para os observadores de aves, não vá encontrarem igualmente estes senhores tão cordiais e simpáticos!

Um abraço,
Marco
marcomonteiro
marcomonteiro

Número de Mensagens : 16
Idade : 46
Local : Sesimbra
Data de inscrição : 08/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por RuiCaratao Seg Jan 09, 2012 9:00 am

Que tristeza.... No
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por pedro121 Seg Jan 09, 2012 9:14 am

Aquilo que se passa na Lagoa da Albufeira é no mínimo peculiar, eu não tenho problemas em que o acesso seja proibido, mas tal como o Marco já entrei pelo portão com ele aberto, e não tendo dado dois passos foi abordado pelo vigilante que me disse que não podia entrar, tudo bem, sem problemas, preferia que estivesse um cartaz à entrada a dizer isso, porque caso contrario a impressão que dá é que se pode entrar...

O meu problema é que havendo uma zona húmida tão interessante como a Lagoa da Albufeira junto a grandes centros urbanos não se aproveite a zona, seria assim tão mau fazer 1-2 percursos para permitir visitas, construir 1-2 observatórios? mesmo que a pagar? eu não tenho problemas nenhuns em pagar para aceder a zonas como aquela, paga-se para entrar na Ponta da Erva e provavelmente vai-se pagar para o EVOA e qual é o problema? tirando o maldito do meu cartão que nunca abre os portões...

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por marcomonteiro Seg Jan 09, 2012 9:24 am

Boas,

é exactamente como dizes Pedro, se a informação de acesso condicionado ou proibido estivesse exposta, ou em alternativa estivesse alguém à entrada para controlar, eu compreendia e teria de aceitar, agora desta forma não me parece correcto. Para além do mais entraram uma série de pessoas para andar de bicicleta e fazer corrida e eles durante todo o dia nem sequer deram conta!

Relativamente à Ponta da Erva estive lá a semana passada e eles agora não cobram. Temos de nos dirigir à Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca e solicitar o cartao de acesso. A única exigência é uma caução de 25€ que é devolvida quando entregamos o cartão no final do dia. Isso eu compreendo e aceito...

Um abraço,

Marco
marcomonteiro
marcomonteiro

Número de Mensagens : 16
Idade : 46
Local : Sesimbra
Data de inscrição : 08/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por pedro121 Seg Jan 09, 2012 9:36 am

marcomonteiro escreveu:
Relativamente à Ponta da Erva estive lá a semana passada e eles agora não cobram. Temos de nos dirigir à Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca e solicitar o cartao de acesso. A única exigência é uma caução de 25€ que é devolvida quando entregamos o cartão no final do dia. Isso eu compreendo e aceito...

Sim, eu sei, mas se quiseres ficar com o cartão, já que o sistema de o devolver só dá durante os dias de semana, tens que o pagar, e por mim está tudo certo, tirando que o meu tem que ser trocado com urgência, este Domingo deixou-me pendurado, a sorte é que estavam muito fotógrafos dentro da ponta e foi fácil entrar e sair de boleia.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por RuiCaratao Seg Jan 09, 2012 9:58 am

Já para não falar que basta ir ao longo da rede e encontramos buracos, onde podem passar as moto4.
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por José Frade Seg Jan 09, 2012 11:39 am

RuiCaratao escreveu:Já para não falar que basta ir ao longo da rede e encontramos buracos, onde podem passar as moto4.
Exactamente Rui, e basta vir da Lagoa Grande que se tem acesso a todo o resto e sem nada a indicar a proibição... Coisa que normalmente o pessoal que frequenta a zona de banhos utiliza para fazer caminhadas, então vão ter que por um guarda aí...
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por Miguel Rolo Seg Jan 09, 2012 12:31 pm

Boas

Alguém sabe ao certo qual é o "estatuto de protecção" da Lagoa Pequena ?

Já agora se percebi bem quem lá estava não eram vigilantes do Icnb, certo ?
abç
Miguel Rolo

Miguel Rolo

Número de Mensagens : 358
Idade : 63
Local : Lisboa
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por marcomonteiro Ter Jan 10, 2012 2:16 am

Miguel Rolo escreveu:Boas

Alguém sabe ao certo qual é o "estatuto de protecção" da Lagoa Pequena ?

Já agora se percebi bem quem lá estava não eram vigilantes do Icnb, certo ?
abç
Miguel Rolo

Bom dia Miguel,

esta área foi classificada como Zona de Protecção Especial (Decreto-Lei nº 384-B/99, de 23 de Setembro) no âmbito da Directiva Aves 79/409/CEE.

O senhor "simpático" que me abordou intitulou-se vigilante do parque.

Um abraço,

Marco
marcomonteiro
marcomonteiro

Número de Mensagens : 16
Idade : 46
Local : Sesimbra
Data de inscrição : 08/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 10, 2012 5:15 am

Mas creio que uma ZPE não é considerada uma "área protegida" (em sentido estrito)...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por Miguel Rolo Ter Jan 10, 2012 2:46 pm

Obrigado Marco e Gonçalo

Nunca consegui perceber qual a "protecção real" que a ZPE lhe dá (ignorância minha). Mesmo quando existiam os tais avisos, lembro-me de alguns que diziam "reserva integral" (ou qualquer coisa parecida), sempre me perguntei ao abrigo de quê ?

De concreto um responsável do Icnb disse-me uma vez que a Lagoa era a única "zona protegida" integralmente vedada !

abç
Mg

Miguel Rolo

Número de Mensagens : 358
Idade : 63
Local : Lisboa
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por marcomonteiro Qua Jan 18, 2012 4:06 am

Bom dia amigos,

aqui fica a resposta do ICN à minha reclamação/pedido de esclarecimento:


"Exmo. Senhor Marco Monteiro,



Acusamos a recepção do seu e-mail.



Antes de mais, queremos apresentar as nossas desculpas pela situação que descreve relativamente à forma como foi abordado.



Iremos ter em conta o exposto, considerando que o contributo dos cidadãos que nos contactam representa uma mais valia para aperfeiçoarmos a nossa actuação e melhorar o serviço que procuramos prestar.



Relativamente à área que visitou, embora não possua nenhum sinal que proíba a entrada, encontra-se vedada e possui um portão e um cadeado, tendo, portanto, a propriedade carácter exclusivo e o acesso ao seu interior, não sendo proibido, é sujeito a autorização.



Trata-se, de facto, de uma parcela de terreno do Domínio Privado do Estado, situação não muito vulgar mesmo em áreas protegidas. Neste caso, estas áreas podem ter o acesso condicionado, tal como qualquer terreno privado nos estuários do Tejo e do Sado.



Quanto à cobrança da entrada neste espaço, esta está prevista no Anexo III do Despacho nº 9589/2011, de 2 de Agosto, publicado no Diário da República, 2.ª Série. A situação de não cobrança de entrada manter-se-á até ao final do período de obras que estão a decorrer, com as quais procuramos melhorar as condições de visitação ao público.



Como certamente terá podido observar, o espaço está a ser intervencionado com várias estruturas para a visitação, nomeadamente passadiços e observatórios, julgando nós poder vir a abri-lo em breve para todos os interessados e amantes do birdwatching.



No que diz respeito à fotografia, o pedido de parecer está previsto (à semelhança dos passeios pedestres e outras actividades de observação de fauna e flora) em espaços naturais como o que visitou, sempre que exista da parte do fotógrafo/cineasta intenção de utilização comercial das imagens recolhidas ou quando sejam previsíveis impactes negativos nos valores naturais em causa.



Por fim, deixamos o esclarecimento de que a área que visitou e de que gostaríamos que continuasse a usufruir, não é uma Reserva e não pertence a qualquer outra tipologia de ordenamento previsto na Rede Nacional de Áreas Protegidas. Trata-se, outrossim, de uma ZPE (Zona de Protecção Especial) da Rede Natura 2000, possuindo ainda outras classificações nacionais e internacionais (Sítio RAMSAR/ IBA).



Esperando ter respondido às suas questões,



Com os melhores cumprimentos


Georgina Bastos


Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade

Departamento de Comunicação e Gestão de Operações
R. de Santa Marta, 55
1150-294 LISBOA
PORTUGAL "
marcomonteiro
marcomonteiro

Número de Mensagens : 16
Idade : 46
Local : Sesimbra
Data de inscrição : 08/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por marcomonteiro Qua Jan 18, 2012 4:12 am

Como previsto, mais dia menos dia teremos de começar a pagar para visitar esta área. Apesar disso teremos condições mais adequadas para o birdwatching, uma vez que os passadiços e os observatórios são uma mais valia em toda aquela zona.


Um abraço,

Marco
marcomonteiro
marcomonteiro

Número de Mensagens : 16
Idade : 46
Local : Sesimbra
Data de inscrição : 08/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por Rui Pereira Qua Jan 18, 2012 8:16 am

Boa tarde, marco comigo passou-se um cena muito semelhante á tua, até na arrogância do segurança.

Entrei, aguardei junto do portão, andei lá dentro mais de 2 horas, e nunca vi ninguém´, só mesmo á saida...


Um abraço
Rui Pereira
Rui Pereira

Número de Mensagens : 81
Idade : 61
Local : Benfica, Lisboa
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por marcomonteiro Qua Jan 18, 2012 8:20 am

Rui Pereira escreveu:Boa tarde, marco comigo passou-se um cena muito semelhante á tua, até na arrogância do segurança.

Entrei, aguardei junto do portão, andei lá dentro mais de 2 horas, e nunca vi ninguém´, só mesmo á saida...


Um abraço

Boa tarde Rui,

o único erro que eu cometi foi não ter pedido que se identificasse, mas no meio daquela conversa toda acabei por deixar passar esse pormenor. Enfim, agora já sabemos....


Abraço,
marcomonteiro
marcomonteiro

Número de Mensagens : 16
Idade : 46
Local : Sesimbra
Data de inscrição : 08/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 31, 2012 6:24 am

Espaço interpretativo da Lagoa Pequena em Sesimbra
Data: 31/01/2012
Fonte: jornalcomerciodoseixalesesimbra.wordpress.com

O novo espaço interpretativo da Lagoa Pequena, na Lagoa de Albufeira, é inaugurado na quarta-feira, 2 de Fevereiro, data em que se assinala o Dia Mundial das Zonas Húmidas.
Este acontecimento, promovido pela Câmara Municipal e Sesimbra e pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, pretende dar a conhecer os quatro percursos e três observatórios, construídos para proporcionar a observação de aves e o contacto com a natureza, e é acompanhado pela Associação de Guardas e Vigilantes da Natureza.
A Lagoa Pequena é a maior zona húmida da Península de Setúbal e tem um papel importante na circulação de várias aves. Está classificada como Zona de Protecção Especial, ao abrigo da Directiva Aves 79/409/CEE, faz parte da lista nacional de Sítios, estabelecida ao abrigo da Directiva Habitats e integra a lista das zonas húmidas de importância internacional, ao abrigo da Convenção Ramsar.
Em diferentes épocas do ano pode observar-se uma grande variedade de aves, entre as quais, o pato-real, a garça vermelha, o chapim de poupa, o chapim-real, o guarda-rios, e diversas espécies de rouxinóis, estorninhos e mergulhões, que aqui encontram abrigo e alimentação abundante, à base de peixes e insectos.
A beleza da paisagem oferece momentos únicos para os amantes da fotografia de natureza, principalmente ao final do dia, altura ideal para captar imagens de bandos de aves.

http://jornalcomerciodoseixalesesimbra.wordpress.com/2012/01/31/espaco-interpretativo-da-lagoa-pequena-em-sesimbra/
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra) Empty Re: LOCAL: Lagoa de Albufeira (Sesimbra)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos