Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As aves e os sons

+6
Helder Vieira
João Tomás
Tissot
Gonçalo Elias
Paulo Domingues
Ricardo Melo
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

As aves e os sons Empty As aves e os sons

Mensagem por Ricardo Melo Qua Jul 25, 2018 4:47 am

Crio este tópico com o intuito de clarificar a identificação de aves através dos sons que estas emitem.

Há algumas espécies que são mais facilmente detectáveis pelos sons emitidos do que visualmente (como por exemplo as aves nocturnas). Os sons mais comuns que as aves produzem são vocais, nomeadamente cantos e chamamentos (call e alarm call), mas também produzem sons não vocais. Destacam-se os passeriformes, que no geral produzem cantos e chamamentos, sendo que os cantos são produzidos maioritariamente pelos machos (pese embora algumas fêmeas também cantem) e os chamamentos são produzidos por machos e fêmeas.

Relativamente ao calendário de cantos existem algumas espécies de aves que cantam o ano inteiro, sendo que começam a ficar mais activas com o aproximar da época de nidificação e a chegada das aves estivais. O pico será em Junho, mas com poucas diferenças para Abril e Maio, sendo que as aves começam a ficar mais activas vocalmente durante o mês de Março. Em Julho já há bastante menos espécies a cantar e o mês de Agosto será o que tem um menor número de espécies a cantar.

A melhor altura do dia para ouvir aves a cantar é ao início da manhã, 15 a 30 minutos antes do sol nascer e durante cerca de 2h.

No que concerne ao sons não vocais, podemos dividir em silvos e vibrações com as penas (narcejas e sisões), em sons com o bico (cegonhas e algumas rapinas nocturnas), no tamborilar (pica-paus), e no "bater" de asas (noitibós e rapinas nocturnas).

Ps.: A maior parte do que escrevi em cima aprendi num curso gratuito de aves online dado pelo Gonçalo Elias em Abril/Maio de 2015 (seis meses depois de eu começar a observar aves).  Wink

No respeitante a software de gravação e edição de som saliento a aplicação RecForge II (gravar) e o programa Audacity (editar).

Para aprender, arquivar os sons e ver os sonogramas recomendo o xeno-canto.
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por Ricardo Melo Qua Jul 25, 2018 10:22 am

Resumindo o post de outro tópico...

De forma a melhorar a identificação de chamamentos de Sylvias fiz uma montagem com quatro espécies.
Cada excerto tem 30 segundos de duração intercalados por 5 segundos de pausa (a duração total do ficheiro é de 2 minutos e 15 segundos). Os ficheiros foram retirados do xeno-canto.

1 - Sylvia borin
2 - Sylvia atricapilla
3 - Sylvia cantillans
4 - Sylvia communis


Última edição por Ricardo Melo em Qua Jul 25, 2018 11:01 am, editado 2 vez(es)
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por Paulo Domingues Qua Jul 25, 2018 10:34 am

Obrigado Ricardo!

Vou no bom caminho Wink Acho que já me "inscrevi" nesse curso há muito, muito tempo, uso o RecForge II e o Audacity, agora só me falta aprender alguma coisa! Wink
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jul 25, 2018 10:41 am

Desde há mais de 20 anos que faço uma anotação sempre que ouço uma ave a cantar, e ao longo dos anos fui compondo um ficheiro com essas informações.

O gráfico que se segue representa o número de espécies que já ouvi a cantar pelo menos uma vez em cada mês do ano. Estas informações dizem respeito unicamente a Portugal Continental, e considerei apenas as situações em que o canto foi emitido de forma espontânea e não em reacção à emissão de chamados (com recurso a gravações, por exemplo).

As aves e os sons Datas_10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por Tissot Qua Jul 25, 2018 11:34 am

Ricardo Melo escreveu:Resumindo o post de outro tópico...

De forma a melhorar a identificação de chamamentos de Sylvias fiz uma montagem com quatro espécies.
Cada excerto tem 30 segundos de duração intercalados por 5 segundos de pausa (a duração total do ficheiro é de 2 minutos e 15 segundos). Os ficheiros foram retirados do xeno-canto.

1 - Sylvia borin
2 - Sylvia atricapilla
3 - Sylvia cantillans
4 - Sylvia communis

Pois...ainda não estou convencido...eu nunca ouvi esse chamamento emitido por uma communis...já percorri o Xenocanto e não encontrei nada igual para communis...já estou como o Pedro Nicolau, será que a ave foi bem identificada?
Ricardo...tens mais alguma fonte, para além do Xenocanto, onde se possa verificar o chamamento de communis? (ou então tu Paulo Alves). Obrigado.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por Ricardo Melo Qua Jul 25, 2018 12:04 pm

Tissot escreveu:
Ricardo...tens mais alguma fonte, para além do Xenocanto, onde se possa verificar o chamamento de communis? (ou então tu Paulo Alves). Obrigado.
Não, Matthias. Suspect Como referi, baseei-me exclusivamente no xeno-canto, embora, a esse propósito (e ainda não li tudo), o Cramp refere que tem 3 espécies de canto e 25 chamamentos... Shocked  affraid
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por João Tomás Qua Jul 25, 2018 2:24 pm

Gonçalo Elias escreveu:Desde há mais de 20 anos que faço uma anotação sempre que ouço uma ave a cantar, e ao longo dos anos fui compondo um ficheiro com essas informações.

Também o faço hás 4 anos creio Smile Agora só falta tratar os dados ehehe!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por João Tomás Qua Jul 25, 2018 2:26 pm

E já agora, excelente tópico e informação Ricardo Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por Tissot Qui Jul 26, 2018 12:04 pm

Ricardo Melo escreveu:
Tissot escreveu:
Ricardo...tens mais alguma fonte, para além do Xenocanto, onde se possa verificar o chamamento de communis? (ou então tu Paulo Alves). Obrigado.
Não, Matthias. Suspect Como referi, baseei-me exclusivamente no xeno-canto, embora, a esse propósito (e ainda não li tudo), o Cramp refere que tem 3 espécies de canto e 25 chamamentos... Shocked  affraid

Não tenho o Cramp...mas ele descreve os 3 tipos de calls?

Entretanto pesquisei melhor no Xenocanto e dei com duas gravações em que o o alarm call é semelhante à tua gravação, ver:

https://www.xeno-canto.org/37235

https://www.xeno-canto.org/37236
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por Tissot Qui Jul 26, 2018 1:06 pm

Aproveitando a excelente ideia do Ricardo, fiz também uma compilação (com o programa referido por ele, obrigado pela dica) com o mesmo tipo de vocalização e as mesmas espécies que o Ricardo apresentou (menos uma). Para dificultar, porque isto de identificar aves por vocalizações tem muito que se lhe diga, acrescentei espécies que não são Sylvia (e algumas são raridades em PT). No total são 8 espécies com 10 segundos de gravação para cada intervalados por uma pausa de 2 segundos.

Ouvir em: https://vocaroo.com/i/s1FLWjApfo02
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por Helder Vieira Sex Jul 27, 2018 10:27 am

Tissot escreveu:

Pois...ainda não estou convencido...eu nunca ouvi esse chamamento emitido por uma communis...já percorri o Xenocanto e não encontrei nada igual para communis...já estou como o Pedro Nicolau, será que a ave foi bem identificada?
Ricardo...tens mais alguma fonte, para além do Xenocanto, onde se possa verificar o chamamento de communis? (ou então tu Paulo Alves). Obrigado.

Eu também só ouvi pela 1ª vez parecido, ou pelos vistos era igual, no link do xeno que o Paulo Alves tinha partilhado no outro tópico. Nunca ouvi communis a fazer isto.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por pedro121 Sex Jul 27, 2018 1:22 pm

Tissot escreveu:Aproveitando a excelente ideia do Ricardo, fiz também uma compilação (com o programa referido por ele, obrigado pela dica) com o mesmo tipo de vocalização e as mesmas espécies que o Ricardo apresentou (menos uma). Para dificultar, porque isto de identificar aves por vocalizações tem muito que se lhe diga, acrescentei espécies que não são Sylvia (e algumas são raridades em PT). No total são 8 espécies com 10 segundos de gravação para cada intervalados por uma pausa de 2 segundos.

Ouvir em: https://vocaroo.com/i/s1FLWjApfo02

Que horror...

diz-me uma coisa, 8 espécies certo, então para alem de fuscatus e curruca quais são as outras? T.-de-barrete, papa-amoras e mais o que?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por Ricardo Melo Sex Jul 27, 2018 3:08 pm

Ora bem, a minha sorte é que no campo não vou encontrar todas estas espécies a vocalizar ao mesmo tempo... Twisted Evil

É óbvio que este exercício é muito complicado (até por ter raridades e eu desta temática percebo muito pouco), de forma que se acertar na primeira já será bem bom! Embarassed

1 - Felosa-dos-juncos Acrocephalus schoenobaenus
2 e 4 - Creio serem o mesmo ficheiro... não, Matthias? Toutinegra-de-barrete-preto Sylvia atricapilla Suspect
3 - ?
5 - Toutinegra-de-bigodes Sylvia cantillans
6 - Papa-amoras Sylvia communis
7 - ?
8 - ?
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por João Tomás Sex Jul 27, 2018 3:59 pm

Aqui vão as minhas apostas:

1 - Acrocephalus schoenobaenus
2 - Sylvia atricapilla
3 - Phylloscopus fuscatus
4 - Também me parece Sylvia atricapilla
5 - Sylvia cantillans
6 - Sylvia communis, o call esquisito
7 - Sylvia curruca, call
8 - Troglodytes troglodytes
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por Tissot Sex Jul 27, 2018 4:00 pm

Ricardo Melo escreveu:
2 e 4 - Creio serem o mesmo ficheiro... não, Matthias?

Sim, tens razão, foi burrice minha. Peço desculpa. Só conseguirei corrigir o ficheiro mais tarde.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por Tissot Ter Jul 31, 2018 1:50 pm

Já com acesso ao PC junto a compilação corrigida (na versão anterior a segunda gravação estava errada e repetia a 4 gravação).
Desta vez dei 15 segundos para cada ave em vez dos 10 segundos anteriores (excepto a última ave que tem cerca de 8 segundos).

https://vocaroo.com/i/s0XV1oJ1Gy9f

Peço desculpa pelo erro, não era uma rasteira, foi mesmo nabice minha.
João Tomás...falta o palpite para esta segunda ave ( O Ricardo já sabe qual é a ave).
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por João Tomás Ter Jul 31, 2018 2:33 pm

Tissot escreveu:https://vocaroo.com/i/s0XV1oJ1Gy9f

Peço desculpa pelo erro, não era uma rasteira, foi mesmo nabice minha.
João Tomás...falta o palpite para esta segunda ave ( O Ricardo já sabe qual é a ave).

Ora a espécie em causa nunca ouvi este call que me parece mais um allarm call mas diria que é uma Locustella naevia Smile Apenas ouvi o call da espécie.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por Tissot Sáb Ago 04, 2018 3:03 pm

Bom...estou a ver que mais ninguém, para além do Ricardo, Tomás e Pedro, quer tentar identificar as aves da compilação que coloquei antes ( https://vocaroo.com/i/s0XV1oJ1Gy9f )

As aves são as seguintes:
1 - Acrocephalus schoenobaenus
2 - Locustella naevia
3 - Phylloscopus fuscatus
4 - Sylvia atricapilla
5 - Sylvia cantillans
6 - Sylvia communis
7 - Sylvia curruca
8 - Troglodytes troglodytes

De uma maneira ou de outra acertaram todos, mas o João fez o pleno!!!
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por Tissot Sáb Ago 04, 2018 3:08 pm

Não sei se o meu desafio anterior foi desinteressante ou difícil, mas teve pouca participação. Vou insistir e desta vez vou colocar um novo bird quiz com 6 vocalizações, que julgo serem mais familiares para a maior parte das pessoas. Só uma achega, não têm necessariamente de ser todas de espécies diferentes. Quem se atreve desta vez?

Ouvir em: https://vocaroo.com/i/s1OBMttG4c9J
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por João Tomás Sáb Ago 04, 2018 4:32 pm

Bem aqui vamos nós Smile

1 - embora pareça o alarme do Fringilla coelebs parece-me que é o maroto do Parus major a imitá-lo
2 - aqui também me parece o call da Phylloscopus collybita mas muito acelerado... também acho que seja um Parus major
3 - tem "ar" de Sitta europaea mas também creio que seja um Parus major.
4 - este call acho que está muito acelerado para Cyanistes caeruleus por isso voto em Parus major (já o ouvi imitar o primo azul).
5 - aqui é mais uma vez o Parus major.
6 - demasiado lento para ser um Periparus ater. Voto mais uma vez no Parus major x)

Tenho de acertar pelo menos uma vez, já que pelo menos um dos seis sons há-de ser chapim-real Razz
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por Helder Vieira Dom Ago 05, 2018 12:36 am

Bem, quanto ao desafio anterior não achei lá muito interessante uma vez que metia raridades ao barulho... e era uma confusão de “tchek-tchek-tchek” Very Happy
Quanto a este:
1 - acho que é o tal “ping ping” do Parus major, por vezes confundível com “tchin tchin” do Fri coe;
2 - diria que é o call de Phylloscopus bonelli, mas sem certeza;
3 - Sitta europae;
4 - Cyanistes caeruleus, alarme ligeiramente ascendente, mas pode bem ser o Parus major;
5 - Parus major;
6 - Periparus ater.

Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por Helder Vieira Dom Ago 05, 2018 12:40 am

João Tomás escreveu:
Tenho de acertar pelo menos uma vez, já que pelo menos um dos seis sons há-de ser chapim-real Razz

O Matthias como é um brincalhão é menino para ter esgravatado o Xeno à procura de 6 Parus major bem diferentes Laughing
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por João Tomás Dom Ago 05, 2018 5:05 am

Helder Vieira escreveu:diria que é o call de Phylloscopus bonelli, mas sem certeza;

O call da bonelli é mais prolongado do inicio até ao meio, tipo "toooooiiit". Acho este som mais de collybita mas está mais rápido do que o normal e por isso há-de ser um chapim-real.

Helder Vieira escreveu:6 - Periparus ater.

Foi como disse, eu acho este canto muito lento para chapim-carvoeiro x)
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por Ricardo Melo Qua Ago 08, 2018 1:28 am

Ouvi de relance uma vez e concordo em geral com o João e Helder, excepto no 2 que julgo ser o call da felosa-musical Phylloscopus trochilus.
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por pedro121 Qua Ago 08, 2018 1:58 am

Tissot escreveu:Bom...estou a ver que mais ninguém, para além do Ricardo, Tomás e Pedro, quer tentar identificar as aves da compilação que coloquei antes ( https://vocaroo.com/i/s0XV1oJ1Gy9f )

As aves são as seguintes:
1 - Acrocephalus schoenobaenus
!

Xiii, nunca diria que o 1º era Acr sch.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

As aves e os sons Empty Re: As aves e os sons

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos