Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Subespécie de Phylloscopus collybitta?

4 participantes

Ir para baixo

Subespécie de Phylloscopus collybitta? Empty Subespécie de Phylloscopus collybitta?

Mensagem por Mário Estevens Sáb Set 08, 2018 4:00 am

Caros,

Ontem, dia 07-09-2018, observei e fotografei no Parque da Paz, em Almada, uma Phylloscopus com a plumagem num estado deplorável (aparentemente encharcada, mas também com primárias, secundárias e caudais desgastadas, além de zonas sem penas na coroa e no dorso), que talvez por isso me está a levantar algumas dúvidas quanto à identificação (ver fotos abaixo).

Aquilo que me chamou a atenção nesta ave, que inicialmente se encontrava a alimentar-se junto de algumas Phylloscopus trochilus, mostrando dimensões e comportamento semelhantes, foram as seguintes características (observadas no terreno e algumas também apreciáveis nas fotografias):


  • Tom geral acastanhado quente, aparentemente sem laivos esverdeados ou oliváceos (particularmente notório nas penas do manto e asas)
    Projecção primária bastante curta (que penso ser real, apesar do desgaste das primárias)
    Supercílio pálido pouco definido (mas difícil de avaliar devido ao estado da plumagem)
    Patas definitivamente escuras
    Partes inferiores aparentemente escuras e pouco contrastantes com as partes superiores (mais que noutras Phylloscopus), embora isto possa ser um efeito causado pelo estado encharcado da plumagem


Apesar da data precoce, poderá esta ave ser apenas uma Phylloscopus collybitta mal tratada ou será possível ver aqui algo mais, nomeadamente uma das subespécies/espécies asiáticas aparentadas com esta espécie, tais como Ph. c. tristis (embora eu não veja tons verdes nas asas) ou até Ph. lorenzii (a única que me parece apresentar plumagem declaradamente acastanhada)?

Agradeço as vossas opiniões, uma vez que não consigo decidir-me em definitivo no que respeita a esta ave.

Acresce que a mesma ave tinha sido vista e fotografada no mesmo local no dia anterior pelo Humberto Matos, que tem fotos bem melhores que as minhas na seguinte lista do eBird:

https://ebird.org/view/checklist/S48329566

Subespécie de Phylloscopus collybitta? Phyllo10
Subespécie de Phylloscopus collybitta? Phyllo11
Subespécie de Phylloscopus collybitta? Phyllo12
Subespécie de Phylloscopus collybitta? Phyllo13
Subespécie de Phylloscopus collybitta? Phyllo14
Subespécie de Phylloscopus collybitta? Phyllo15
Mário Estevens
Mário Estevens

Número de Mensagens : 123
Idade : 55
Local : Almada
Data de inscrição : 17/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Subespécie de Phylloscopus collybitta? Empty Re: Subespécie de Phylloscopus collybitta?

Mensagem por pedro121 Sáb Set 08, 2018 4:33 am

Dado o estado da plumagem da ave e se não vocalizou eu diria que Phylloscopus sp. é o mais longe que se pode ir.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Subespécie de Phylloscopus collybitta? Empty Re: Subespécie de Phylloscopus collybitta?

Mensagem por Mário Estevens Sáb Set 08, 2018 6:15 am

Pois Pedro, a ave não vocalizou e o estado da plumagem é mesmo o que está a prejudicar a avaliação das características e a impedir a identificação com certeza, pelo que o melhor será mesmo deixar apenas como Phylloscopus sp. como sugeres.

Obrigado de qualquer forma.
Mário Estevens
Mário Estevens

Número de Mensagens : 123
Idade : 55
Local : Almada
Data de inscrição : 17/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Subespécie de Phylloscopus collybitta? Empty Re: Subespécie de Phylloscopus collybitta?

Mensagem por Paulo Alves Sáb Set 08, 2018 7:35 am

Usando uma pergunta à Nicolau Laughing :

Porque é que não é uma Phylloscopus ibericus?
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Subespécie de Phylloscopus collybitta? Empty Re: Subespécie de Phylloscopus collybitta?

Mensagem por PNicolau Sáb Set 08, 2018 8:29 am

Paulo Alves escreveu:Usando uma pergunta à Nicolau Laughing :

Porque é que não é uma Phylloscopus ibericus?
Laughing Laughing Laughing Laughing Acreditas que ia mesmo perguntar isso?
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Subespécie de Phylloscopus collybitta? Empty Re: Subespécie de Phylloscopus collybitta?

Mensagem por pedro121 Sáb Set 08, 2018 8:33 am

PNicolau escreveu:
Paulo Alves escreveu:Usando uma pergunta à Nicolau Laughing :

Porque é que não é uma Phylloscopus ibericus?
Laughing Laughing Laughing Laughing Acreditas que ia mesmo perguntar isso?

sim, acreditamos...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Subespécie de Phylloscopus collybitta? Empty Re: Subespécie de Phylloscopus collybitta?

Mensagem por Mário Estevens Sáb Set 08, 2018 9:53 am

Olá Paulo,

Picardias “feloso-facebookianas” à parte ;-), não me pareceu uma Ph. ibericus pelas características que indiquei anteriormente, nomeadamente o tom acastanhado (não lhe vi tons esverdeados) e a projeção primária muito curta.

Mas admito que este bicho não é o melhor exemplar para avaliar o que quer que seja e que posso estar a ser enganado pelo estado miserável da plumagem. O pobre passarito parece ser o infeliz sobrevivente de uma viagem alucinante através do sistema digestivo de um gato! :-D
Mário Estevens
Mário Estevens

Número de Mensagens : 123
Idade : 55
Local : Almada
Data de inscrição : 17/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Subespécie de Phylloscopus collybitta? Empty Re: Subespécie de Phylloscopus collybitta?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos