Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda ID - 30 de Setembro nos Campos do Lis

+2
Samuel Patinha
Paulo Domingues
6 participantes

Ir para baixo

Ajuda ID - 30 de Setembro nos Campos do Lis Empty Ajuda ID - 30 de Setembro nos Campos do Lis

Mensagem por Paulo Domingues Sex Out 26, 2018 10:55 pm

Nunca tinha visto nenhuma Alvéola amarela tão amarela, será alguma sub-espécie com algum interesse, ou é mesmo a mais comum?

Ajuda ID - 30 de Setembro nos Campos do Lis Campos11

Ajuda ID - 30 de Setembro nos Campos do Lis Campos12

Este estorninho estava junto de pretos, que eram mesmo pretos, este é mais "malhado", é só da plumagem sem desgaste ou é mesmo malhado?

Ajuda ID - 30 de Setembro nos Campos do Lis Campos10

Desde já, obrigado!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Local : Valongo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID - 30 de Setembro nos Campos do Lis Empty Re: Ajuda ID - 30 de Setembro nos Campos do Lis

Mensagem por Samuel Patinha Sex Out 26, 2018 11:08 pm

é uma subespécie, flavissima
é malhado

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 889
Local : Aveiro

Ajuda ID - 30 de Setembro nos Campos do Lis Empty Re: Ajuda ID - 30 de Setembro nos Campos do Lis

Mensagem por Paulo Domingues Sex Out 26, 2018 11:38 pm

Ah, desta vez parece que acertei! Wink

Obrigado Samuel!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Mensagem por Tissot Sáb Out 27, 2018 8:05 am

Há mais fotos do estorninho?
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Local : Amadora-Alfragide

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Mensagem por Tissot Dom Out 28, 2018 5:35 pm

Só com o que se vê nesta foto diria que o estorninho é unicolor e não vulgaris.
Tissot
Tissot

Mensagem por pedro121 Dom Out 28, 2018 5:41 pm

o sturnus é vulgaris, posso explicar porque se necessario.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por Tissot Dom Out 28, 2018 6:01 pm

pedro121 escreveu:o sturnus é vulgaris, posso explicar porque se necessario.

Para um vulgaris nesta altura do ano esperava ver nesta foto:
1 - as infracaudais com orlas brancas das penas mais largas.
2 - pintas no dorso e escapulares de cor creme e não esbranquiçadas como me parecem na foto.
3 - orlas das penas das asas largas e não finas como na foto.
Tissot
Tissot

Mensagem por PNicolau Dom Out 28, 2018 6:14 pm

Concordo com vulgaris.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa

Mensagem por pedro121 Dom Out 28, 2018 6:27 pm

Tissot escreveu:

Unicolor teria mais estreitas ou não teria sequer nesta altura do ano

Tissot escreveu:2 - pintas no dorso e escapulares de cor creme e não esbranquiçadas como me parecem na foto.

A foto é má, mas unicolor nesta altura já não tem quase pintas no dorso e as da barriga são minimas. foto má e à sombra

Tissot escreveu:3 - orlas das penas das asas largas e não finas como na foto.

É vulgaris porque as orlas das penas são largas e não finas como se vê na foto Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Mensagem por Tissot Dom Out 28, 2018 6:51 pm

pedro121 escreveu:
Tissot escreveu:

Unicolor teria mais estreitas ou não teria sequer nesta altura do ano

Tissot escreveu:2 - pintas no dorso e escapulares de cor creme e não esbranquiçadas como me parecem na foto.

A foto é má, mas unicolor nesta altura já não tem quase pintas no dorso e as da barriga são minimas. foto má e à sombra

Tissot escreveu:3 - orlas das penas das asas largas e não finas como na foto.

É vulgaris porque as orlas das penas são largas e não finas como se vê na foto Very Happy Very Happy

1 - se estivéssemos já em pleno inverno poderia concordar contigo, mas ainda nem vamos a meio de Outono.
2 - se estivéssemos já em pleno inverno poderia concordar contigo, mas ainda nem vamos a meio de Outono.
3 - eu vejo orlas finas com esta foto e com este ângulo, não vejo orlas largas como tu.

... por isso pedi outras fotos (nisso tens razão, a foto é má Very Happy ), esta não me parece conclusiva para uma ID segura.
Tissot
Tissot

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 28, 2018 7:03 pm

A questão não é estarmos a meio do Outono ou não.

A questão é que os unicolor nesta altura em geral já estão totalmente pretos. Alguns ainda terão pintas mas serão muito ténues.

Os unicolor tipicamente apresentam pintas (e ainda assim raramente tão grandes como as da aves da foto) quando fazem a muda, durante o mês de Agosto - e por isso é que depois aparecem sempre fotos nesse mês com a indicação de serem vulgaris.

Essas pintas desaparecem rapidamente por abrasão e quando chega ao fim de Outubro ou início de Novembro desapareceram completamente.

Por isso temos o paradoxo de que a plumagem de "Inverno" do S. unicolor surge na verdade no Verão e no início do Outono, ao passo que a plumagem dita de "Verão" ocorre no Inverno e na Primavera.

Isto tudo para dizer que concordo com vulgaris.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25662

Mensagem por Tissot Dom Out 28, 2018 7:44 pm

Gonçalo Elias escreveu:A questão não é estarmos a meio do Outono ou não.

A questão é que os unicolor nesta altura em geral já estão totalmente pretos. Alguns ainda terão pintas mas serão muito ténues.

Os unicolor tipicamente apresentam pintas (e ainda assim raramente tão grandes como as da aves da foto) quando fazem a muda, durante o mês de Agosto - e por isso é que depois aparecem sempre fotos nesse mês com a indicação de serem vulgaris.

Essas pintas desaparecem rapidamente por abrasão e quando chega ao fim de Outubro ou início de Novembro desapareceram completamente.

Por isso temos o paradoxo de que a plumagem de "Inverno" do S. unicolor surge na verdade no Verão e no início do Outono, ao passo que a plumagem dita de "Verão" ocorre no Inverno e na Primavera.

Isto tudo para dizer que concordo com vulgaris.

... correcção...não é meio de Outono mas sim início de Outono (30 de Setembro).
Já vi unicolor ainda com pintas no Inverno.
E se se tratar de uma ave de 1º ano? A muda pós juvenil pode-se estender até muito mais tarde, é muito variável e depende da data de eclosão.
Uma plumagem de fêmea de 1º ano que tem mais e pintas maiores e orlas mais marcadas que as restantes plumagens de unicolor julgo que poderia encaixar no que vejo naquela foto.
Tissot
Tissot

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 28, 2018 8:17 pm

Hum, de facto não reparei na data, se é 30 de Setembro o caso muda de figura, quer porque nessa altura os unicolor têm pintas consideravelmente maiores, quer porque a data é muito precoce para vulgaris. Eu continuo a achar que tem pinta de vulgaris, mas nesta situação gostaria de saber se há mais fotos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Dom Out 28, 2018 9:16 pm

Humm, bem, mais fotos? continuo a dizer que é vulgaris, 30 de setembro é mesmo o inicio da chegada.
pedro121
pedro121

Mensagem por Paulo Domingues Dom Out 28, 2018 9:56 pm

Obrigado a todos!

Peço desculpa por só cá vir agora, mas estive fora e afastado do computador.

Mais fotos tenho, não sei é se servem de muito Embarassed

Esta é quase igual:

Ajuda ID - 30 de Setembro nos Campos do Lis Campos13

E nestas, ele está numa melhor posição, mas o foco está no primo, ou será irmão?! Wink

Ajuda ID - 30 de Setembro nos Campos do Lis Campos14

Ajuda ID - 30 de Setembro nos Campos do Lis Campos16
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 28, 2018 10:50 pm

Aqui há tempos o Rui Caratão fez um comentário num grupo do face em que explicava bastante bem as variações dos tamanhos das pintas nos S. unicolor, tenho de ver se localizo isso.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Seg Out 29, 2018 7:40 am

Eu continuo com vulgaris
pedro121
pedro121

Mensagem por Tissot Qui Nov 01, 2018 12:55 pm

Voltando a este indivíduo fotografado. Se olhar de assim de repente para as fotos de corpo inteiro a minha primeira impressão é que se trata de um vulgaris, mas o facto de estarem totalmente desfocadas darão sempre a sensação de “pintas” maiores e orlas largas, por isso mantenho a minha opinião. Com isto não estou a excluir vulgaris, só continuo a não conseguir excluir uma fêmea de 1º ano de unicolor com plumagem fresca, que poderia, julgo eu, apresentar “pintas” e orlas nas asas semelhantes às apresentadas por este indivíduo. Num dos exemplares de fêmea unicolor de 1ºano de uma das fichas de identificação de Blasco-Zumeta é possível ver um exemplar muito pintalgado e marcado e a foto já data do mês Janeiro (na realidade já é um 2º ano)!!!!

Ver as duas fichas seguintes, uma para unicolor e outra para vulgaris:
http://blascozumeta.com/wp-content/uploads/aves-aragon/passeriformes/417.sturnusunicolor.pdf
http://blascozumeta.com/wp-content/uploads/aves-aragon/passeriformes/416.sturnusvulgaris.pdf

Existem momentos em que é difícil a separação destas duas espécies. Muita gente ainda pensa que estorninhos com “pintas” (na realidade estas “pintas” correspondem às pontas claras das penas) são forçosamente vulgaris (eu já fiz esse erro e levei na cabeça na altura aqui no forum). Assim as “pintas” estão presentes nas duas espécies e surgem durante as mudas pós-nupcial e pós-juvenil.

É sabido que estas vão ficando cada vez menos intensas ou mais pequenas à medida que a plumagem se vai desgastando.
Segundo Demongin estas mudas ocorrem:
- vulgaris pós-juvenil entre 06 - 07 (09) e (08) 09 – início de 11.
- vulgaris pós-nupcial entre 05 – 06 (meados de 07) e meados de 08 – 09 (10). Em geral cerca de um mês mais precoce que os juvenis.
- unicolor pós-juvenil entre 07 08 (09) e (08) 09 – 10 (11) (muito variável consoante a eclosão)
- unicolor pós-nupcial entre meados de 06 – início de 07 e 09 – meados de 10. Também cerca de um mês em geral mais precoce que os juvenis.

Também é do conhecimento geral que as “pintas” dos vulgaris são maiores que as dos unicolor.

Para o vulgaris já se pode encontrar alguma informação que permite, com algumas reservas, determinar a idade (entre imaturos com menos de um ano e adultos) e o sexo, comparando a forma e a localização das “pintas” na plumagem.

Para o unicolor a informação é mais escassa, mas do que li os machos têm menos “pintas” (e menores) que as fêmeas e os 1º anos têm em geral mais “pintas” (e maiores) que os adultos. Assim num unicolor, a plumagem fresca mais pintalgada (com mais e maiores “pintas”) corresponderá geralmente a uma fêmea de 1º ano. Acresce que somente nesta plumagem de unicolor é que é referido na bibliografia a presença de orlas finas e claras nas penas das asas, orlas essas que são grossas e de cor creme nas diferentes plumagens de vulgaris.

Para terminar…como é que faço geralmente a identificação destas duas espécies no terreno?…juntando 2 a 3 critérios… 1 - tamanho das “pintas” brancas e a coloração destas no dorso e escapulares, que geralmente são cremes nos vulgaris em vez de brancas… 2 – a presença ou não de orlas grossas cremes nas asas (e quando é possível também ver as infracaudais os vulgaris apresentam orlas muito largas) e 3 - os laivos esverdeados que aparecem claramente nos vulgaris (principalmente nas escapulares) e que são raros e muito atenuados nos unicolor.
Tissot
Tissot

Mensagem por Paulo Domingues Qui Nov 01, 2018 9:09 pm

Obrigado pela explicação. Já alterei para Malhado/Preto, seria o meu primeiro e não quero ter uma espécie sem certezas!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo