Pedido de ID - chlidonias leucopterus- rubeira das enguias 28/10/2018
3 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Marcio Cachapela- Número de Mensagens : 1533
Re: Pedido de ID - chlidonias leucopterus- rubeira das enguias 28/10/2018
não é gaivina-dos-pauis?
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Também considerei essa hipótese... e tenho mais fotos que estou a tentar organizar para perceber quais pertencem a que aves diferentes.pedro121 escreveu:não é gaivina-dos-pauis?
Uma caracteristica que a gaivina dos pauis têm na plumagem de inverno é uma mancha mais escura do ombro para o peito. Esta não parece ter.
Para mim pauis também, bico muito forte.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
a 1ª pode ser diferente das outras fotos, nas outras fotos o padrão da cabeça é melhor para hybrida
Bem... vou repostar agora que acho que identifiquei as diferentes aves.
Ave 1 - gaivina de asa branca?
Ave 2 - gaivina dos pauis?
Ave 3 - gaivina dos pauis?
Ave 4- pelo tamanho do bico comprido, cauda muito forcada e asas longas e pouco largas... chilreta em plumagem de inverno?
Ave 5 - ? De notar a cauda pouco forcada
Ave 6- ?
Ave 1 - gaivina de asa branca?
Ave 2 - gaivina dos pauis?
Ave 3 - gaivina dos pauis?
Ave 4- pelo tamanho do bico comprido, cauda muito forcada e asas longas e pouco largas... chilreta em plumagem de inverno?
Ave 5 - ? De notar a cauda pouco forcada
Ave 6- ?
vamos ter que ver isto com mais calma.
a 4 não é uma gaivina de facto, pode ser uma chilreta efectivamente
a 4 não é uma gaivina de facto, pode ser uma chilreta efectivamente
pois, a minha questão é que eram 3 aves, mas há 6 conjuntos de aves.
Pois... eram 3 aves mas como não tenho a certeza quais as sequenciad que pertencem á mesma ave prefiro separar, pars nao correr o risco de colocar fotos nas aves erradas e criar confusao.pedro121 escreveu:pois, a minha questão é que eram 3 aves, mas há 6 conjuntos de aves.
Marcio Cachapela escreveu:Pois... eram 3 aves mas como não tenho a certeza quais as sequenciad que pertencem á mesma ave prefiro separar, pars nao correr o risco de colocar fotos nas aves erradas e criar confusao.pedro121 escreveu:pois, a minha questão é que eram 3 aves, mas há 6 conjuntos de aves.
Sim, fizeste bem.
Bem... como parece que não há mais opiniões as minhas conclusões são estas depois de muito ler e fotografias analisar.
Ave 1: gaivina de asa branca, plumagem de inverno, bico mais fino e curto, fronte branca, barrete mais cinzento do que preto ( sendo que a gaivina dos pauis têm preto mais forte), uropigio mais branco que cauda e dorso, parte superior das asas de um cinzento mais pálido. Na foto 1 também se nota que o lado da cauda é mais claro que o centro. A nivel comportamental ( e isto foi novidade para mim mas realmente foi o que se passou no campo) a ave não mergulhou para se alimentar mas descia e apanhava alimento da superficie ao contrário dos sterna.
Ave 2: gaivina dos pauis - tamanho do bico, preto mais forte na cabeça e padrão leva-me para gaivina dos pauis.
Ave 3:penso que possa ser a ave 2 por isso gaivina dos pauis
Ave 4:possivel chilreta
Ave 5: pela cauda muito pouco forcada diria que pode ser a gaivina de asa branca já que a cauda desta é menos forcada que a cauda da gaivina dos pauis. Tambêm se nota na cauda os lado brancos na foto 1 e o padrão da asa parece-me idêntico ao da ave 1, com a parte central mais clara. Mesmo estando desfocada na foto2 nota-se que o padrão da cabeça será mais cinzento do que preto forte.
Ave 6- nesta não consigo mesmo decidir e provavelmente ficará por identificar.
Resumindo: 1 gaivina de asa branca, 1 faivina dos pauis, talvez uma chilreta e a ultima por identificar.
Ave 1: gaivina de asa branca, plumagem de inverno, bico mais fino e curto, fronte branca, barrete mais cinzento do que preto ( sendo que a gaivina dos pauis têm preto mais forte), uropigio mais branco que cauda e dorso, parte superior das asas de um cinzento mais pálido. Na foto 1 também se nota que o lado da cauda é mais claro que o centro. A nivel comportamental ( e isto foi novidade para mim mas realmente foi o que se passou no campo) a ave não mergulhou para se alimentar mas descia e apanhava alimento da superficie ao contrário dos sterna.
Ave 2: gaivina dos pauis - tamanho do bico, preto mais forte na cabeça e padrão leva-me para gaivina dos pauis.
Ave 3:penso que possa ser a ave 2 por isso gaivina dos pauis
Ave 4:possivel chilreta
Ave 5: pela cauda muito pouco forcada diria que pode ser a gaivina de asa branca já que a cauda desta é menos forcada que a cauda da gaivina dos pauis. Tambêm se nota na cauda os lado brancos na foto 1 e o padrão da asa parece-me idêntico ao da ave 1, com a parte central mais clara. Mesmo estando desfocada na foto2 nota-se que o padrão da cabeça será mais cinzento do que preto forte.
Ave 6- nesta não consigo mesmo decidir e provavelmente ficará por identificar.
Resumindo: 1 gaivina de asa branca, 1 faivina dos pauis, talvez uma chilreta e a ultima por identificar.
Eu diria que estou possivelmente de acordo, mas a id da asa branca é mais por palpite que outra coisa
Por isso, 2 a 4 concordo
1 e 6 possível gaivina de asa branca
nota que a nível comportamental, nenhuma gaivina mergulha normalmente, preta, pauis, asa branca, todas se alimentam à superfície. depenicando o alimento sem mergulharem na agua
Por isso, 2 a 4 concordo
nota que a nível comportamental, nenhuma gaivina mergulha normalmente, preta, pauis, asa branca, todas se alimentam à superfície. depenicando o alimento sem mergulharem na agua
Na 6 o que me colocou em duvida foi o facto de não parecer a ave 1, sendo que neste caso seria duas gaivinas de asa branca o que bate certo com o facto de serem 3 aves com comportamento identico. Ora bem a ave 6 parece ser um juvenil pelo dorso, no caso da gaivina de asa branca o dordo será mais castanho acizentado e na dos pauis arruivado. Estas fotos não foram editadas sem ser o crop mas ao puxar pela cor esta apresenta castanho acizentado. Outra coisa que se nota nestas fotos da ave 6 é que existe um colar branco, isto é, o barrete não cola totalmente com a cor do dorso, li algures que no caso da gaivina de asa branca era este o caso enquanto que na gaivina dos pauis o barrete prolonga-se até ao manto.pedro121 escreveu:Eu diria que estou possivelmente de acordo, mas a id da asa branca é mais por palpite que outra coisa
Por isso, 2 a 4 concordo
Por isso poderão ser duas gaivinas de asa branca diferentes, adulto e talvez juvenil e gaivina dos pauis.
Marcio Cachapela escreveu: Ora bem a ave 6 parece ser um juvenil pelo dorso, no caso da gaivina de asa branca o dordo será mais castanho acizentado e na dos pauis arruivado. Estas fotos não foram editadas sem ser o crop mas ao puxar pela cor esta apresenta castanho acizentado.
A questão é que nesta fase do campeonato os juvenis já estão em muda para 1º inverno, isto se não mudaram completamente e os adultos já estão também em plumagem de inverno, nenhuma das plumagens é bem ilustrada no Collins.
por isso estou tão reticente, é que ambas as espécies são muito parecidas em plumagem de inverno, e as características mais fáceis para as distinguir são difíceis de avaliar na foto.
Por isso não posso dar certeza, no entanto, como no local estavam duas há umas semanas, parece-me razoável assumir que lá continuam mesmo pelas fotos apresentadas.
Pois... não sabia que andavam lá duas... sendo assim é como tu dizes... parece razoável que sejam elas.pedro121 escreveu:Marcio Cachapela escreveu: Ora bem a ave 6 parece ser um juvenil pelo dorso, no caso da gaivina de asa branca o dordo será mais castanho acizentado e na dos pauis arruivado. Estas fotos não foram editadas sem ser o crop mas ao puxar pela cor esta apresenta castanho acizentado.
A questão é que nesta fase do campeonato os juvenis já estão em muda para 1º inverno, isto se não mudaram completamente e os adultos já estão também em plumagem de inverno, nenhuma das plumagens é bem ilustrada no Collins.
por isso estou tão reticente, é que ambas as espécies são muito parecidas em plumagem de inverno, e as características mais fáceis para as distinguir são difíceis de avaliar na foto.
Por isso não posso dar certeza, no entanto, como no local estavam duas há umas semanas, parece-me razoável assumir que lá continuam mesmo pelas fotos apresentadas.
Ok... então que achas que devo fazer? Como a da asa branca é elegivel para o CPR devo seguir com o processo?
Estava outro observador que se chamava Nélson ( nao fixei o segundo nome) e fui perguntar-lhe o que achava e ele disse que seriam asa branca.
bem, então, Garajau-comum para as ultimas, assumindo que eram do mesmo tamanho
E se todas as fotos da ave que dizes estar sozinha se referem à mesma ave, então gaivina-dos-pauis.
Concordo com ambos... nas primeiras... a cor do barrete, tamanho do bico, as tais manchas do ombro para o peito... tudo se adequa a gaivina dos pauis. Parece que a outra ou não era de asa branca ou hoje não apareceu...pedro121 escreveu:E se todas as fotos da ave que dizes estar sozinha se referem à mesma ave, então gaivina-dos-pauis.
Recuperando este tópico fui pesquisar as fotos das gaivinas de asa branca fotografadas oelo Paulo Rocon.
Parece-me que a minha ave 6 poderá ser um dos juvenis que o Paulo fotografou nesta lista:
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S48634652
Parece-me que a minha ave 6 poderá ser um dos juvenis que o Paulo fotografou nesta lista:
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S48634652