Confirmação de id - Açor
+3
PNicolau
pedrocardia
Jaime Pires
7 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Re: Confirmação de id - Açor
É um Gavião.
Pedro Cardia
Pedro Cardia
pedrocardia- Número de Mensagens : 845
Como é possível não acertar esta.. Ajuda-me a perceber porque é um gavião e não um açor pf. Obrigado.
Não tem padrão superciliar forte, não tem o braço a destacar-se da mão e tem o barrado continuo nas penas de voo.
Aliás ele até me parece que tem o barrado algo arruinado, o que indica tratar-se de um jovem, que é totalmente diferente dos Açores jovens.
Aliás ele até me parece que tem o barrado algo arruinado, o que indica tratar-se de um jovem, que é totalmente diferente dos Açores jovens.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Olá,
A íris é amarela e, num açor com o peito riscado transversalmente como esta ave (não juvenil) a íris seria laranja.
Outros aspectos notórios nesta foto:
- "cintura de vespa"; o açor tem a zona da inserção da cauda mais larga e robusta.
- transição gradual dos peitorais para a garganta/cabeça; o açor pode apresentar um degrau entre a musculatura peitoral muito forte e o pescoço (este aspecto está parcialmente obscurecido pela posição da asa esquerda).
- Na asa direita vê-se que o bordo posterior é bastante rectilíneo e não "ondulado" (este é um detalhe que pode ser influenciado pela posição da asa na foto).
Pedro Cardia
A íris é amarela e, num açor com o peito riscado transversalmente como esta ave (não juvenil) a íris seria laranja.
Outros aspectos notórios nesta foto:
- "cintura de vespa"; o açor tem a zona da inserção da cauda mais larga e robusta.
- transição gradual dos peitorais para a garganta/cabeça; o açor pode apresentar um degrau entre a musculatura peitoral muito forte e o pescoço (este aspecto está parcialmente obscurecido pela posição da asa esquerda).
- Na asa direita vê-se que o bordo posterior é bastante rectilíneo e não "ondulado" (este é um detalhe que pode ser influenciado pela posição da asa na foto).
Pedro Cardia
Já olhei mas vou ter de estudar isto. É muita informação.... Obrigado a ambos..
Pedro como é que concluíste que a íris era laranja e não amarela...Não estou a duvidar mas usaste alguma ferramenta para isso ou é da experiência?
Pedro como é que concluíste que a íris era laranja e não amarela...Não estou a duvidar mas usaste alguma ferramenta para isso ou é da experiência?
Bem, a íris da ave que aparece na foto é amarela (=gavião) e não laranja (=açor). Pelo menos no monitor do meu portátil (e, por experiência própria, o monitor pode influenciar a cor de uma imagem).
Pedro
Pedro
Jaime Pires escreveu:como é que concluíste que a íris era laranja e não amarela...Não estou a duvidar mas usaste alguma ferramenta para isso ou é da experiência?
Jaime, o Pedro disse ao contrário, a íris é amarela. Faz um crop na zona do olho, nota-se bem.
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Obrigado Helder. Vou fazer isso e entretanto já tenho aqui outra ave para exercitar.
Eu vejo um gavião, iris amarela é para gavião e não açor, o barrado parece-me continuo, não me parece muito robusto.
Tiago Pina Guerreiro- Número de Mensagens : 1177
Concordo com gavião.
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
uma fêmea?
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Sim um gavião fêmea concordo. Esta não é uma ave muito fácil
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Agora ainda estou no exercício de distinguir um gavião dum açor. Macho ou fêmea ainda não é para já.
Obrigado
Obrigado