Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID - Gaivota

+2
PNicolau
Gilberto Pinelas
6 participantes

Ir para baixo

ID - Gaivota Empty ID - Gaivota

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Jan 02, 2019 9:09 am

24-12-2018 - Regent's Park – Londres

Larus philadelphia?

ID - Gaivota Bonaparte

ID - Gaivota Bonaparte-1

Obrigado e Bom Ano para todos!
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Local : Cascais

Ir para o topo Ir para baixo

ID - Gaivota Empty Re: ID - Gaivota

Mensagem por PNicolau Qua Jan 02, 2019 9:41 am

Guincho. Patas vermelhas..
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Jan 02, 2019 10:15 am

Ok, obrigado.
Ah, e o bico preto também é de guincho?
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Qua Jan 02, 2019 12:28 pm

O bico preto é da foto, já apanhei vários guinchos assim. Ja as patas pode acontecer mas é mais difícil, além disso é rara Wink

Tiago Pina Guerreiro

Número de Mensagens : 1177

Mensagem por pedro121 Qua Jan 02, 2019 12:35 pm

Gilberto Pinelas escreveu:Ok, obrigado.
Ah, e o bico preto também é de guincho?

nuca branca
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por PNicolau Qua Jan 02, 2019 12:52 pm

Guinchos com bico escurecido aparecem vários, basta andarem na lama, e evidentemente a foto é de muito má qualidade logo não permite ver nuances (e atenção que se vê a dupla tonalidade do bico). Já bonapartes com patas vermelhas...
PNicolau
PNicolau

Mensagem por Gilberto Pinelas Qui Jan 03, 2019 8:21 am

PNicolau escreveu:Guinchos com bico escurecido aparecem vários, basta andarem na lama, e evidentemente a foto é de muito má qualidade logo não permite ver nuances (e atenção que se vê a dupla tonalidade do bico). Já bonapartes com patas vermelhas...

Bom, não estando a dizer que é isto ou aquilo, senão também não teria colocado a questão, também me parece que a tua ligeireza na apreciação não é muito abonatória. Nem para quem tenta perceber a análise, nem para ti. Dizer que tem patas “vermelhas” e remeter automaticamente a ave para uma ID, a tua ID, parece-me mais uma vez redutor ou mesmo pouco inteligente da tua parte. E digo isto porquê?

Provavelmente porque, em determinadas circunstâncias e até com fotos com alguma qualidade, as patas podem revelar a tal “vermelhidão”, “vermelhidão” essa que, muitas vezes não passa de um mero efeito de exposição, má resolução, etc. Veja-se:

ID - Gaivota 3p8a2423-bonapartes-gull-w-dpp-n-p-4-6

ID - Gaivota BP9-A0203-copy2

ID - Gaivota 3-P8-A1273-Bonapartes-Gull-8-10-dpp-psp-40

ID - Gaivota Bonaparte-gull-larus-philadelphia-E8-D92-K

E depois ainda existem outros casos como este que nos podem levar para outros patamares de discussão, mas que, mesmo assim, não deixam de ser interessantes face ás questões da possibilidade.

http://radioactiverobins.com/archive/smallgulls/2-bonaparte.htm

Relativamente á questão de o bico ser preto e tu dizeres que a ave eventualmente teria o bico sujo com lodo ou coisa que o valha, confesso que acho esta teoria magnífica e até engraçada. Primeiro, há que dizer que esta ave não é um pilrito: segundo; há que ter em atenção em que contexto a ave foi observada (num parque, junto a um lago…); terceiro, raramente estas aves pela forma como se alimentam, sujam significativamente o bico e muito menos o deixam sujo, lavando-o após alimentação.

Em relação ao bico apresentar duas tonalidades, não é verdade. O bico é totalmente preto, mas, no caso das outras aves que constam da foto, os seus bicos não são unicolores.

Dito isto, caro PNicolau, sermos arrojados, ousados, como eu sou ás vezes e caindo no erro, confesso, pode ser um pau de dois bicos, é verdade, mas, a ligeireza, a forma como tu e aqui abordas algumas questões, quiçá, respaldado num suposto estatuto, também pode sê-lo.

Aproveito também a oportunidade para responder ao PRamalho e dizer que, sobre a questão da nuca se apresentar branca, parece-me evidente que, se na foto a cor cinzenta do manto mal se vê, a da nuca, se existir, menos se vê, logo, também não me parece que, neste caso, possamos ter em conta este pormenor diagnosticante.

Para terminar, quero que fique claro que, para mim, é indiferente que a ave seja uma “philadelphia”, uma “delfina”, um “ridibundus” ou coisa que o valha, agora dizerem-me taxativamente que tem patas “vermelhas”, logo… esqueçam lá isso.

Bom Ano Novo para todos!
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Mensagem por Rogerio Qui Jan 03, 2019 11:04 am

Gilberto Pinelas escreveu:

Bom, não estando a dizer que é isto ou aquilo, senão também não teria colocado a questão, também me parece que a tua ligeireza na apreciação não é muito abonatória. Nem para quem tenta perceber a análise, nem para ti. Dizer que tem patas “vermelhas” e remeter automaticamente a ave para uma ID, a tua ID, parece-me mais uma vez redutor ou mesmo pouco inteligente da tua parte. E digo isto porquê?

Dito isto, caro PNicolau, sermos arrojados, ousados, como eu sou ás vezes e caindo no erro, confesso, pode ser um pau de dois bicos, é verdade, mas, a ligeireza, a forma como tu e aqui abordas algumas questões, quiçá, respaldado num suposto estatuto, também pode sê-lo.

Caro Gilberto ,

Eu tenho um grande respeito pela contribuição voluntária de todos os membros do Fórum sejam eles mais ou menos experientes , e estou sempre interessado em ler os debates em torno das identificações mais polémicas , essa informação têm sido importante para a minha aprendizagem , no entanto incomoda-me ver ataques de carácter pessoal em público , honestamente e na minha opinião penso que não acrescentam absolutamente nada à discussão.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3035
Local : Estoril

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Mensagem por PNicolau Qui Jan 03, 2019 11:21 am

se na foto a cor cinzenta do manto mal se vê, a da nuca, se existir, menos se vê, logo, também não me parece que, neste caso, possamos ter em conta este pormenor diagnosticante.
Eu gosto como a cor do bico é fiável, mas a cor da nuca já não.
Literalmente estás a discutir uma foto tirada com o telemóvel!!!! Uma única foto super pixelizada e sem qualquer resolução...

Eu bem sei que é um erro continuar a comentar nos teus posts. Eu demoro a aprender.

PNicolau
PNicolau

Mensagem por José Frade Qui Jan 03, 2019 11:33 am

PNicolau escreveu:
se na foto a cor cinzenta do manto mal se vê, a da nuca, se existir, menos se vê, logo, também não me parece que, neste caso, possamos ter em conta este pormenor diagnosticante.
Eu gosto como a cor do bico é fiável, mas a cor da nuca já não.
Literalmente estás a discutir uma foto tirada com o telemóvel!!!! Uma única foto super pixelizada e sem qualquer resolução...

Eu bem sei que é um erro continuar a comentar nos teus posts. Eu demoro a aprender.

Gabo-te a paciência...  Very Happy
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Local : Parede

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Mensagem por Gilberto Pinelas Sex Jan 04, 2019 11:16 am

Rogerio escreveu:
Gilberto Pinelas escreveu:

Caro Gilberto ,

Eu tenho um grande respeito pela contribuição voluntária de todos os membros do Fórum sejam eles mais ou menos experientes , e estou sempre interessado em ler os debates em torno das identificações mais polémicas , essa informação têm sido importante para a minha aprendizagem , no entanto incomoda-me ver ataques de carácter pessoal em público , honestamente e na minha opinião penso que não acrescentam absolutamente nada à discussão.

Caro Rogério,

Corroboro as tuas palavras, mas julgo teres interpretado mal as minhas quando apenas quis dizer que, a pessoa em causa, provavelmente pelo estatuto, pelo peso que tem em termos de conhecimento e participação neste espaço, que tem, diga-se, não faz as melhores abordagens relativamente a algumas questões. Só isso e nada mais. Não há qualquer ataque de caracter pessoal como referes. Ataques de caracter pessoal, isso sim, é ser alvo de chacota, gozo, troça, indelicadeza e até alguma falta de respeito, como eu já fui aqui brindado algumas vezes por um grupo de “amiguetes”. Isto sim, Rogério, podemos considerar ataques de natureza pessoal. E é por estas e por outras que, cada vez menos me apetece participar e muito menos discutir o que seja neste espaço.

Dito isto, dou por encerrado este assunto.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo