ESPÉCIE: Gralha-calva (Corvus frugilegus)
+4
HL
Tissot
pedro121
pedrocardia
8 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Re: ESPÉCIE: Gralha-calva (Corvus frugilegus)
Olá,
Re-centrando a discussão na espécie Gralha-calva (Corvus frugilegus), julgo que há um trabalho onde se refere a possível reprodução da espécie no Alvão, julgo que no final dos anos 70 ou mesmo na primeira metade dos anos 80 do século passado. Alquém sabe mais?
Como estou a escrever de memória tudo isto pode estar errado ...
Pedro Cardia
Re-centrando a discussão na espécie Gralha-calva (Corvus frugilegus), julgo que há um trabalho onde se refere a possível reprodução da espécie no Alvão, julgo que no final dos anos 70 ou mesmo na primeira metade dos anos 80 do século passado. Alquém sabe mais?
Como estou a escrever de memória tudo isto pode estar errado ...
Pedro Cardia
pedrocardia- Número de Mensagens : 845
pedrocardia escreveu:Olá,
Humm, e lembras-te onde viste isso? o único núcleo reprodutor na península é em León e não tenho informações de outros. Muito menos em Portugal.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
A referência, segundo a Bíblia Ornitológica, é Fontoura (1985), Observação de aves nas serras do Marão, Alvão e regiões limítrofes. Cyanopica III (3): 444-448. Faz referência a um casal que terá nidificado no final dos anos 70.
Tissot escreveu:A referência, segundo a Bíblia Ornitológica, é Fontoura (1985), Observação de aves nas serras do Marão, Alvão e regiões limítrofes. Cyanopica III (3): 444-448. Faz referência a um casal que terá nidificado no final dos anos 70.
Humm, um casal? eles nidificam em colónia.
Não tenho acesso ao artigo do P. Fontoura, mas o facto de se ter observado um casal, não implica não existirem mais aves, e até as aves que criam em colónia podem criar num único par. Bem sei que são alguns "ses".pedro121 escreveu:Humm, um casal? eles nidificam em colónia.
HL escreveu:Não tenho acesso ao artigo do P. Fontoura, mas o facto de se ter observado um casal, não implica não existirem mais aves, e até as aves que criam em colónia podem criar num único par. Bem sei que são alguns "ses".pedro121 escreveu:Humm, um casal? eles nidificam em colónia.
Bem, tudo é possível de facto, mas estas coisas que fogem completamente aos padrões de ocorrência...
pedro121 escreveu:HL escreveu:Não tenho acesso ao artigo do P. Fontoura, mas o facto de se ter observado um casal, não implica não existirem mais aves, e até as aves que criam em colónia podem criar num único par. Bem sei que são alguns "ses".pedro121 escreveu:Humm, um casal? eles nidificam em colónia.
Bem, tudo é possível de facto, mas estas coisas que fogem completamente aos padrões de ocorrência...
Sim é estranho, porque no que respeita à nidificação desta espécie em Portugal, a referência do Fontoura é, ao que parece, a única.
No nosso território, nos finais do séc. XIX e inícios do séc. XX, a gralha-calva era considerada simplesmente como invernante comum.
Tissot escreveu:
Sim é estranho, porque no que respeita à nidificação desta espécie em Portugal, a referência do Fontoura é, ao que parece, a única.
Alguém tem esse artigo?
A não ser que algum bom samaritano tenha digitalizado as Cyanopica, tem que se ir à biblioteca como no século passadopedro121 escreveu:Tissot escreveu:
Alguém tem esse artigo?
HL escreveu:
A não ser que algum bom samaritano tenha digitalizado as Cyanopica, tem que se ir à biblioteca como no século passado
O que é uma biblioteca??
pedro121 escreveu:pedrocardia escreveu:Olá,
Humm, e lembras-te onde viste isso? o único núcleo reprodutor na península é em León e não tenho informações de outros. Muito menos em Portugal.
Já tinha postado, mas a mensagem perdeu-se.
Quando vivi em Bragança entre os anos de 1991-1994, pensava que seria uma das espécies alvo que irei ver, mas não aconteceu. Todavia e como o Pedro Ramalho assinalou, existem vários núcleos na zona de Astorga-León. Tenho um registo de mais de 200 aves em San Martin del Camino no dia 15 de Abril de 1992, mas vi mais perto da fronteira e a Oeste/sudoeste de Astorga. Ainda assim relativamente longe para um núcleo que parece muito sedentário.
Dito isto, também sei de um observador (não vou identificar) que me disse por essa altura que nidificavam/ou teriam nidificado no Alvão - honestamente não acreditei, mas é como tudo. Acho que a incerteza e registos obscuros justificam, porventura, o título da melhor compilação sobre os estatuto deste espécie em Portugal e feita pelo Paulo Catry:
Catry, P. (2003). A gralha-calva Corvus frugilegus em Portugal. Análise e especulações sobre uma invernante outrora comum. Airo 13: 39-45.
É um bom artigo para ler ou reler!
LR
Última edição por Luis Reino em Seg Jan 28, 2019 9:20 am, editado 1 vez(es)
Consegues arranjar?É um bom artigo para ler ou reler
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
[quote="Luis Reino"]
Tenho que ir à biblioteca!
A Airo 13 ainda não está disponível em digital.pedro121 escreveu:
Catry, P. (2003). A gralha-calva Corvus frugilegus em Portugal. Análise e especulações sobre uma invernante outrora comum. Airo 13: 39-45.
É um bom artigo para ler ou reler!
Tenho que ir à biblioteca!
Luis Reino escreveu:
estamos a melhorar, em vez de 1 artigo, temos dois artigos para arranjar, infelizmente eu tenho todos os Airos até ao numero 10, mas não tenho o 13...
pedro121 escreveu:Luis Reino escreveu:
estamos a melhorar, em vez de 1 artigo, temos dois artigos para arranjar, infelizmente eu tenho todos os Airos até ao numero 10, mas não tenho o 13...
https://www.airo-spea.com/copy-of-more-info
Podem sacar os restantes ... a partir do 14
Lol, não está fácil, mas olha que estes tem uma serie de artigos interessantes, já não se perde tudo.
PNicolau escreveu:Consegues arranjar?É um bom artigo para ler ou reler
Eu tenho todos os Airos com excepção de alguns dos últimos, por isso posso sempre ajudar mas via email e com o necessário tempo para digitalizar. Também tenho algumas Cyanopicas, mas não me recordo do artigo do Fontoura. Mais, tb era bom ver o que os históricos dizem até meados do século XX, mas isso fica para outro dia, mas tanto nas Aves de Portugal (2008), como no artigo do Paulo devem estar citados, pois ele conhece bem a literatura antiga.
Já agora vale a pena lerem a Cyanopica, apesar de parecer que estávamos no século XIX e, não no XX, a sua leitura tem um sentido muito estético...
pedro121 escreveu:Lol, não está fácil, mas olha que estes tem uma serie de artigos interessantes, já não se perde tudo.
Acho que não está lá o do frugilegus - posso digitalizar e mandar para quem quiser, mas não consigo prometer se o consigo fazer esta semana, pois vou estar fora.
LR
Luis Reino escreveu:pedro121 escreveu:Lol, não está fácil, mas olha que estes tem uma serie de artigos interessantes, já não se perde tudo.
Acho que não está lá o do frugilegus - posso digitalizar e mandar para quem quiser, mas não consigo prometer se o consigo fazer esta semana, pois vou estar fora.
LR
Senão te importares de me enviar também agradeço. Obrigado.
lrodrigues- Número de Mensagens : 923
Local : Porto
lrodrigues escreveu:Luis Reino escreveu:pedro121 escreveu:Lol, não está fácil, mas olha que estes tem uma serie de artigos interessantes, já não se perde tudo.
LR
Senão te importares de me enviar também agradeço. Obrigado.
Eu também estou interessado.
Este tópico já não tem a ver com ID. de uma foto e acho que faria mais sentido separar para um tópico novo sobre frugilegus, concordam?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Gonçalo Elias escreveu:Este tópico já não tem a ver com ID. de uma foto e acho que faria mais sentido separar para um tópico novo sobre frugilegus, concordam?
Concordo.
ESPÉCIE: Gralha-calva (Corvus frugilegus)
Acho bem e estou a digitalizar o artigo. Peçam-me para o mail com o meu primeiro nome e último de um endereço do gmail. Obrigado
Luís Reino
Luís Reino
Tissot escreveu:Fontoura (1985), Observação de aves nas serras do Marão, Alvão e regiões limítrofes. Cyanopica III (3): 444-448. Faz referência a um casal que terá nidificado no final dos anos 70.
Bem, segundo o artigo do Catry, para alem de ter sido apenas um casal foi em habitat atípico. Para o caso não interessa muito, mas de qualquer modo os registos da espécie nas ultimas décadas do século passado parecem ser poucos e mal documentados.
pedro121 escreveu:Tissot escreveu:Fontoura (1985), Observação de aves nas serras do Marão, Alvão e regiões limítrofes. Cyanopica III (3): 444-448. Faz referência a um casal que terá nidificado no final dos anos 70.
Bem, segundo o artigo do Catry, para alem de ter sido apenas um casal foi em habitat atípico. Para o caso não interessa muito, mas de qualquer modo os registos da espécie nas ultimas décadas do século passado parecem ser poucos e mal documentados.
Não reli o artigo todo, mas acho que depois dos anos 30 começou a mudar o padrão da outrora uma invernante comum!
Página 1 de 2 • 1, 2